Como iniciar uma plantação de café? Quais são as vantagens no cultivo desse grão tão popular? Quais são as perspectivas de lucro?
Tradicionalíssimo no Brasil, o café figura entre os melhores produtos de consumo local, além de ser exportado para diversos países. Além do aroma e da variedade, se destaca por uma série de benefícios.
Então, que tal saber tudo sobre a cafeicultura? Preparamos este guia completo para sanar todas as suas dúvidas. Leia o conteúdo e comece já!
Presente na mesa da maioria dos brasileiros, o café é um dos produtos mais consumidos por aqui e no mundo todo. São muitos tipos que agradam diversas pessoas: café preto, aromatizado, orgânico, descafeinado, enfim.
Os grãos torrados do cafeeiro dão origem ao pó que usamos diariamente. Trata-se de um produto estimulante, utilizado para dar energia e acabar com o cansaço. Além disso, chama atenção pelo forte sabor característico – bem como sua tradicional mistura com o leite.
A história do café no Brasil é longa e cheia de detalhes. As primeiras lavouras começaram no período colonial e só cresceram, fazendo de estados como São Paulo e Minas Gerais os maiores produtores. Para se ter ideia, culminou até na famosa Revolução de 1930.
Hoje em dia, o café ainda figura como um dos principais produtos de exportação do país, mesmo com a forte concorrência. Está na lista dos mais populares, assim como o trigo, o milho e a soja.
Muitos produtores investem em técnicas e métodos para valorizar a plantação de café e manter seus lucros. Atualmente, as maiores safras se concentram em Minas Gerais, mas é possível produzir em praticamente qualquer região do Brasil.
Quais as vantagens da plantação de café?
Conheça as vantagens da plantação de café.
- Segundo muitas pesquisas, o café é a bebida preferida dos brasileiros, que consomem mais de um milhão de toneladas por ano;
- O Brasil fica apenas atrás dos Estados Unidos no consumo de café, além de ser um dos maiores produtores do mundo;
- A plantação de café é tradicional e uma das pioneiras no país. Por isso, não faltam técnicas e procedimentos para iniciar a lavoura;
- Todas as regiões do país são aptas para esse cultivo. O clima e o solo favorecem o desenvolvimento dos cafeeiros;
- É possível plantar diversas espécies. Embora a arábica seja a mais comum, outras opções ganham cada vez mais relevância no mercado;
- Além do pó, o café pode ser comercializado em grãos e outras variações. Se aproveita praticamente toda a planta após a colheita;
- O mercado do café é ascendente e sempre se renova com novas técnicas e pesquisas. Por isso, é considerado promissor por muitos especialistas;
- O produtor pode se guiar por diversas fontes ao iniciar sua plantação de café. Se a primeira safra for bem administrada e ter sucesso, as posteriores têm grande chance de manter o status.
Como ter uma plantação de café de qualidade?
Selecionamos algumas dicas para você iniciar e ter uma plantação de café de qualidade.
Espécie
O café é uma planta perene e de longo cultivo, por isso o sucesso na lavoura depende da escolha de mudas de boa qualidade. A versão arábica é a mais comum, pois se destaca pelo pó fino e forte aroma.
Entre as variedades que mais se adaptam ao clima tropical estão: Mundo Novo, Icatu, Catuaí Vermelho e Catuaí Amarelo. Por serem populares, é fácil encontrar sementes e mudas.
Além disso, o café Conilon é uma espécie relevante, pois resiste a temperaturas altas e baixa altitude. Do mesmo modo, há o café orgânico, que não utiliza fertilizantes e produtos químicos na lavoura, uma opção sustentável e relacionada com a Agroecologia.
Definir a melhor espécie para plantar é o primeiro passo. Lembre-se que o café se desenvolve por muitos meses. Se for necessário, faça testes e consulte especialistas.
Local
A escolha do local de plantio do café também é muito importante. A área deve ser plana, com declive mínimo (menos de 20%).
É indicado escolher um terreno de rotação de culturas. Você pode plantar café após a colheita de milho ou soja, por exemplo. Do mesmo modo, o local não deve ter recebido o cultivo de café nos últimos anos. Caso contrário, favorece o aparecimento de pragas na nova lavoura.
Solo
O solo deve ser fértil e bem drenado. A aração deve ter profundidade d 20 cm a 30 cm. O espaçamento varia bastante caso a caso.
Por padrão: 1.5 a 2,5 m entre plantas e 3,0 a 4,0 m entre linhas.
Semeadura
Antes da semeadura, é necessário fazer covas manualmente ou com maquinário. Elas devem ter cerca de 30 cm de profundidade e 25 cm de largura.
Nesse caso, há duas possibilidades:
- Plantar duas ou três sementes nas covas com duas camadas de terra;
- Plantar diretamente as mudas, uma em cada cova, com cerca de quatro a seis pares de folhas.
Em ambos os casos, é indicado cobrir o solo com material orgânico vegetal para manter a umidade e evitar a proliferação de ervas daninhas. Em todo caso, a consultoria de um engenheiro agrônomo é indicada.
Cuidados
A plantação de café exige uma série de cuidados:
Controle das ervas daninhas – por ser uma cultura longa e perene, essas pragas devem ser eliminadas com a capina ou uso de herbicidas.
Controle de pragas – é realizado tradicionalmente com método químico (inseticidas), para acabar com a broca do café, bicho mineiro, cochonilhas, nematoides, entre outros. Tudo depende de cada caso, por isso é necessário o apoio de profissionais – o mesmo vale para doenças que podem atingir a plantação.
Podas – devem ser realizadas como forma de correção, eliminando ramos pouco produtivos ou no sistema de renovação.
Adubação – depende da análise química do solo. Pode ser realizada tanto no plantio quanto na formação da planta. Entre os métodos mais utilizados estão a adubação foliar, de cobertura ou direto na cova (com estercos e insumos químicos – calcário, superfosfato, cloreto de potássio, entre outros).
Irrigação – o café não exige muitas regas e não suporta solos encharcados. Por isso, a irrigação deve ser realizada pelo menos uma vez por semana.
A inspeção frequente da plantação de café é essencial para garantir uma boa colheita. Além disso, o apoio de especialistas ajuda na boa manutenção da lavoura, sobretudo se a área plantada é extensa.
Colheita e armazenamento
A colheita do café acontece com o amadurecimento dos frutos. Eles ficam avermelhados, com o aspecto semelhante ao de uma cereja, ou com somente 20% da coloração verde.
Pode ser manual ou mecânica, desprendendo os frutos dos galhos e com cuidado no manuseio para não feri-los. Depois, devem ser secos em terreiros ou em locais com secadores.
Para um bom armazenamento, mantenha os grãos em silos ou depósitos com umidade entre 10% e 15%, devidamente protegidos. A fase final é a moagem para envase e venda conforme a variação.
Fonte: Revista Cafeicultura
De fato, iniciar uma plantação de café demanda muitos cuidados e atenção dos produtores. Então, esteja disposto a fazer um bom investimento para conseguir bons ganhos futuros.
Siga nossas dicas, conte com o auxílio de especialistas, fique inteirado em pesquisas e novas técnicas. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Plantação de café – Como produzir e lucrar AGORA! •【2020】 foi publicada primeiro em Doce Obra.
Plantação de café – Como produzir e lucrar AGORA! •【2020】 publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário