A orquídea azul é uma das mais belas variações dessa espécie tão popular. O cultivo de orquídeas em casa é muito comum, ornamentando a decoração de jardins e áreas internas.
Dentre tantos tipos, a versão azul chama atenção, pois é bastante rara e possui algumas características peculiares. Por isso, é interessante conhecer melhor, saber como adquirir, quais são os cuidados, preços + várias fotos surpreendentes.
Para inspirar você, preparamos este guia completo sobre orquídea azul. Leia e apaixone-se por essa versão magnífica.
Dentre tantas cores de orquídeas, a versão azulada é uma das que mais impressiona. De fato, trata-se de um modelo diferenciado, que não tem tanta disponibilidade quanto a orquídea branca ou rosa, por exemplo.
Toda essa raridade tem explicação: não existe orquídea azul natural, ou seja, as espécies que existem foram criadas em laboratório. Pois é. O processo é totalmente manipulado de forma química, na qual acontece a injeção de tinta azul em orquídeas brancas.
Essa tinta, claro, não causa dano nenhum à planta, é atóxica e possui várias tonalidades, do azul mais claro ao escuro. Tudo isso é feito antes da germinação da semente, na qual a tinta é absorvida pela raiz. Além disso, a injeção pode ser realizada diretamente no caule, mas há insucesso em alguns casos.
Tal característica rende status à orquídea azul, por isso é desejada por muitas pessoas. A versão natural mais cotada é a Phalaenopsis, que varia de tom, aproximando até do roxo e do lilás, por exemplo. Cultivá-la em vasos é garantia de charme, elegância e bom gosto na decoração de qualquer ambiente.
Como cuidar de orquídea azul?
Os cuidados com a orquídea azul são os mesmos com qualquer espécie. Ao adquiri-la, você deve se atentar a alguns pontos para garantir a saúde e bem-estar da planta:
- O melhor vaso – embora as orquídeas sejam vendidas em vasos de plástico, as melhores opções para o cultivo são os vasos de barro, pois evita que a terra fique encharcada após as regas. Além disso, o vaso deve ser trocado após o florescimento.
- O replantio da muda é simples e você deve usar terra e substrato, além de fibra de coco para cobrir e uma vareta para dar sustentação à planta conforme o crescimento.
- A orquídea azul não exige regas frequentes. Caso contrário, o excesso de água apodrece sua raiz. Por isso, é indicado regar de 2 a 3 vezes por semana, entre o início da manhã e o fim da tarde. Além disso, vale borrifar água nas folhas pelo menos uma vez ao dia.
- Você pode manter os vasos tanto na área externa quanto interna. A planta adora sol e exige boa iluminação, portanto vale colocá-los em jardins de inverno e próximos a janelas. Por outro lado, evite locais com alta ventilação.
- Adubação – pode ser feita uma mistura de adubo com água para ser borrifada na planta. O adubo adubo NPK 10-30-20 é o mais indicado para um bom florescimento. A quantidade deve seguir as instruções do fabricante.
Caso as folhas da orquídea escureçam ou fiquem amareladas, é sinal do excesso de sol. Sendo assim, você deve colocar o vaso em outro local mais fresco. Já as folhas podem ser podadas com tesoura.
Se pragas atacarem a planta, como os pulgões, você pode removê-los apenas lavando as folhas com água e sabão de coco, que não danifica a orquídea – ao contrário, afasta esses bichos invasores.
O cuidado depende de observação diária da planta, assim há um pleno desenvolvimento e florescimento. Vale destacar que, por ser uma espécie manipulada, é impossível que as flores alcancem um tom azul puro. Portanto, não estranhe caso a cor seja clara ou parecida com tons de roxo, por exemplo.
Quanto custa em média? #preço
Qual é o preço da orquídea azul? Por ser uma espécie rara, o valor oscila entre 300 e 350 reais, um valor elevado ainda mais em comparação com as versões tradicionais branca ou rosa – que custam entre 70 e 100 reais.
Você encontra vários modelos em orquidários e floriculturas. Além disso, há vários eventos relacionados à orquídeas que apresentam uma enorme variedade de espécies, como o Festival de Orquídeas, que acontece na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo, grande polo de produção dessas plantas.
Além de conhecer melhor sobre as orquídeas, ainda é possível comprar vários tipos com preços mais acessíveis. Geralmente, esses eventos contam com a participação e apoio de especialistas e orquidários.
Por outro lado, se você está com dificuldades em encontrar orquídea azul natural, uma alternativa é comprar flores artificiais. Muitas encantam pela beleza, possuem o tom de azul puro, valorizam a decoração do ambiente e não exigem cuidados. Além dessas vantagens, o preço é baixo e você encontra muitas variações.
Fotos e inspirações de orquídea azul
Que tal se inspirar com lindas fotos de orquídea azul? Veja algumas fotos de modelos naturais e artificiais na decoração de diversos cenários.
A orquídea vanda é uma das mais populares do mercado. Entretanto, não existe variação azul, pois não se adapta ao processo de manipulação de tinta.
Há quem faça e indique o uso de anilina, uma espécie de tinta, no caule das orquídeas brancas. Embora não seja garantido, é um processo que pode dar certo.
A cor azul remete à harmonia, leveza e tranquilidade, perfeita para ornamentar a decoração de qualquer cômodo da casa.
A orquídea tem forte ligação com a cultura oriental. O Japão é um dos maiores produtores do mundo.
Quer saber mais? Leia nosso guia completo sobre cuidados com orquídeas e o conteúdo com os tipos de orquídeas mais populares do mercado.
Enfim, esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre a orquídea azul. Que tal renovar a decoração de sua casa e seu jardim com essa espécie? Siga as dicas, deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Orquídea azul – Como cuidar? + Fotos e inspirações belíssimas! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Orquídea azul – Como cuidar? + Fotos e inspirações belíssimas! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário