Quem pretende renovar a decoração da casa e está em dúvidas sobre o melhor tom a utilizar, vale conhecer melhor a cor nude. Trata-se de uma tendência comum em diversos projetos contemporâneos, principalmente em áreas internas.
Sendo assim, você pode usar a cor nude na decoração de salas, cozinhas, quartos e banheiros, combinando com uma diversidade de tons diferentes. Por isso, é essencial conferir as características do nude, melhores complementos e várias fotos inspiradoras. Leia nosso guia completo e surpreenda-se.
Afinal, o que é cor nude? Qual a melhor definição? De acordo com especialistas, trata-se de um tom neutro, que não é nem rosa e nem bege, uma variação transparente que serve de base para uma variedade grande de cores claras e escuras – assim como o branco, o preto e o cinza, por exemplo.
Nude remente à nudez, cor da pele, natural. Sendo assim, é o neutro em sua melhor forma, capaz de ficar camuflado na decoração, mas ornamentando diversos projetos por trazer leveza ao ambiente. Graças à versatilidade, o nude pode compor qualquer estilo de decoração: clássico, moderno, minimalista, provençal, rústico e até retrô.
Adaptar essa cor ao ambiente é muito simples. Geralmente, está presente na pintura de paredes, tapetes, cortinas, piso, teto e grandes móveis. É uma boa substituta ao branco, ideal para quem não pretende criar um cenário tão iluminado. A partir dessa base, você pode escolher as cores que mais gosta para complementar a décor, das sóbrias às vibrantes. Opções não faltam.
Quais cores combinam com a cor nude?
Uma dúvida comum é a respeito das cores que mais combinam com o tom nude. Conforme salientamos, não há limites quanto às composições, visto que essa variação ótima em qualquer estilo e funciona como base para uma série de tons diferentes.
Entretanto, algumas propostas funcionam melhor e são bem fáceis de reproduzir. Nesse contexto, as melhores combinações de nude é com cores neutras, sobretudo para quem gosta de propostas leves, frescas e aconchegantes. Logo, indicamos o bege, off-white e o cinza.
Do contrário, você pode optar por algum tom mais forte. As variações de rosa e azul funcionam perfeitamente e mantém o conforto no ambiente, além de trazer sofisticação e elegância ao projeto, assim como alguns tons de cinza, dourado e verde. Do mesmo modo, os tons terrosos favorecem um estilo rústico, combinando com aparatos de madeira e pedras.
Outra ideia interessante é complementar um ambiente nude com móveis brancos. Se você adora conceitos minimalistas e provençais, vale a pena seguir essa dica – que serve também para quem ama leveza e simplicidade.
Quanto ao preto e outros tons fortes (como amarelo ou vermelho, por exemplo), é preciso ter um pouco de cautela para não deixar o cenário exagerado. Sendo assim, vale inserir essas cores nos detalhes: em almofadas, louças, eletrodomésticos, acessórios decorativos, entre outros.
Dicas de decoração com cor nude
Como usar a cor nude na decoração? Inspire-se com fotos de todos os ambientes da casa e use em seu projeto.
Cor nude na sala
Na sala, a cor nude é perfeita para trazer leveza e amplitude ao cômodo principal da casa. É uma ótima tendência para salas de estar e na integração com salas de jantar, seja em projetos clássicos ou modernos.
O nude fica perfeito na pintura de paredes, além do revestimento do piso (como porcelanato), em tapetes, cortinas, sofás e demais móveis. Para garantir que o ambiente fique fresco e iluminado, o branco ou cinza claro pode compor o teto, com a instalação de gesso, por exemplo.
A base nude fica ótima com tons terrosos e com variações de rosa, bege, laranja e cinza. Entretanto, para não deixar a decoração totalmente neutra, é interessante incluir tons fortes nos detalhes. Na foto abaixo, a TV preta e as plantas verdes valorizam e trazem equilíbrio ao cenário.
O sofá em tom nude é uma boa ideia para montar a sala de estar, pois é o móvel principal do cômodo.
Para dar um toque sofisticado à decoração, elementos aramados ou amadeirados são boas apostas, tanto em revestimentos como em móveis ou acessórios – mesas de centro, poltronas, cadeiras, etc.
Cor nude na cozinha
Quem pretende montar uma cozinha fresca e aconchegante pode se inspirar com projetos que destacam a cor nude. Nesse caso, é uma boa aposta para pisos e paredes, além de estruturas como bancadas e armários.
Esse tom dá um toque moderno à decoração, além de combinar com conceitos industriais e minimalistas, com aparatos metálicos, em madeira, inox, vidro, entre outros. Além disso, o branco é uma bela opção para deixar o ambiente com sensação de amplitude.
Muitos armários e gabinetes têm a cor nude e se destacam em projetos de cozinhas modernas.
No piso, o porcelanato claro é uma ótima opção. Além disso, um revestimento interessante para a pia e as bancadas é o granito.
Cor nude no quarto
O quarto nude proporciona bem-estar ao usuário, uma boa opção para combinar com tons terrosos e sóbrios, além de itens estampados nos detalhes da decoração.
É fato que essa cor harmoniza com projetos de quartos de solteiro, de casal e principalmente em quartos infantis (de bebê, sobretudo), justamente para deixar o ambiente leve e confortável.
Você pode combinar o nude com tons de azul, com variações de marrom e também com branco – no teto e no piso, por exemplo. Em muitos projetos, estilos provençais, minimalistas e clássicos se destacam.
A cor nude é tendência na montagem de quartos infantis, combinando perfeitamente com branco e com tons mais claros, deixando o cenário bem aconchegante para as crianças relaxarem.
Você pode usar esse tom na parede ou piso, complementando a montagem do quarto com móveis de madeira e acessórios de outras cores nos detalhes.
Cor nude no banheiro e lavabo
Banheiros e lavabos ficam ótimos com a cor nude em destaque. Essa variação, aliás, pode ser a protagonista nesses cômodos, principalmente se você quer ir além do clássico branco ou cinza.
Sendo assim, você pode pintar a parede com esse tom, combinar com off-white, com cor palha, entre outros tons similares. A ideia é criar um ambiente leve e sereno, além de sofisticado e harmônico.
Use o branco e os tons terrosos nos detalhes. Além disso, dá para se inspirar tanto em conceitos clássicos quanto modernos. Versatilidade não falta quando se trata dessa característica neutra da cor.
Que tal investir em revestimentos com cor nude? Pastilhas, porcelanato, pedras e outras peças são boas opções.
Você deve pensar em boas combinações de cores, optando sempre pelos tons claros, para dar sensação de amplitude e leveza em banheiros pequenos.
De fato, a cor nude garante que o ambiente fique totalmente sofisticado e elegante. Que tal apostar nessa tendência para renovar a decoração da sua casa? Inspirações não faltam!
Gostou das dicas? Esperamos que sim. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Cor nude – Como usar na decoração? + 60 ideias para se inspirar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Cor nude – Como usar na decoração? + 60 ideias para se inspirar! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário