A peseira é um elemento clássico na decoração de quartos. Ela dá aquele up no visual de camas, que podem ser de casal, solteiro, infantil, não importa. Em qualquer uma ela consegue agregar valor de acordo com o estilo decorativo do ambiente.
Se você acredita que falta alguma “coisa” no decor de seu quarto ou em algum quarto que tenha em sua casa, pode considerar colocar essa peça na cama.
Em vez de adotar uma arrumação tradicional, você pode inovar investindo em apenas uma estratégia somente. Um só objeto muda a cara do cômodo, pode apostar!
O que acha então de conhecer mais sobre a peseira? Nós resolvemos elaborar um post exatamente sobre ela! Há muitas dicas e imagens de inspiração dos modelos mais procurados e usados atualmente.
Conheça com a gente e não esqueça de deixar seu comentário ao final!
O que é peseira?
Se você chegou até aqui, ou deve estar ansioso para ver modelos bacanas de peseiras ou então não faz a menor ideia do que isso seja.
Afinal, lá em cima falamos o quanto essa peça é interessante para a decoração de quartos, mas nem aprofundamos sobre o que, de fato, ela é.
E então, o que seria uma peseira?
Bom, para resumir, podemos significar a peseira como uma manta ou faixa de tecido que é colocada aos pés da cama.
Para algumas pessoas ela é estritamente decorativa, dando um toque especial na arrumação da cama de todos os dias ou então para receber visitas esporádicas, quem sabe?
Porém, ela pode também ser uma “mão na roda” para aqueles momentos em que você está deitado na cama, mas não quer desarrumá-la. Assim você tem uma mantinha à disposição para cobrir pelo menos os pés. Dependendo do tamanho dela dá até para se cobrir por completo.
Vale dizer que há quem chame os móveis que ficam ao final da cama de peseira. No entanto, eles na verdade ganham o nome de recamiér, que é aquela peça para você apoiar roupas de cama na hora de arrumá-la, entre outras funções.
Detalhe importante – Tamanho e modelo ideal da peseira
Que a peseira é uma peça excepcional para renovar a decoração não restam dúvidas. Mesmo assim, antes de escolhê-la para compor o ambiente, é bacana pensar em alguns fatores.
Por exemplo: o tamanho – largura e comprimento, como definir isso? Bom, de acordo com quem entende do assunto, o ideal é que a peseira sejam maiores do que a largura da cama. A intenção é que ela caia pelas laterais, mesmo que seja somente um pouquinho.
Você pode escolher uma que acompanhe a largura da colcha ou do edredom, por exemplo. Ou então que seja menor que esses elementos. Maior que eles ficará um pouco esquisito.
Quanto ao comprimento (ou altura, se preferir), vai variar bastante. É comum que a peseira tenha o tamanho de uma manta, podendo ser de solteiro ou casal. E sendo assim, na hora de decorar, ela será dobrada tal qual uma faixa para que ornamente apenas o pé da cama.
Por outro lado, há quem adote uma peseira somente com o intuito de decorar e não de se cobrir. Dessa forma, ela pode ter a dimensão de uma faixa, sem precisar ser dobrada e adaptada.
Em suma, o resultado final pode ter a peseira mais alargada ou mais achatada, dependendo do gosto. O mais recomendado é que ela não passe da metade da cama.
Materiais da peseira
Essa é uma dúvida que muita gente tem depois de conhecer o que é peseira. De que geralmente é feita essa peseira, qual é o material mais utilizado e indicado?
Quando falamos de decoração não dá para impor uma regra para qualquer elemento que seja. No entanto, como o objetivo dessa peça também pode ser trazer mais conforto e proteção contra o frio, pensar no material é bem importante.
Por isso que os mais recomendados para épocas frias são:
- Crochê – Esse é um dos artesanatos mais famosos no mundo todo, geralmente feito com lã e por isso resulta em peças bem quentinhas. Sua casa ficará aconchegante e original.
- Tricô – Assim como o crochê, o tricô é muito valorizado mesmo sendo uma técnica muito antiga que cria tecidos bem macios e personalizados.
- Pele fake – Quem curte um decor mais irreverente pode apostar em peles falsas, sobretudo as que tem uma profusão de pelos. Ou seja, as bem felpudas. São indicadas para épocas frias.
- Suede – Tem o visual e o toque semelhante à camurça e por isso é uma ótima pedida para conferir mais conforto térmico e visual ao quarto. Você mesma (o) pode comprar esse tecido e costurar uma peseira de suede, que está super na moda.
- Cashmere – Para quem não sabe esse é o termo técnico para algumas composições feitas com lã, mas em um nível mais sofisticado. E quando falamos em lã logo vem à mente proteção contra o frio, conforto, bem como decoração tal qual a casa da vovó.
Acima você pode conhecer tecidos considerados mais “quentinhos”. No entanto, você também pode investir em peças que sejam menos robustas e pesadas e com um toque mais leve. É o caso, por exemplo, do:
- Jacquard – Só de olhar você já percebe a sofisticação desse tecido. Ele possui uma padronagem diferenciada de entrelaçamento, apresentando molduras e texturas confeccionadas a partir do próprio fio. É caro, porém, um belo investimento no decor.
- Linho – Outro componente da “nata” dos tecidos e que pode deixar qualquer cama mais chique. Combina mais com épocas mais quentes. Sabe quando você não tem tanta necessidade de cobrir os pés ou o corpo naquele cochilo pós-almoço? Então…
Além de todos esses, temos o dever de citar uma tendência super atual:
- Maxi tricô / crochê: Produzido com novelos geralmente de malha gigante, acaba em peças variadas para a decoração de ambientes, inclusive as peseiras. O entrelace feito com essa grande “linha” deixa o item robusto, mas ao mesmo tempo com um conforto visual incrível.
Fotos e modelos de peseira
Bom, agora que você já descobriu o que é peseira e os principais materiais utilizados para produzi-las, por que não então conhecer modelos inspiradores?
Há uma gama impressionante de opções disponíveis no mercado de decoração e em ateliês. Também há como criar você mesma (o) utilizando técnicas artesanais.
Comprando, encomendando ou fazendo a peseira você vai poder modificar completamente o visual de sua cama. O que acha de dar aquele upgrade que todo quarto precisa de vez em quando?
Selecionamos os três modelos mais requisitados atualmente para você conhecer e ver qual que se encaixa melhor na decoração de sua casa. Lembre-se que dá para incluir essa peça em qualquer tipo de quarto, dos infantis aos de casal.
Peseira de crochê
Vamos dar início à amostragem falando das peseiras de crochê. Clássicas, elas são muito procuradas por serem mais baratas que o tricô. Além disso, conseguem dar aquele toque artesanal e aconchegante ao quarto.
Há quem tenha alergia à lã (mais usada para fazer o crochê). Porém, quem não sofre com esse problema pode se beneficiar da proteção térmica que ela garante. Portanto, quem visa ter uma peseira que se transforma em manta quando necessário vai curtir esse modelo.
Se você já sabe essa técnica ou está aprendendo pode economizar dinheiro fazendo sua própria peseira. Caso contrário, você não terá a menor dificuldade para encontrar alguém que seja um profissional nisso, podendo fazer o item tal qual você deseja, de forma personalizada.
Como são sempre bem quentinhas, as peseiras de crochê ficaram melhores para decorar quartos em épocas de frio, como no inverno ou outono. E para criar um contraste, é melhor que a colcha ou o cobre-leito não seja do mesmo material.
Brincar com materiais e texturas é fundamental para agregar valor à decoração e não sobrecarregá-la.
Leia mais sobre o assunto: Manta de crochê – 47 modelos lindíssimos + tutoriais com gráficos!
Abaixo você pode se inspirar bastante com modelos lindos de peseiras de crochê para decorar quartos:
Peseira de tricô
O tricô é outro tipo de artesanato muito valorizado no mundo todo. Pode ser criado com lã pou malha têxtil com a ajuda de duas agulhas, manualmente, ou então com uma máquina de tricô.
As tramas entrelaçadas tanto na forma manual quanto mecânica, resultam em peças exclusivas, pois os pontos podem ser trabalhados de diversas formas. Apesar de haver um padrão em cada ponto, você é quem escolhe como eles serão empregados na roupa / manta.
Visualmente, o tricô se apresenta com uma leveza maior que o crochê e homogeneidade em suas tramas, uma vez que elas tendem a ser mais unidas e feitas com linhas mais finas.
Enquanto o crochê é mais robusto e por isso indicado para dias de inverno, até mesmo os rigorosos, o tricô se adapta bem tanto a essa época quanto àquelas de meia-estação, quando as temperaturas estão amenas.
Assim como há quem produza manualmente o tricô, sendo uma excelente opção para encomendar peseiras das cores e dos pontos que quiser, há lojas que vendem modelos já prontos, confeccionados pelas máquinas.
Leia mais sobre o tema: Manta de tricô – 55 modelos perfeitos para usar, esquentar e decorar!
A seguir você pode entender melhor sobre a beleza das peseiras em tricô:
Peseira trançada
Por fim falaremos das peseiras trançadas, que são os modelos mais modernos do mercado. Essa técnica, também conhecida como “nó”, é normalmente realizada com fios de malha, podendo ter inúmeras espessuras.
As maxi, por exemplo, estão entre as mais utilizadas, se assemelhando a artesanatos como o crochê e tricô gigantes, os quais falamos anteriormente.
Interessante é que essa malha trançada pode resultar nas mais variadas peças, não só de decoração, mas também de moda, como os acessórios. Há colares lindíssimos feitos assim.
No caso das peseiras com o maxi trançado, o que mais vemos por aí são faixas e não aquelas que são do tipo manta. Ou seja, são modelos voltados apenas para a decoração do ambiente. Isso se deve ao fato dela ficar muito pesada e robusta, não sendo adequada para se cobrir e ser dobrada.
Mas quando se trata de um trançado com malha menos grossa, pode ser uma boa ideia fazer uma peseira de dimensão maior, podendo cobrir uma ou duas pessoas. Dessa forma você consegue dobrá-la e fazer a decoração tradicional no pé da cama.
Veja diversas decorações lindas de quartos com as peseiras trançadas:
Não tem ideia de como se faz esse tipo de trançado? Para te ajudar, trouxemos um vídeo que explica o passo a passo de uma manta simples e que fica perfeita como peseira de qualquer cama!
Para fazê-la, você pode usar uma lã grossa ou malha soft. Há algumas que são bem caras, no entanto, existem opções para quem quer economizar, como é o caso das malhas. Dê uma olhadinha:
Outras opções de peseiras. Tem?
Claro que tem! Existem modelos para todos os gostos, bolsos e estilos. Resolvemos por aqui outras inspirações para ajudar você nessa escolha. Confira 🙂
E então, o que achou dessa tendência? Certamente uma peseira vai fazer toda a diferença no visual de seu quarto. Invista e depois nos conte como ficou!
Aproveite para ler também:
Almofada de nó – 53 modelos e cores lindas + como usar na décor!
Manta para Sofá – 70 Modelos Lindos na Decoração do Ambiente!
Colcha de Retalhos / Patchwork – 50 Modelos Lindos & Passo a Passo!
Não deixe de conferir esses e outros conteúdos para deixar sua casa ainda mais maravilhosa e, quem sabe, inventar novas formas de ganhar uma renda extra! Até uma próxima vez 🙂
Esta postagem Peseira – Como usá-la na decoração? + 65 ideias e dicas incríveis! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Peseira – Como usá-la na decoração? + 65 ideias e dicas incríveis! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário