Você sabe o que é arte francesa? Essa técnica é antiga, mas está em voga atualmente quando o assunto é decoração de interiores e artes visuais.
Bem semelhante à decoupage, muito conhecida entre quem gosta de artesanatos, esse método é realizado com gravuras planas, que quando sobrepostas criam a sensação de perspectiva super interessante.
É uma modalidade muito bacana para você que deseja inovar na ornamentação das paredes de sua casa ou de seu escritório. Ou então fazer em caixas e demais superfícies com o intuito de decorar qualquer canto.
Aprendendo como fazer você conseguirá surpreender a todos, que certamente irão lhe perguntar onde você comprou, quanto pagou, quem é o artista… rs.
Mesmo diferente, trata-se de uma arte que pode se tornar muito versátil, combinando com muitos estilos de decoração. Afinal, tudo vai depender da composição da gravura escolhida.
De qualquer forma o resultado em alto revelo vai dar aquele upgrade que qualquer ambiente precisa de vez em quando.
O que acha de conhecer mais sobre arte francesa com a gente? Resolvemos elaborar um post repleto de informações, dicas e imagens para você se inspirar!
O que é arte francesa?
Primeiramente é importante ressaltar de onde vem a arte francesa.
O curioso é que, apesar de o nome remeter à França, tal prática tem origem chinesa. Sim, foi no oriente que se conheceram as primeiras formas de sobrepor imagens e a própria decoupage.
Os franceses, ao visitarem a China, no entanto, se interessaram pela técnica e tiveram uma ideia para aprimorá-la. Eles pensaram justamente em valorizar mais essas artes com mais volume e a aplicação da profundidade.
Do país oriental essa arte foi parar na Espanha, onde o método passou a ser chamado de “arte francesa”, como o conhecemos até hoje em dia. Não demorou muito tempo para toda a Europa ficar sabendo e se espalhar também para as Américas, incluindo o Brasil.
Mas o que é arte francesa?
Muita gente provavelmente já ouviu falar, mas poucos sabem do que se trata.
Arte francesa consiste em uma técnica artesanal na qual se utiliza uma imagem plana, que pode ser em papel ou em tecido, para transformá-la de uma forma que fique em alto-relevo.
O processo é caracterizado pelo recorte de uma mesma gravura, sendo até necessário suar diversas cópias dela para que se consiga obter o resultado esperado. Tudo depende da quantidade, assim como dos tipos de detalhes.
Ao final dessa arte, espera-se que a imagem apresente um nível de perspectiva e profundidade bem impressionante, diferente da imagem original.
Arte feita em camadas
De acordo com quem entende de arte francesa, há três camadas básicas para você conquistar um visual de alto-relevo. Conforme for o tipo da imagem, serão necessárias camadas complementares.
Com pelo menos cinco lâminas de papel de uma mesma gravura, segundo especialistas, você faz a sobreposição sempre considerando essas três camadas primordiais.
A primeira camada é a que deve receber maior atenção. Isso por que é no primeiro plano que o relevo aparece de forma mais incisiva. Dessa forma, quando for fazê-la, deve apostar na modelagem e no movimento da figura.
Quanto a segunda e a terceira camada são consideradas planos auxiliares, mas que vão ser determinantes para que a modelagem da primeira camada fique perfeita. É quando você percebe que os traços ficaram mais evidentes.
Essa sobreposição artística interessante pode ser aplicada em molduras para se tornarem quadros decorativos, em caixas de papel ou MDF, em bandejas, móveis, baús, etc. Enfim, em qualquer superfície plana que combine com uma decoração assim.
Fotos e inspirações de arte francesa
Depois de conhecer o que se trata a arte francesa, vale a pena descobrir formas incríveis de criar essas peças.
A saber, essa técnica, quando bem feita, pode ser aproveitada para garantir uma renda extra no final do mês ou até mesmo se tornar a sua principal ocupação.
Você pode se tornar uma (um) artesã (o) de sucesso aplicando a técnica da arte francesa, decoupage, patchwork entre tantas outras que estão super na moda atualmente.
Além de poder decorar qualquer canto de sua casa, como sala de estar, cozinha, banheiro e quarto, por exemplo, você pode vender em feiras, lojas físicas ou pela internet.
E quando dizemos que as peças decoradas com arte francesa podem ocupar qualquer espaço não estamos brincando.
De fato essa é uma decoração que pode se adaptar a ambientes diversas, com quaisquer estilos, tamanhos e paleta de cores.
É comum, inclusive, escolher quadrinhos assim para ornamentar banheiros e lavabos. Geralmente eles contam com gravuras que remetam a esse local em questão, deixando o decor super temático e muito divertido.
Nas cozinhas ocorre o mesmo padrão. Podem ser usadas imagens de bules, xícaras, garrafas, restaurantes, talheres, alimentos, enfim, ícones que tematizam a decoração.
Outro artifício para conseguir mais sentido de profundidade e perspectiva é apostar em molduras duplas no caso dos quadros.
Isto é, além da moldura externa, que é comum, você coloca uma moldura interna. O resultado fica bem diferente e dá a sensação de que a imagem está mais ao fundo ainda.
Se você tem desejo de iniciar nessa arte, vai conseguir encontrar as gravuras em lojas de artesanatos, de utilidades, armarinhos, papelarias, assim como em bazares.
É comum que essas imagens venham em pacotes fechados e quadradas, mas tudo depende da marca e do local que você for comprar. Vale dizer que custam baratinho, então dá para você fazer quadro e outras peças lindas gastando super pouco!
Leia mais sobre o tema: Artesanatos fáceis – 52 ideias simples e baratas para fazer em casa
Inspire-se com muitas imagens que selecionamos de artes francesas reproduzidas em caixas, quadros e demais objetos decorativos.
Leia mais sobre o tema:
Como Fazer Artesanato com Miçangas – Tutoriais & 44 Ideias Criativas!
Artesanato com Papelão – 35 Ideias Super Criativas & Passo a Passo!
Leia mais sobre o tema:
Artesanato com Pérola – 58 Ideias Lindíssimas & Passo a Passo Fácil!
Flor de Papel Gigante – 50 Ideias Lindas & Como Fazer Você Mesmo!
Como Fazer Caixa de Papel – 60 Ideias Incrivelmente Fáceis de Fazer!
Para você que ainda tinha dúvidas de como essa arte é feita, trouxemos duas opções para seu melhor entendimento.
O primeiro é um passo a passo explicado, publicado originalmente pela revista Exemplo. Você pode ver como é produzido um quadro com a arte francesa sem muitas complicações, utilizando materiais simples!
Também selecionamos um passo a passo em vídeo. Nele você aprende a fazer um quadro perfeito para decorar quartos infantis
E então, gostou de conhecer mais sobre a arte francesa? Conte para a gente o que achou e se tem dúvidas, deixe um recado!
Aproveite para ler também:
Porta-retrato de papelão – 30 Ideias criativas + Como fazer em casa!
Decoupage – O que é, Lindas Ideias & Tutoriais com Passo a Passo!
Volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!
Esta postagem Arte francesa – O que é? + 35 ideias extraordinárias para se inspirar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Arte francesa – O que é? + 35 ideias extraordinárias para se inspirar! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário