Atualmente, há muitos projetos decorativos com tons de amarelo. Essa cor conquistou relevância e está presente na montagem de salas, quartos, cozinhas e até banheiros.
O amarelo é perfeito para iluminar o ambiente e dar um toque de vivacidade. Além disso, combina bem com cores mais neutras e pode se adaptar até a tons mais quentes.
Portanto, vale a pena conhecer todo o poder do amarelo na decoração. Entenda o significado da cor, surpreenda-se com boas combinações e veja muitas fotos impressionantes.
Embora as cores sóbrias sejam destaque na maioria dos projetos decorativos, há cada vez mais relevância para tons até então considerados peculiares, como o amarelo.
Muitas pessoas têm certa resistência em usar essa cor, justamente por achar que é “quente demais” e deixará a decoração desarmônica. Entretanto, segundo especialistas, é perfeitamente possível usá-la em diversos conceitos – seja nos detalhes ou como destaque total.
Significado da cor amarela
Primeiramente, é interessante conhecer o significado da cor amarela. De modo popular, é uma cor sempre associada à riqueza e ao dinheiro, tanto que é cultuada por muitas pessoas em datas como o Ano Novo.
Além disso, simboliza o sol e os dias quentes de verão, com uma pegada otimista, de descontração e alegria. O amarelo representa a felicidade, a vivacidade e dá um toque vibrante a qualquer local. Não é à toa que todos os seus tons se destacam, mesmo que nos detalhes.
Segundo muitas crenças, o amarelo também tem relação com a criatividade. Um ambiente com essa cor desperta bons sentimentos, traz luz e boas vibrações, ajudando na geração de ideias. Por isso, muitas agências e salas de escritórios investem na decoração com esse tom.
De acordo com a psicologia das cores, essa cor ajuda a prender a atenção das pessoas. A associação com fartura é riqueza, de fato, é super válida devido ao ouro. Por outro lado, assim como o vermelho, ajuda a estimular o apetite – repare que muitos restaurantes possuem essa cor em destaque na decoração.
Quais são os principais tons de amarelo?
A paleta de cores apresenta alguns tons de amarelo que mais se destacam na decoração, na moda, entre outros cenários:
- Ouro: representação do ouro, um tom essencialmente forte e vibrante que tem relação com riqueza, luxo e ostentação.
- Açafrão: é um tom vivo, próximo ao laranja, que fica bem nos detalhes da decoração.
- Seletivo: entre os tons de amarelo, é um dos mais suaves, perfeito para a iluminação do ambiente.
- Âmbar: outo tom perfeito para iluminação, é bem vibrante e usada em joias e tecidos.
Outros tons de amarelo: canário, narciso, abacaxi, maracujá, milho, dente de leão, banana, etc.
Quais cores combinam com o amarelo?
Amarelo combina com uma série de cores. Geralmente, fica perfeito com opções mais neutras, já que é essencialmente vivo e vibrante. Por outro lado, também vai bem com outras alternativas quentes. Sendo assim, vale adaptar uma decoração de amarelo com:
Cinza: é a melhor cor para ajudar a suavizar a intensidade do amarelo. Uma ótima ideia é pintar as paredes de cinza e incluir o amarelo nos detalhes, como nos móveis e em adornos decorativos.
Branco: para quem prefere um ambiente com sensação de amplitude e muito iluminado, vale combinar amarelo com branco. É uma boa alternativa para salas e banheiros.
Preto: amarelo + preto é sinônimo de sofisticação na decoração. Além disso, é uma combinação moderna, na qual o preto pode ser a cor base para os tons de amarelo em locais estratégicos.
Azul: outro complemento interessante que remente ao céu. Sendo assim, o azul funciona bem como base para tons de amarelo mais vivos, como o âmbar. Uma opção bacana para quartos, sobretudo infantis.
Vermelho: para quem prefere uma decoração vibrante e com muito impacto, é bom combinar amarelo com vermelho. Essa adaptação é comum em restaurantes, por isso pode ser interessante para a cozinha. Entretanto, é preciso equilibrar os tons para deixar o cenário coerente e harmônico.
Segundo especialistas, há chances de boas combinações de amarelo com tons de marrom e laranja também.
Dicas de decoração com tons de amarelo
Como decorar com tons de amarelo? Selecionamos muitas fotos de ambientes para você se inspirar e perceber o quanto essa cor se adapta a diversos projetos.
Tons de amarelo na decoração da sala
A sala amarela é tendência atualmente, sobretudo na inclusão dessa cor em paredes, móveis e cortinas. Nesse caso, tons mais claros servem perfeitamente como base e combinam com cores neutras, como branco ou bege. Já opções mais fortes ficam ótimas em detalhes – um sofá ou uma estante amarela, por exemplo.
Do mesmo modo, vale apostar em pequenos adereços, como nas almofadas do sofá, quadros, luminárias e até com flores amarelas, como os lindos girassóis. Vale destacar que o amarelo fica ótimo em conceitos modernos de decoração e também cai bem em um conceito retrô ou vintage. Além disso, uma opção prática é investir em papéis de parede para transformar o cenário de modo simples e rápido.
Você pode quebrar o padrão clássico de decoração da sala de jantar incluindo um móvel ou um adereço amarelado.
Tons de amarelo na decoração da cozinha
Uma cozinha amarela fica com um estilo de decoração mais ousado. Conforme já dissemos, é uma cor capaz de abrir o apetite, por isso pode cair bem no revestimento e cor das paredes, armários ou do balcão. Nesse caso, os tons de amarelo ficam ótimos com utensílios de alumínio, aparelhos e eletroportáteis prateados.
Do mesmo modo, o amarelo combina bastante com móveis de madeira, sobretudo os armários. Essas tendências são interessantes para um conceito industrial ou rústico. Entre as adaptações mais legais, destacamos o complemento de amarelo com marrom, vermelho, preto e cinza.
Tons de amarelo na decoração do quarto
Os quartos amarelos são essencialmente modernos e vibrantes, pois a cor quebra a sobriedade e ilumina o ambiente. No quarto de casal, o tom fica ótimo na parede atrás da cama, bem como em cortinas.
Em um quarto feminino ou masculino, é interessante inovar com combinações mais ousadas. No primeiro caso, fica bem com vermelho, laranja, branco e rosa. Por outro lado, também se adapta a tons de azul, preto e marrom. Em ambos projetos, o amarelo ficará perfeito nos detalhes, em revestimentos, etc.
Já para o quarto de bebê, os tons de amarelo ficarão ótimo com azul claro e branco. Uma boa alternativa é instalar nichos e prateleiras nessa cor, assim como uma estante/aparador ou no próprio berço. Em alguns projetos, funciona bem até como base na decoração.
Tons de amarelo na decoração do banheiro
Segundo especialistas, vale a pena sair do padrão e investir em um projeto de banheiro amarelo. Aposte em revestimentos com essa cor ou, se preferir, use nas paredes ou móveis/aparatos. O amarelo fica ótimo em pequenos lavabos e espaços compactos, sobretudo combinado com o branco, justamente porque ilumina o ambiente e dá sensação de amplitude.
Outra alternativa que já transforma o ambiente é incluir pequenos adereços em amarelo no cenário, como em nichos ou no gabinete suspenso/embaixo da pia. Do mesmo modo, a cor ficará ótima nos ladrilhos e em pequenas pastilhas que decoram o box. São várias perspectivas que fazem toda a diferença, basta escolher o melhor tom e combinação.
De fato, há muitas inspirações de projetos impressionantes com tons de amarelo. Você pode se guiar com as dicas, contar com o apoio de um designer de interiores e adaptar a cor perfeitamente ao ambiente. Tem dúvidas? Comente. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, boa sorte e até mais.
Esta postagem Tons de amarelo – 50 dicas para criar uma decoração linda com a cor! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Tons de amarelo – 50 dicas para criar uma decoração linda com a cor! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário