Quais são as melhores plantas para banheiro e/ou lavabo? Essa é uma parte da casa que já não é mais esquecida na hora de decorar. Além de sua funcionalidade, pode se apresentar como um local agradável e estiloso.
As plantas são elementos que ajudam a dar um toque mais especial a qualquer espaço. E com os banheiros o resultado não é nada diferente. Você consegue deixar esse ambiente mais arejado, leve e lindo.
Contudo, não é toda espécie de planta que pode ser cultivada em cômodos com alta incidência de umidade. Você deve saber escolher aquela que melhor se adequa nesse tipo de ambiente, garantindo sua sobrevivência e beleza por bastante tempo.
Uma planta só já tem potencial para transformar o visual de seu banheiro. Coloque-a em um vaso que a comporte bem e valorize a decoração, lembrando sempre de fazer as regas conforme as orientações e deixando-a no canto mais adequado.
Afinal, há banheiros que são bem escuros, que mesmo tendo janelas não recebem luz solar de forma ampla e por isso ficam até mais úmidos e com risco de gerar mofo. Nesse caso é preciso rever o tipo de planta, bem como os cuidados com ela.
Mas uma coisa é fato: há plantas que se adaptam a qualquer espaço. Portanto, pode ter certeza de que você vai encontrar uma que seja ideal para o seu banheiro!
Há plantas para por em vasos, pendurar, fazer jardim vertical, colocar na janela, embaixo da pia, na bancada, enfim, você pode fazer a decoração da maneira que desejar.
Existem muitas inspirações para você que quer levar mais verde ao seu banheiro, conferindo muito mais vida a esse espaço que geralmente não recebe tanta atenção.
Fique por dentro de nosso artigo sobre plantas para banheiro. Selecionamos as espécies mais indicadas segundo especialistas no assunto, além de dicas para você decorar!
Melhores espécies de plantas para banheiro
Plantas são sempre bem-vindas na decoração. Elas ficam bem até mesmo em locais pouco explorados como é o caso dos banheiros e lavabos.
Além de proporcionar mais beleza, elas levam vida, cor e um pouco de natureza para dentro desse ambiente, que à princípio nos parece pouco agradável.
Que tal então transformar o visual de seu banheiro por completo apostando em plantas e flores? O que você deve fazer é conhecer as melhores espécies para esse tipo de local, pois, em via de regra, é bem úmido e às vezes com pouca luz natural.
E não são todas as plantas que sobrevivem a alta umidade e pouca incidência de luz. Por isso que é recomendado escolher aquelas que se adaptam bem, sobreviverão e continuarão bonitas por bastante tempo.
Claro que tudo mediante a cuidados que vão garantir que elas não morram ou fiquem feias.
Selecionamos 15 espécies que, segundo especialistas, se dão bem em ambientes úmidos como os banheiros, assim como os lavabos. Preste atenção nas características de cada uma!
1 – Avenca
Com folhagem hiper delicada, porém volumosa, a Avenca é caracterizada por se desenvolver em locais bem úmidos e quentes na natureza. Elas brotam geralmente na beira de rios e embaixo de árvores e demais plantas, se protegendo assim do sol direto.
Dessa forma, uma maneira inteligente de adaptá-la em uma casa é escolher um local semelhante. O banheiro é bem propício, já que é úmido e possui o vapor quente dos banhos diários (pelo menos no Brasil, que é um país tropical). Tente não colocá-la em um canto com alta luz.
2 – Tillandsia
Do grupo das bromélias, a Tillandsia se desenvolve bem em banheiros ou lavabos, pois seus habitats naturais são florestas densas tropicais e regiões de deserto.
Por possuir diversos tipos, indicamos que você tenha conhecimento do nome científico antes de comprar para saber realmente as suas características de adaptação e cuidados. A maioria prefere sombra e umidade.
3 – Peperômia
A beleza de suas folhas pendentes atrai qualquer pessoa que goste de jardinagem e paisagismo. Existem diversos tipos para escolher, cada um com colorações ou texturas específicas em suas folhas.
De acordo com os especialistas, as peperômias se adequam muito bem a ambientes pouco iluminados e em ambientes tropicais, o que já ajuda quanto à umidade típica dos banheiros. São ótimas opções para pendurar ou por em prateleiras.
4 – Costela de Adão
A Costela de Adão é uma das plantas mais procuradas para decoração de casas, sobretudo de banheiros. Com grandes folhas, que possuem furos no meio elas podem embelezar a bancada ou o piso desse ambiente.
Elas se adaptam bem em ambientes à meia sombra, portanto, se seu banheiro possui entrada de luz solar fique tranquilo, pois ela vai se dar bem. Só coloque-a naquele canto onde não bata a luz diretamente.
5 – Kalanchoe
Também conhecida como a flor da fortuna, a Kalanchoe – se diz Calanchoê -, é uma das alternativas de flores para você levar mais cor ao seu banheiro.
Você encontra modelos das mais variadas colorações, garantindo além da beleza muito durabilidade e resistência. Se adapta bem à meia sombra, podendo receber luz direta, mas não entre o horário das 11h às 14h.
6 – Hera
Uma das espécies mais famosas, a hera inglesa é um tipo de trepadeira muito versátil, que cabe perfeitamente na decoração de ambientes externos ou internos.
Você pode plantá-la em vaso ou jardineira, mas não se esqueça que ela vai crescer bastante e para deixá-la ornamental deve ser estruturada de alguma forma. Pode ser por estacadas, arames, cordas, etc
7 – Planta mosaico
A planta mosaico é do tipo rasteira e é muito recomendada para decorar locais fechados e úmidos. Por isso pode ser excelente para compor banheiros.
O melhor é plantá-la em vasos pequenos e baixos, mantendo-a longe das janelas.
8 – Aloe Vera
Popularmente conhecida como Babosa, a Aloe Vera é completamente ornamental, além de possuir funcionalidade medicinal e cosmética. Ela é muito procurada no mundo todo também por que é bastante versátil. Ou seja, se adapta em muitos tipos de ambientes.
É uma ótima planta para ser cultivada próxima à janela de seu banheiro, por poder receber sol pleno. À meia sombra ela também sobrevive.
9 – Bambu
Há várias espécies de bambu, e geralmente elas se adaptam bem em ambientes úmidos como os banheiros. No entanto, lembre-se que para brotar e crescer, essa planta necessita de luminosidade.
Tente manter essa muda próxima à janela de seu banheiro até que ela floresça e cresça com saúde. Ela possui potencial ornamental muito grande.
10 – Begônia
As begônias são muito populares no Brasil, possuindo folhagem avermelhada ou bem verde. Suas flores podem ser de diversas colorações, por exemplo, amarelas, salmão, branco e rosa.
É uma planta típica para decoração de interiores, não tolerando frio, ventos e geadas. Cultive-a em vasos e com luz intensa difusa.
11 – Clorofito
Com aparência rústica, semelhante a gramas convencionais, o Clorofito também pode decorar banheiros e lavabos quando plantado em vaso.
Segundo especialistas, essa espécie deve ser plantada de forma suspensa para que suas folhas tenham uma bonita caída. Não é muito exigente quanto a rega e demais cuidados, por isso é indicada para pessoas que não têm muito tempo.
12 – Dracena
Extremamente ornamental, a Dracena oferece uma beleza tropical a ambientes internos. Quando plantadas em solo elas costumam crescer bastante, atingindo cerca de 15 metros de altura. Por isso que no banheiro você deve cultivá-la em um vaso médio, dosando o seu crescimento.
Além de ser de fácil adaptação, assim como não precisar de manutenção muito frequente, a Dracena é conhecida por ter a função de “despoluir” ambientes – algo que é muito propício no caso dos banheiros, não é mesmo?
13 – Lírio da Paz
O Lírio da Paz também pode decorar banheiros, contudo, são mais indicadas para aqueles que possuem excelente iluminação. Quando colocadas em ambientes de pouca luz a coloração de suas flores muda de branca para esverdeada.
Essa planta fica mais robusta durante o verão.
14 – Orquídea
Com visual super delicado e feminino, a orquídea é uma das plantas mais procuradas para decoração de interiores. Com diversas colorações e formatos de flores, elas podem também decorar banheiros e lavabos.
Antes da compra, no entanto, certifique-se de qual é o seu nome científico, assim como as recomendações do vendedor / jardineiro.
15 – Samambaia Americana
Apesar de serem bem populares, muita gente não consegue fazer as samambaias vingarem ou sobreviverem bonitas por muito tempo. Esse tipo de samambaia deve ser cultivado pendente, em vasos de preferência, uma vez que o xaxim não é mais recomendável pelo fato de estar em extinção.
É perfeita para ambientes com cobertura, portanto, em decoração de interiores. Quando criadas em jardins abertos elas não duram muito, o que é um os principais fatores para que as pessoas desistam de cultivá-las.
Decoração de banheiro com plantas
Logo após conhecer as espécies de plantas mais indicadas para o cultivo em banheiros ou lavabos, você poderá se inspirar com muitos projetos decorados!
Lembre-se sempre de garantir espécies de acordo com o tipo de banheiro que você tem em casa, assim como com o cantinho que você quer colocá-las. Afinal, vimos no tópico anterior que há plantas adequadas para sombra, meia-sombra, pouca luz e com boa luminosidade.
Então preste atenção nas características da plantinha antes de levá-la para este local. A saber, você pode decorar bancadas, o chão, as janelas, as paredes, prateleiras e nichos com exemplares diversos.
Além das plantas, você tem a opção de adicionar ainda mais beleza ao ambiente a partir dos vasos escolhidos. Podem ser coloridos, de uma cor só, de cerâmica, barro, vidro e até mesmo de plástico.
Uma dica importante para não errar a mão na hora de fazer essa decoração é não colocar plantas no “meio de caminho”. Isto é, em partes do banheiro que afetam a circulação das pessoas.
Selecionamos modelos de banheiros pequenos e escuros decorados com plantas. Inspire-se!
Plantas para banheiro pequeno
Decorar um banheiro pequeno não é uma tarefa muito fácil, assim como qualquer outro ambiente que não disponha de muito espaço.
Ficamos em dúvida sobre qual cor usar para revestir, quais materiais são mais adequados e também qual estilo decorativo fica mais coerente.
De qualquer modo, plantinhas sempre cai bem nesse tipo de ambiente. Elas são versáteis, belas e naturais, não prejudicando nenhuma decoração. Aliás, elas só agregam.
Leia mais sobre o assunto: Decoração de Banheiro Pequeno & 45 ideais Fantásticas e + dicas incríveis!
Uma dica bacana para não tomar muito espaço de seu banheiro pequeno com as plantas é usar os modelos de vasos pendentes.
Outra alternativa é apostar em prateleiras e nichos que geralmente são suspensos e não se fixam no chão. Aí você não terá problemas em esbarrar com elas e terá um banheiro muito lindo e mais verde.
Confira ideias de banheiros pequenos decorados com plantas!
Plantas para banheiro escuro
Quando o banheiro é escuro, ou por conta dos revestimentos escolhidos ou simplesmente por não receber uma boa luminosidade vinda do lado de fora, ou seja, luz solar, é preciso repensar nas espécies escolhidas.
No tópico sobre as melhores plantas para banheiros especificamos algumas delas que sobrevivem muito bem em ambientes com pouca luz e sombreados. Dê uma olhadinha lá para ter uma ideia de quais são.
Se o seu banheiro for escuro, uma dica bacana para as plantas que precisam de alguma iluminação é apostar em spots ou luminárias que direcionem a luz para o vaso de flor / planta. Além de ajudar o desenvolvimento da espécie, vai dar um charme a mais na decoração.
Confira a seguir diversas soluções para decorar banheiros escuros com plantas!
E então, o que achou de nosso artigo sobre plantas para banheiro? Esperamos que tenha gostado de conhecer mais a respeito do tema e que consiga criar uma decoração incrível a partir das dicas e inspirações.
Aproveite para ler também:
Tipos de plantas – 16 espécies diferentes para você ter em casa!
Plantas Pendentes – 7 espécies incríveis + dicas de uso na decor!
Plantas Ornamentais – O que são? + 70 espécies para ter em casa!
Volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!
Esta postagem Plantas para Banheiro – Quais cultivar? + 15 espécies e decorações! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Plantas para Banheiro – Quais cultivar? + 15 espécies e decorações! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário