Provavelmente você já ouviu falar no sofá Chersterfield, um modelo único e vintage que compõe a decoração de salas ao redor do mundo.
De fato, esse móvel possui características próprias e originais, sendo assim uma versão bem diferente do convencional.
Do mesmo modo, há muita história por trás desse modelo. Para conhecer melhor, ver tipos clássicos e modernos, acompanhe nosso post completo com informações + dicas.
O que é sofá Chesterfield?
Afinal, o que é sofá Chesterfield?
Trata-se de um modelo inglês que data do início da década de 1900. Desde então, tornou-se um símbolo vintage, clássico e atemporal, utilizado em conceitos únicos e sofisticados – nos mais variados estilos.
O primeiro Chesterfield foi confeccionado exclusivamente para o barão inglês Senhor Phillip Stanhope, o quarto do local – uma pequena cidade do país europeu. A ideia do nobre era ter um sofá de couro para que os cavalheiros pudessem sentar na posição vertical sem amassar suas roupas.
Considerado um pioneiro das artes, o barão acertou na escolha do design do sofá. Logo, virou uma tendência no país na época por seu aspecto diferenciado.
O sofá Chesterfield possui um acabamento acolchoado nos braços, que se destacam pelo formato arredondado. Do mesmo modo, os botões são costurados de modo profundo criando o efeito visual capitonê – técnica manual que cria pontos geométricos na estrutura (quadrados ou retangulares).
O móvel clássico é confeccionado em couro. Entretanto, atualmente você encontra modelos em veludo ou patchwork. Além disso, há sofás de várias cores, desde tons sóbrios até mais vibrantes.
Fotos e modelos de sofá Chesterfield
Como usar o sofá Chesterfield na decoração?
Vale destacar que, além de um padrão clássico para a nobreza inglesa, esse sofá é um clássico em muitos consultórios de psicologia. Para se ter ideia, Sigmund Freud, o maior especialista da área, costumava atender seus pacientes em uma poltrona Chesterfield.
Por ser um ícone mundial, é preciso entender como incluir esse móvel na decoração de modo equilibrado, funcional e harmônico.
Segundo especialistas, esse sofá fica perfeito em qualquer estilo, combinando com conceitos retrô, clássicos, minimalistas, rústicos e até modernos. Sendo assim, vale anotar algumas dicas:
⋅ Para uma tendência retrô, prefira versões vintage. Você pode encontrá-la em antiquários e lojas específicas. Todavia, esse modelo pode ter preço alto devido a raridade.
⋅ Modelos em couro e patchwork são perfeitos para um estilo clássico de decoração.
⋅ Em uma decoração rústica, vale escolher sofás em cor marrom, além de versões em couro ou courino, para criar um contraste perfeito com revestimentos de madeira ou tijolo, por exemplo.
⋅ Quem prefere um conceito moderno pode inovar com um sofá Chesterfield estampado. Do mesmo modo, cores mais quentes se destacam: vermelho, laranja, amarelo, etc.
⋅ A dica essencial é avaliar o espaço antes de comprar o sofá. Assim, você escolhe o modelo ideal, seja de dois ou três lugares. Além disso, em algumas propostas é possível combiná-lo com poltronas no mesmo padrão.
Selecionamos fotos com modelos de sofá Chesterfield para você se surpreender!
Sofá Chesterfield de couro
O modelo de couro é clássico. O primeiro Chesterfield foi confeccionado com esse material e, desde então, se popularizou e encanta muitas pessoas.
Hoje em dia, o sofá de couro se destaca pelas cores mais sóbrias ou quentes. Sendo assim, dá para usar em qualquer estilo, desde um conceito descontraído até mais vintage e sofisticado.
Uma boa vantagem do sofá Chesterfield de couro é o aspecto que favorece a limpeza. Apenas com um pano úmido é possível remover a poeira e resíduos de sujeira.
Sofá Chesterfield de veludo
O sofá Chesterfield de veludo ganhou muita relevância com o tempo, tornando-se um verdadeiro coringa em vários projetos.
Esse material rende um conforto único e é extremamente convencional. Sendo assim, quando segue esse padrão clássico, fica com um aspecto único e valorizado.
Você pode encontrar sofás de veludo em diversas lojas, nos mais diversos tamanhos e cores. É aquele modelo ideal para salas grandes e para o uso de toda a família – sendo uma opção funcional e elegante.
O acabamento pode mudar de acordo com o modelo, porém o efeito capitonê se destaca independente do tipo ou época do confecção do sofá.
Sofá Chesterfield de 2 lugares
Para quem prefere um modelo compacto e adaptável a espaços pequenos, vale a pena escolher o sofá Chesterfield de 2 lugares.
É uma tendência perfeita para salas menores, sobretudo de apartamentos. Seja de couro, veludo, sarja ou outro material, é um modelo interessante para quem deseja deixar o cômodo mais sofisticado e com uma decoração exuberante.
Você pode usar almofadas dos mais variados tamanhos e formatos para decorar o sofá. Com certeza, irá valorizar o cenário e deixar o móvel mais confortável.
Sofá Chesterfield de 3 lugares
E para aqueles que buscam um modelo grande para salas amplas, nada melhor que um sofá Chesterfield de 3 lugares. Essa é a versão ideal para toda a família e também para receber os amigos em casa.
Vale optar tanto por um modelo clássico do sofá, para um conceito vintage ou minimalista; bem como uma versão moderna e estampada para criar um estilo mais descontraído e alegre.
É bom destacar que sofás de cores claras são ótimos para composições mais delicadas de decoração. Por outro lado, opções coloridas são indicadas para estilos modernos. Já os modelos clássicos oscilam em tons de vermelho e marrom, por exemplo.
O formato dos braços faz desse sofá uma bela opção para os momentos de descanso!
Onde comprar sofá Chesterfield?
Segundo nossas pesquisas, os modelos clássicos estão à venda em antiquários e lojas especializadas. Dependendo do padrão vintage e único, podem ter um preço mais elevado.
Faça uma boa pesquisa e realize vários orçamentos. Por outro lado, se quiser um modelo convencional, como uma versão de couro sintético ou veludo, por exemplo, é fácil encontrar em lojas de móveis, como: MadeiraMadeira, Mobly, Westwing, Shoptime, etc.
Preço médio: a partir de 2 mil reais.
De fato, essa é uma opção bela e versátil!
E aí, gostou de saber mais sobre o sofá Chesterfield? É uma boa opção para a sua casa? Conte pra gente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Sofá Chesterfield – O que é? + 70 maneiras de usar na decoração! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Sofá Chesterfield – O que é? + 70 maneiras de usar na decoração! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário