O pendente está entre as melhores e mais clássicas fontes de iluminação. Se antes era utilizado apenas na sala de jantar para a mesa principal, hoje em dia está popular em outros cômodos, como o pendente para quarto.
É um modelo muito interessante e fácil de ser instalado. Assim como a funcionalidade, é uma opção decorativa essencial para quartos femininos, masculinos, infantis e de casal.
A estrutura muda conforme o formato, a cor, o estilo, enfim, há diversas formas de colocar um pendente em seu quarto, seja em um dos lados da cama ou acima de uma cômoda, por exemplo.
Para se encantar com vários tipos de pendente para quarto, acompanhe o post com dicas + 70 fotos.
A iluminação é essencial para qualquer ambiente, sobretudo o quarto. Entre lustres, luminárias e abajures, uma opção que está conquistando cada vez mais pessoas é o pendente.
Trata-se de uma alternativa conceitual que, além de manter o local com a iluminação ideal, ainda complementa a decoração.
Para instalar um pendente, é preciso avaliar o espaço e entender quais são as melhores perspectivas. Geralmente, fica ótimo quando colocado diretamente em um forro de gesso, sobretudo quanto o pé direito do cômodo é grande. A partir daí, você pode delimitar o melhor ponto para deixar o pendente para quarto.
Fotos e modelos de pendente para quarto
Como escolher o melhor pendente para quarto? Segundo especialistas, é preciso considerar:
A altura: é o primeiro ponto a se atentar. Você pode centralizar em um móvel – como na cômoda ao lado da cama e definir o local para que o eletricista faça a instalação.
Como é uma estrutura que fica literalmente “pendente” em um fio que sai do teto, vale avaliar corretamente qual será a distância, para que não atrapalhe – afinal, se ficar muito baixo, pode gerar incômodos -, além de favorecer a decoração do espaço.
De acordo com especialistas, quando instalado acima da mesa de jantar, o pendente fica com distância de 60 a 70 cm do móvel. Sendo assim, essa é uma boa medida para considerar.
A lâmpada: Outro fato a destacar é quanto a lâmpada que será utilizada na estrutura. Pode ser mais forte ou fraca dependendo da intenção de iluminação no quarto. No primeiro caso, vale para quem deseja fazer desse o ponto de luz principal.
Por outro lado, uma iluminação mais discreta é indicada para aqueles que usam o pendente para ler ou ter um ponto próximo a cama, como um abajur, por exemplo.
O tamanho: também faz toda a diferença e deve ser bem avaliado, sobretudo ao ver que existem pendentes dos mais diversos tamanhos, portes e design. Os maiores são essenciais para quartos que só terão esse ponto principal de iluminação.
Já os pendentes pequenos, entretanto, devem ser instalados como uma opção de iluminação secundária. Nesse caso, porém, a dica vale para cômodos grandes e amplos, como quartos de casal, por exemplo.
Tanto o tamanho quanto o local e o ajuste dos pendentes devem ser bem avaliados para evitar acidentes. Você pode bater a cabeça na estrutura e, além disso, eles podem prejudicar a circulação caso fiquem em pontos impróprios.
O material: outra decisão importante é quanto ao material. Há uma grande variedade de tipos que devem combinar totalmente com o estilo de decoração do seu quarto:
- Vidro – boa opção para ajudar a difundir a luz pelo ambiente. Indicado para projetos no qual o pendente será a fonte principal de iluminação.
- Metal – os acabamentos são diversos e o material bem resistente. Ótimo para estilos industriais e rústicos. Pendentes em níquel ou cromo ainda dão um toque brilhante e diferenciado à decoração.
- Plástico – uma versão bem acessível e versátil. Possui variedade de cores e formatos, ideal para ambientes modernos e com conceitos mais ousados.
Agora que você já sabe tudo sobre pendente para quarto, veja muitas fotos inspiradoras para seu projeto!
Pendente para quarto de casal
O pendente para quarto de casal atua bem como ponto de iluminação principal. Nesse caso, os modelos de vidro se destacam, além daqueles maiores e com formatos diferenciados, para difundir toda a luz pelo ambiente.
Do mesmo modo, você pode incluir um pendente menor para deixar sob a cômoda ou a cama, por exemplo. Nesse caso, um modelo discreto já faz toda a diferença e ajuda a valorizar a decoração do espaço.
Há boas alternativas que se adaptam a qualquer estilo. Além disso, você pode instalar um pendente em cada lado da cama de casal, uma tendência clássica que mantém o ambiente harmônico e equilibrado.
Pendente para quarto feminino
Modelos com formatos arrojados e em linhas minimalistas são boas propostas para o quarto feminino. Além disso, muitas mulheres gostam das versões de vidro ou metal.
Tudo depende da proposta decorativa do ambiente, na qual pode ser interessante inovar ou apostar em algo clássico e atemporal. É interessante criar um ponto de iluminação único, sobretudo se o espaço é pequeno.
Sendo assim, os pendentes maiores são boas apostas, instalados ao centro do quarto para garantir a difusão total da luz. Outra ideia é escolher pendentes com acabamentos diferentes e criativos para dar um plus na decoração do quarto.
Pendente para quarto masculino
Geralmente, os quartos masculinos seguem um estilo de decoração com tons mais neutros e sóbrios. Sendo assim, a iluminação fará toda a diferença no ambiente, seja um quarto com muito ou pouco espaço.
Opções metálicas são interessantes e versáteis, bem como os pendentes com acabamento de plástico. Além disso, eles podem ser instalados de modo estratégico, de forma a favorecer determinado ponto.
Uma ideia, por exemplo, é deixar o pendente acima da TV, sobretudo para os rapazes que gostam de jogar. Do mesmo modo, outro ponto essencial é sob a escrivaninha, na qual o pendente atua como um abajur. Já a proposta do lado da cama é convencional e também pode ser considerada.
Pendente para quarto infantil e de bebê
As opções de pendente para quarto infantil e de bebê podem seguir uma linha discreta e minimalista, tudo para trazer mais charme ao ambiente.
Entretanto, não é por isso que a estrutura precisa deixar de ser funcional. Basta pensar de modo estratégico e até contar com o apoio de um especialista para isso.
Em quartos de bebê, os modelos temáticos se destacam, como os pendentes em formato de nuvem. Do mesmo modo, ficam ótimos acima do berço ou na poltrona de amamentação.
Já para o quarto infantil, de crianças maiores, você pode instalar na área de brincadeira e estudos, criando um ambiente lúdico. Para isso, claro, é essencial que o pendente tenha um acabamento diferente e divertido.
Como os quartos infantis não precisam contar com uma luz muito forte, você pode usar o pendente como ponto principal de iluminação, complementando com LEDs e outras opções acessíveis, por exemplo.
Tudo depende da proposta e também do estilo de decoração do quarto, bem como o perfil da criança. Assim, você pode criar tendências únicas para um quarto infantil masculino, feminino ou compartilhado.
Onde comprar?
Você encontra muitos modelos de pendente para quarto nas lojas de materiais para construção e iluminação em geral. Há versões de vários tamanhos e materiais, com preços variados.
A instalação deve ser feita sempre por um profissional especializado. Além de avaliar o local, o eletricista saberá realizar as ligações para criar um novo ponto de luz. Faça orçamentos e pesquise bastante.
Esperamos que este post tenha sido esclarecedor e você esteja convencido em instalar um pendente para quarto. Conte pra gente o que achou e deixe suas dúvidas. Boa sorte em seu projeto e até a próxima!
Esta postagem Pendente para quarto – 70 modelos que fazem toda a diferença! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Pendente para quarto – 70 modelos que fazem toda a diferença! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário