Os toldos são acessórios instalados na área externa de imóveis residenciais ou comerciais, e tem como função principal proteger o espaço interno da incidência de sol e de chuva. Assim, há uma infinidade de modelos de toldos em diferentes materiais e estilos, garantindo o modelo perfeito para cada projeto.
E se você vem pensando em adicionar um toldo no projeto para proteger portas e janelas da incidência de sol direto e da chuva, no post de reunimos todas as dicas que você precisa saber sobre materiais mais utilizados e variados modelos de toldos para te ajudar a fazer a escolha certa.
Quais os materiais mais usados?
Para quem presa por custo-benefício, as opções de todos de lonas de PVC e acrílicas são ótimas opções, uma vez que trazem inúmeras vantagens, como fácil limpeza, resistência, e bom isolamento térmico.
Outra opção de material bastante utilizado para a confecção de toldos são as lonas de vinil plástico, que são espécies de tramas feitas a partir de nylon. A opção incolor é uma ótima alternativa para ter a cobertura, mas garantir a entrada de luminosidade do ambiente externo para o ambiente interno.
Outra opção bastante comum entre os modelos de toldos é uso do policarbonato, uma espécie de material mais rígido, lembrando o acrílico, mas que permite o uso em estruturas curvas. A vantagem de escolher esse material está no fato de que permite a passagem de luz, mesmo com placas de policarbonato coloridas, e formando uma cobertura perfeita para barrar a chuva.
Principais tipos e modelos de toldos
Toldo fixo
Entre as versões mais simples e tradicionais de toldos, a versão fixa é uma dessas opções.
Esse modelo não permite movimentos de abertura ou fechamento, e o próprio nome já indica que a instalação é feita de forma fixa.
Esse estilo é ideal para a cobertura de áreas determinadas previamente, uma vez que não permite alterar a posição após a instalação.
O toldo fixo possui estrutura aparente, sendo uma opção menos discreta que outras versões de toldos.
Um modelo bastante recorrente entre os estilos fixos é o toldo túnel, uma versão que lembra uma espécie de túnel, bastante utilizado em corredores para o controle de incidência de sol e proteção contra chuvas.
Toldo embutido ou articulado
Os modelos embutidos ou articulados são opções que possuem espécies de braços articulados e que ao serem recolhidos ficam guardadas em um box, garantindo um visual mais discreto ao toldo fechado.
O fato de ser articulado permite que a cobertura possa ser aberta ou fechada, controlando o toldo da maneira desejada.
Toldo retrátil
Entre os modelos de todos mais conhecidos e utilizados, o toldo retrátil é uma dessas opções.
Esse modelo de toldo tem a opção de ser fechado, e em algumas versões o fechamento da cobertura lembra uma sanfona, uma vez que ao fechar, o toldo é recolhido de forma sanfonada.
Há também outras versões que podem ser enrolados, como uma cortina, fechando a cobertura de maneira simples e eficiente.
A possibilidade de abrir ou fechar o toldo é sem dúvida uma grande vantagem do modelo, proporcionando o controle da incidência de sol e ventilação através da abertura ou fechamento da cobertura.
Toldo vertical tipo cortina
Entre as variadas opções, há os modelos de toldos verticais, que são espécies de cortinas que podem ser enrolados quando a estrutura é recolhida, e ao ser desenrolada forma uma espécie de cortina vertical, ideal para ambientes abertos como varandas, sacadas e áreas de lazer.
Esse modelo tem como característica proteger o local de vento, sol e chuva, além de ser uma possibilidade para garantir a privacidade do espaço.
Toldo capota
Uma das versões entre os modelos de toldos é versão chamada de toldo calota, uma espécie de cobertura com formato arredondado, e que pode ser aberto ou fechado através de um sistema de corda.
Esse estilo costuma ser o mais usado em janelas, uma vez que pode ser recolhido ou estendido, atendendo a necessidade do momento para controlar a entrada de luminosidade no espaço interno.
Toldo para porta
A escolha de um modelo para a cobertura da porta pode ser em diferentes estilos, sendo desde opções fixas a modelos retráteis.
Nesse caso, a cobertura para área da porta é ideal para dias chuvosos e também pode ser uma solução para controlar a incidência direta de luz solar na porta, o que ajuda a minimizar o desgaste da porta e também a temperatura interna do ambiente.
Toldo para janela
As versões de janelas são ótimas opções de cobertura para controlar a incidência de sol e chuva em janelas que fica mais expostos a essas condições meteorológicas.
Assim, uma das opções comuns para janelas é um estilo capô, uma versão projetada para janelas pequenas, podendo ser um modelo fixo ou móvel, e o design pode seguir o estilo quadrado ou semi curvado.
Toldo para varanda
A escolha entre modelos de todos para varanda pode ser uma versão fixa e em estilo reto ou arredondado, bloqueando a incidência de sol.
Outra opção mais recorrente para uso em varandas são os modelos verticais, que permitem o fechamento da varanda em dias chuvosos e ainda protegem o espaço do vento e da incidência de sol.
Toldo para garagem
Os modelos de toldos são bastante versáteis para diferentes projetos, e não é diferente com a ideia de utilizar a cobertura para a garagem, criando uma vaga coberta para a proteção do carro.
Nesse caso, é mais comum o uso de modelos fixos e de estrutura mais resistente, como policarbonato. No entanto, também é possível utilizar as versões em lona, que controlam a incidência de sol e podem ter vida útil menor, sofrendo desgaste com a incidência direta de sol.
Agora, é seguir as dicas para escolher o modelo ideal de acordo com o seu projeto, aproveitando todos os benefícios que essa cobertura pode trazer.
Esta postagem +9 modelos de toldos【2020】► Os melhores tipos e materiais! foi publicada primeiro em Doce Obra.
+9 modelos de toldos【2020】► Os melhores tipos e materiais! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário