O cultivo das plantas de sombra é muito peculiar. A maioria das pessoas imagina que todas as plantas precisam ficar expostas ao sol, porém não é assim com algumas espécies.
É possível conseguir criar um ambiente lindo e cheio de vida sem a presença direta da luz solar. Além do mais, as plantas de sombra não precisam de tanta manutenção.
A rotina pesada e a falta de tempo, que é uma realidade para muitas pessoas, não precisam ser motivos para deixarem de lado o benefício que as plantas naturais podem trazer aos ambientes. Ainda que você more em um local que não tenha a presença plena do sol, pode criar um jardim ou pelo menos apostar em vasos com espécies perfeitas para sombra.
Quer saber mais sobre esse tipo de planta? Quais as espécies e como cuidar delas? Continue no post e aprenda tudo sobre o tema.
Tipos e espécies de plantas de sombra
Como falamos anteriormente, se você gosta de plantas e não tem um local para cultivá-las ou tempo hábil para ter muito cuidado por causa da rotina corrida, é legal pensar nas plantas de sombra. Elas são ótimas para alegrar o dia e dar a sensação de proximidade da natureza.
São muitos os tipos de plantas que sobrevivem sem receber luz solar diretamente. Por isso, pode ser ideal para quem vive em casas nas quais não bate muito sol ou então em apartamentos assim. Também é bacana para apês que não têm sacada, ou seja, elas ficarão totalmente na parte interna.
E o que falar de plantas para banheiros e jardins de inverno? As que têm preferência pela sombra são ótimas para ambos os casos.
Plantas de sombra com flores
Plantas com flores têm alto poder ornamental. Por incrível que pareça há muitas espécies de sombra para a alegria de quem deseja um jardim florido, mas que não tem o calor intenso do sol. Conheça as principais delas!
Lírio da paz
O lírio da paz é super conhecido. Com nome científico é Spathiphyllum Wallisi, apresenta um verde intenso e muito brilhante em suas folhas. Possui flores brancas, que também são chamadas de espigas e dão um toque especial ao ambiente.
Antúrios
Cientificamente é conhecida como Anthurium e vem da família das Araceae. É uma planta conhecida mundialmente, podendo ser usada em vasos ou canteiros internos e externos. Sobrevivem muito bem na sombra.
Apesar de ser encontrada na cor branca, rosa, salmão e marrom, contudo, aqui no Brasil é mais popular na cor vermelha.
Begônia
A Begônia é mais uma plantinha que precisa de cuidados quando o assunto é exposição solar. Apesar de ser indicada para a sombra, porém, demanda proteção a mais quando as temperaturas estão muito frias ou há ventos fortes. É uma linda planta e com uma beleza muito particular.
Orquídea borboleta
No meio científico é denominada Phalaenopsis. Aqui no Brasil é conhecida como Orquídea Borboleta, uma das mais populares, sendo cultivada em diversas regiões do País. Como qualquer outra orquídea, possui uma beleza extravagante, é bem ornamental. A saber, realmente se parece com uma borboleta de asas abertas.
Plantas de sombra para jardim
Jardins podem compor qualquer local: de residências a escritórios; de condomínios a espaços públicos. Além disso, podem ser construídos em ambientes que batem sol plenamente ou então que estejam totalmente à sombra.
É importante saber quais espécies são as mais indicadas para o seu jardim, de acordo com essas características. Afinal, você deseja que ele seja sempre ornamental e saudável, não é mesmo? Selecionamos algumas plantas de sombra para você conhecer e colocar em seu jardim.
Babosa de pau ou pacová
Na botânica é conhecida como Philodendron martianum. É uma planta brasileira, ou seja, tipicamente tropical. Pode ser utilizada no jardim, pois é classificada como meia sombra. Portanto pode ficar exposta ao sol por um certo período de tempo sem problemas.
Não suporta temperaturas extremamente baixas e precisa de rega quando o solo estiver seco. É popularmente conhecida por seu uso para produções de hidratantes, condicionadores, entre outros.
Peperômia
Planta brasileira nativa da mata atlântica, é conhecida também como Peperômia Melancia ou Zebra. Pode atingir de 20 a 25 cm de altura.
A peperômia pode ser cultivada em jardins e não tolera temperatura muito baixas, pois é uma planta tropical. Dá um toque especial ao ambiente, pois sua folhagem chama muita atenção.
Areca Bambu
É uma planta conhecida mundialmente, principalmente pelo uso em paisagismo. É originária da ilha Madagascar, chamada no meio botânico por Dypsis Lutescen.
Apresenta crescimento rápido em comparação com espécies semelhantes e é uma das plantas mais indicadas para jardins, pois é tolerante as mais diversas exposições.
Plantas de sombra para vasos
Plantas de sombra em vasos dão um charme especial em qualquer ambiente. Selecionamos alguns modelos que podem ajudar você na escolha.
Espada de São Jorge
A espada de São Jorge é uma planta que adora sombra e não necessita de tanta manutenção. Ela tem origem na África e seu nome científico é Sansevieria Trifasciata. Pode ser conhecida também como espada de Ogum e para alguns trata-se de uma espada protetora. Muitas pessoas acreditam que ela protege contra energias negativas.
Seu uso mais comum é em vasos, sendo super encontrada em casas, escritórios, consultórios, entre outros.
Aglaonema
Conhecida cientificamente como Aglaonema crispum é originária das Filipinas. É muito utilizada em vasos e design interiores. A saber, ela não gosta de temperaturas muito baixas, mas trata-se de uma planta que gosta de umidade.
Zamioculcas
É uma planta originária da Tanzânia são plantas super resistentes e não precisam de muitos cuidados. Elas ficam lindas em vasos e são bem requisitadas para compor ambientes internos.
Algumas pessoas acreditam que as Zamioculcas traz boas energias ligadas ao sucesso financeiro. Suas folhas possuem uma beleza incrível, além de um brilho que chama a atenção.
Plantas de sombra para jardim vertical
Jardins verticais se caracterizam por deixar as plantas dispostas verticalmente, como o próprio nome indica. Você pode montar um jardim assim em uma parede ou em estruturas de madeira ou ferro. As plantas de sombra nesse caso podem ser trepadeiras ou então ser plantadas em vasos e cachepôs. Conheça algumas espécies!
Samambaia-americana
A samambaia-americana conhecida mundialmente, adora o clima tropical e pode ser chamada também de Lâmina de espada, samambaia de Boston, samambaia espada.
Na botânica é conhecida como Nephrolepis Paniculata. Ela consegue chegar em média a 60 cm de altura. Possui um ciclo de vida longo quando comparada com espécies semelhantes.
Pode ser usada em jardins, vasos e também nos jardins verticais, que vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros.
Peperomia serpens
É uma planta nativa da América do sul. Considerada por muitos como uma das plantas mais decorativas, principalmente para jardins verticais por ter folhas em penca. A saber, elas não possuem resistência a temperaturas muito baixas e gostam bastante principalmente do clima litorâneo.
Flor de maio
A flor de maio é um cacto nativo da mata atlântica e também conhecido como cacto da páscoa, flor de seda e cacto de natal. Cientificamente é chamada de Schlumbergera truncata e preferem temperaturas acima de 12 graus.
Pode ser considerada uma planta de sombra ou meia sombra, sendo prejudicada com luminosidade constante e altas temperaturas. Tem ganhado espaço nos jardins verticais.
Como cuidar de plantas que gostam de sombra?
As plantas de sombra não precisam de tantos cuidados se compararmos às de luminosidade plena, por exemplo.
Esse tipo de planta está acostumado a conviver no seu habitat natural com plantas maiores que isolavam a luz solar sobre elas. Portanto, a luminosidade sempre foi baixa mesmo. Dessa forma, não sentem falta do sol, fique tranquila (o).
Para cuidado no lar é recomendado:
- Procurar lugares que não recebam diretamente luz solar
- Tome cuidado com excesso de água, não há necessidade de regas constantes. Preste atenção na situação do solo até a próxima rega, pois este tipo de planta tem um armazenamento natural de água
- Escolha um local da casa que não seja contemplado por correntes de vento muito fortes
Essas são as dicas básicas para cuidar das plantas de sombra. Pode ser que algumas espécies requisitem cautela maior, troca de terra, entre outros detalhes.
Aproveite para ler também outros artigos relacionados:
Tipos de plantas – 16 espécies diferentes para você ter em casa!
Plantas aquáticas – 20 espécies perfeitas para cultivar no seu lar!
Decoração com Plantas – 30 Ambientes Apaixonantes para se Inspirar!
Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre construção, decoração e paisagismo!
Esta postagem Plantas de Sombra 【2020】– 13 Espécies Incríveis para Cuidar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Plantas de Sombra 【2020】– 13 Espécies Incríveis para Cuidar! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário