Existem inúmeros tons de azul, e uma das variações é o azul royal, uma nuance que tem intensidade escura e vibrante, e que também costuma ser chamado de azul bic.
Essa nuance pode ser usada em diversos universos, sendo uma aposta bastante frequente no mundo da moda, mas também uma excelente escolha para o mundo da decoração, uma vez que o azul royal é uma cor que cai bem em diferentes ambientes e propostas decorativas.
E se você que quer ver dicas de como usar a tonalidade na decoração, e em como montar uma cartela de cores que combinem com essa nuance, vamos ao post com dicas e inspirações incríveis para acertar na decoração.
Quais cores combinam com azul royal?
Na hora de montar a decoração, é bastante comum a dúvida de que cores que combinam com azul royal, uma vez que alguns tons podem ficar mais harmoniosos como essa nuance de azul. E se você tem essa dúvida, reunimos dicas de quais as melhores tonalidades para complementar a cartela de cores decoração com esse tom de azul.
Branco
Para quem não quer errar de jeito nenhum na cartela de cores, um duo perfeito é o mix de azul royal e branco.
Essa combinação traz o branco com uma opção de cor que suaviza o tom de azul mais escuro, sendo uma boa pedida para deixar o ambiente com uma cor menos vibrante e iluminar o espaço com a cor branca, criando uma combinação harmoniosa e sem erros.
Bege
Outra aposta para quem quer manter os tons neutros na combinação com o azul, é a escolha da cor bege, que complementa a cartela de cores sem adicionar mais informações através de novos tons.
A escolha do bege traz uma nuance clara e perfeita para suavizar a cor mais escura de azul, sendo também uma pedida para trazer um ar mais aconchegante ao ambiente, além de ser uma cor que ajuda a iluminar o espaço.
Cinza
Para quem não abre mão dos tons neutros, mas também gosta da ideia de um projeto moderno, uma aposta perfeita é escolher entre as nuances de cinza.
O cinza é o novo queridinho da decoração e a cor neutra funciona perfeitamente como uma opção para suavizar o azul e também para trazer o toque moderno ao ambiente.
Se a proposta é suavizar o tom de azul, o ideal é apostar nas nuances mais claras de cinza. No entanto, se a ideia é criar um projeto um pouco mais escuro, os tons mais fechados de cinta podem ser uma escolha para a combinação com o azul royal.
Amarelo
A cor escura também pode ser combinada com tons vibrantes e quentes do círculo cromático, como é o caso da combinação de azul royal com amarelo.
Nesse caso, o amarelo pode entrar com uma cor complementar ao azul, e ser uma boa aposta para iluminar o ambiente e deixar o espaço mais estimulante.
Laranja
Entre as opções de cores quentes para combinar com a nuance de azul escuro em vibrante, a tonalidade de laranja é uma excelente escolha para contrastar com tom escuro e criar uma proposta mais alegre para o ambiente.
Essa combinação cria um duo de cores de bastante destaque, e nesse caso o tom alaranjado pode aparecer em detalhes complementares ao azul, ficando harmonioso, mas sem sobrecarregar a decoração do ambiente.
Pink
Seguindo o círculo cromático, uma ideia para criar uma cartela de cores para decoração é usando cores análogas, ou seja, cores vizinhas, como é o caso da combinação de azul royal e pink.
Nesse caso, as duas cores são bastante intensas, mas por serem todos bastante diferentes criam uma relação de destaque das duas nuances, e que podem ficar bastante harmoniosas na decoração.
Para criar esse duo com harmonia, a dia é escolher uma das cores apenas para detalhes. Assim, não há “brigas” entre as nuances e o ambiente não fica “carregado” visualmente.
Marrom
Para criar uma sensação aconchegante na decoração, uma boa pedida são os tons terrosos, como marrom, ou até mesmo a tonalidade através de elementos de madeira, combinando com a nuance de azul royal.
Essa combinação entre marrom e azul é perfeita para suavizar a nuance de azul, e criar a sensação mais quente e acolhedora ao ambiente, criando um duo perfeito entre a sensação de tranquilidade do azul e a sensação acolhedora das nuances terrosas.
Vermelho /Marsala / Vinho
Como ideia de combinação da nuance de azul com tons quentes, uma das possibilidades é apostar no tom de vermelho e suas variações, como vinho e marsala.
Nesse caso, o azul royal com vermelho ou suas nuances, é uma boa pedida para criar cores que se destaquem igualmente, mas que também fiquem harmoniosas entre si.
Dicas de decoração com azul royal
Azul royal na sala
Para quem pretende incluir a tonalidade de azul royal na decoração da sala, mas pensa em acrescentar o tom como uma opção secundária da cartela de cores, este projeto mostra uma inspiração para acrescentar o tom de azul como uma complementar da decoração.
No projeto da sala de estar, a aposta foi de fazer uma decoração em tons claros, com sofá branco, tapete off white, e paredes também brancas.
Assim, o tom de azul aparece através dos detalhes decorativos, como as almofadas que se destacam no sofá branco e também do quadro na parede, ligando esses detalhes decorativos em azul, e mantendo a ideia da tonalidade mais intensa como uma opção secundária para a cartela de cores.
Azul royal na cozinha
Para fugir das tradicionais cozinhas apenas com cores neutras, este projeto traz uma inspiração moderna e que acrescenta o azul royal como um toque de cor para o ambiente.
Nesse caso, o ambiente é composto de tons neutros, como branco e cinza, e traz elementos modernos que caracterizam o ambiente.
O toque de cor fica por conta do balcão que traz revestimento com desenhos geométricos em tom de azul royal com branco, mantendo a harmonia com o restante da cozinha e adicionando um ponto de cor e destaque no projeto, mas sem que a cozinha fique carregada demais.
Azul royal no quarto
Para quem fica em dúvida em como usar o tom de azul royal na decoração do quarto, este projeto simples traz uma ideia bastante interessante de acrescentar a cor em detalhes do ambiente.
Nesse caso, a aposta foi de manter as paredes brancas e adicionar um móvel colorido se destacando diante da parede branca.
Para criar uma harmonia entre a cor do móvel com outros elementos do quarto, a roupa de cama e almofadas no mesmo tom do móvel criam esse ponto de equilíbrio entre os elementos da decoração.
No projeto, a cor branca aparece como uma aposta para a suavizar o restante do ambiente, e a escolha por um criado mudo vintage e em madeira é uma boa pedida para adicionar elementos de diferentes estilos, além de dar o toque mais aconchegante da madeira.
Azul royal no banheiro e lavabo
A cor também pode ser uma aposta para o projeto de um banheiro moderno, como mostra esta inspiração.
Nesse caso, o banheiro é um duo perfeito de branco e azul royal, sendo que o branco é uma boa pedida para suavizar a cor mais escura e deixar o ambiente pequeno mais iluminado.
A tonalidade de azul aparece em diversos pontos do banheiro como bancada, parte da parede, e até mesmo na parte interna do box, como listras e nicho embutido, criando harmonia entre os pontos de cores que compõem o ambiente.
Gostou das ideias e dicas para incluir essa cor na decoração? Conte-nos qual dos projetos decorativos você mais gostou e se você já apostou nesse tom para adicionar um toque de cor elegante e diferente no ambiente.
Esta postagem Azul royal na decoração – 85 inspirações para combinar com o tom! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Azul royal na decoração – 85 inspirações para combinar com o tom! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário