Espécie altamente popular no Brasil, a palmeira areca-bambu se destaca em muitos projetos de paisagismo, seja em jardins espaçosos ou pequenos locais.
De fato, é uma variação bonita e de médio porte que se adapta a diversas regiões, além de ser bem fácil de cultivar. Por isso, conquista cada vez mais pessoas, seja para ornamentar áreas internas ou externas.
Entender as características da areca-bambu e as técnicas de cultivo é essencial antes de adquirir essa planta. Sendo assim, vale conferir nosso guia completo e informativo com ótimas dicas + fotos lindas. Leia tudo e surpreenda-se.
As palmeiras são ótimas opções para transformar o paisagismo de qualquer local, seja de chácaras ou pequenas áreas externas com piscina, por exemplo.
Enquanto algumas variedades atingem um tamanho surreal, como a palmeira real, outras possuem porte pequeno ou médio, ideais para pequenos quintais e até para o cultivo em vasos.
A palmeira areca-bambu é um bom exemplo. Além de ser fácil de plantar e manter, ainda possui um belo aspecto e combina com outros tipos de plantas, valorizando todo o seu jardim. Do mesmo modo, melhora o ambiente interno, trazendo mais vida e cor a salas, escritórios e quartos.
Características da palmeira areca-bambu
Quais são as características da palmeira areca-bambu?
Seu nome científico é Dypsis lutescens, uma planta da família Arecaceae, conhecida simplesmente como areca por muitas pessoas. É abrangente em várias regiões do mundo, sobretudo em países tropicais como o Brasil.
A origem da palmeira areca é africana e seu tamanho varia bastante, considerada uma palmeira de pequeno e médio porte atingindo de 3 a 9 metros de altura. Tem ciclo de vida perene e se adapta muito bem à meia sombra. Já o termo “bambu” se refere ao seu caule, que quando grande e vistoso lembra um bambu amarelado.
Uma das principais vantagens da palmeira areca-bambu é o rápido crescimento, com ágil formação de touceiras em coloração verde clara. O tronco é amarelado e bem resistente, já as folhas apresentam um verde vivo no ápice de seu desenvolvimento. Já os frutos são amarelos e arroxeados quando amadurecem.
O ciclo de crescimento da areca depende da técnica utilizada. Sendo assim, pode ter porte de arbusto (com muitas touceiras) ou de árvore, quando é podada para remover os galhos da base e deixar o tronco visível. Entretanto, é um trabalho que deve ser realizado frequentemente, pois novos brutos surgem rapidamente.
Extremamente comum no paisagismo, a areca-bambu pode ser plantada solo, em fileiras e até em vasos. Muitas formam cercas vivas e mini jardins, além de se destacar em canteiros próximos a piscinas. Além disso, é comum vê-la no paisagismo de parques, praças e áreas públicas em geral.
Na decoração de interiores, pode ser cultivada em grandes vasos e cachepots, dispostos em cantos de salas de estar, em varandas, em quartos e até em escritórios.
Como cuidar e cultivar? #dicas
O plantio da palmeira areca-bambu é bem simples. Além de adquirir pequenas mudas e transportá-las para vasos e canteiros, também é possível realizar a germinação das sementes.
Como o crescimento é rápido, a taxa de propagação de novas palmeiras também é alto. Em muitos casos, as sementes que caem da planta germinam espontaneamente no solo, cerca de dois a seis meses.
Além disso, você pode recolher as sementes e germinar junto a um substrato úmido feito com terra e casca de arroz carbonizada. Mantenha em um recipiente junto à semente com a ponta para cima. Por volta de dois meses a germinação acontece e dá vida a uma muda.
Do mesmo modo, os brotos das touceiras também podem ser retirados do caule e transportados para vasos e outros locais. Basta preparar a terra, que deve ser fértil, com boa drenagem, matéria orgânica e índice de umidade satisfatório.
A adubação pode ser realizada conforme orientação de especialistas ou quando a palmeira atingir um pequeno porte, seja em vasos ou diretamente no chão. Use insumos indicados e sempre após as regas para não prejudicar as raízes.
Embora goste e tenha resistência ao sol direto, é ideal cultivar a areca-bambu à meia sombra. O contato frequente com sol acaba amarelando e queimado suas folhas, prejudicando seu aspecto. Já as regas podem ser regulares.
Vale destacar também que a areca aprecia umidade do ar elevada. Sendo assim, não deve ficar em ambientes internos com ar-condicionado – uma dica primordial para quem pretende ter essa palmeira na sala ou em escritórios.
Fotos de paisagismo com areca-bambu
A areca-bambu valoriza o paisagismo de diversos projetos. Veja muitas fotos impressionantes.
Em canteiros / no chão
A palmeira areca se adapta muito bem a canteiros em jardins, sobretudo no porte arbóreo. Para isso, porém, as podas devem ser frequentes para eliminar galhos e brotos da base.
As plantas podem ser cultivadas juntas ou solo, inclusive com outros tipos de palmeiras. Um canteiro ornamentado com grama e pedras deixa o cenário ainda mais bonito e harmônico, assim como algumas espécies de plantas rasteiras.
Outros locais ideais para deixar a palmeira areca são canteiros próximos a muro de piscinas e calçadas na entrada da residência. Assim, a área externa fica mais bonita, vibrante e com bom contraste entre tons de verde.
Quando atinge o pico de crescimento, a palmeira se destaca entre as outras árvores e plantas.
Em vasos
Muitas pessoas também cultivam a palmeira areca-bambu em vasos. Se você busca uma boa opção para renovar a decoração da sua casa, essa planta é indicada – assim, a área externa fica mais verde e fresca.
Os vasos com areca-bambu devem ser grandes, principalmente de barro ou cerâmica. A planta gosta de solos com bastante matéria orgânica. As regas podem ser regulares para manter a terra úmida, mas não encharcada.
Além disso, podar as touceiras que se formam ajudam no crescimento da planta, que atinge um porte médio e se destaca em qualquer canto da casa – além de escritórios, lojas e estabelecimentos.
Especialistas também indicam seu desenvolvimento em pequenos jardins de canto, sobretudo em salas com grande espaço, assim como embaixo de escadas. São propostas simples e que valorizam o ambiente.
Você encontra mudas e sementes de areca-bambu em lojas de produtos de jardinagem e paisagismo, além de viveiros. A partir da formação da planta, terá muitos brotos e sementes para cultivar a quantidade que quiser.
De fato, essa palmeira é muito popular e perfeita para ornamentar a decoração da sua casa. Que tal investir nessa espécie? Esperamos que tenha gostado das dicas e fotos. Deixe um comentário e compartilhe. Até mais!
Esta postagem Tudo sobre【ARECA-BAMBU】➞ Como cuidar e fotos lindas! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Tudo sobre【ARECA-BAMBU】➞ Como cuidar e fotos lindas! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário