Tradicional e brasileiríssima, a pedra mineira é uma opção econômica para quem deseja revestir áreas externas e internas com elegância e beleza natural.
Facilmente confundida com a pedra São Tomé, por serem oriundas de regiões aproximadas, ela surge como uma alternativa mais barata de decoração, principalmente para paredes.
Nos pisos há certas controvérsias que iremos expor mais à frente, apesar de também haver inúmeros projetos de inspiração.
Se você está em busca de informações e inspirações sobre pedras para decorar e revestir, encontrou o lugar perfeito.
Nós elaboramos um artigo com dicas e imagens de projetos que utilizam a pedra mineira em sua composição. Suas características e indicações de especialistas para o seu uso. Vamos lá?
Pedra mineira ou pedra São Tomé – Qual a diferença?
Como falamos anteriormente, a pedra mineira é muito confundida com outra pedra de visual semelhante: a São Tomé.
A confusão, a princípio, ocorre por conta de sua estética parecida mesmo. Ambas possuem mesclas de cores claras, como bege e marrom claro.
Porém, se observarmos mais a fundo, percebemos certas diferenças entre as duas.
Uma delas é a origem. enquanto a pedra Mineira é da região da Serra da Canastra, mais precisamente da cidade de Diamantina, em Minas Gerais, a pedra São Tomé vem da cidade de São Tomé das Letras, também mineira.
Agora veja as principais diferenças estéticas entre essas duas pedras:
Pedra São Tomé → segundo especialistas, a característica marcante dessa pedra é a face lisa e regular. Ela tem a cor clara, principalmente em tons variados de bege e amarelo
Possui alta resistência ao atrito, assim como é muito dura. Portanto, é muito visada para projetos de pisos de áreas externas, incluindo varandas, jardins e garagens. Além de resistente e durável, tem a vantagem de não absorver calor, de ser antiderrapante – por isso é usada em piscinas!
Já falamos dela por aqui 🙂 → Pedra São Tomé: guia completo com dicas e fotos de projetos!
Pedra mineira → uma de suas características é a face irregular com rugosidades. Além disso, é empenada, ou seja, possui o formato de cunha. Quanto a suas cores, tem mais variação do que a São Tomé – permeia entre bege, cinza, amarelo e até um tom rosado.
Apesar do perfil comum, a pedra mineira infelizmente não agrega um valor técnico muito alto às obras. Diferente da São Tomé, ela não é tão resistente a atritos e nem tão dura. Em alguns casos, pode até esfarelar com o passar do tempo.
Por isso é importantíssimo averiguar a procedência do produto e a certificação da empresa. Pode ser que você encontre pedras mineiras de maior qualidade, contudo, segundo profissionais da área, a São Tomé oferece mais segurança na hora de revestir.
Para quem não quer abrir mão da tradição da pedra mineira, de acordo com especialistas, a dica é utilizá-la no revestimento de paredes e não nos pisos.
Por conta da baixa resistência a atritos e a muita carga de peso, sua presença em paredes, churrasqueiras, bancadas e demais estruturas verticais não vai demonstrar riscos de esfarelamento.
Fotos e modelos de pedra mineira
Agora que você conheceu, de fato, como é a pedra mineira e suas diferenças com a São Tomé, tem a possibilidade de ver como que ela é utilizada em projetos de decoração.
Apesar de ser tratada no mercado de revestimentos e pedras naturais como um produto de menor durabilidade, requisitada para projetos de baixo custo, ela aparece em várias composições interessantes.
Selecionamos tópicos que mostram projetos de pedra mineira para a piscina, para paredes, bem como para fachadas de casas. Confira e tire suas próprias conclusões!
Pedra mineira para piscina
Assim que você finaliza a construção ou instalação de uma piscina, deve iniciar o processo de revestimento ao redor dela. São muitos os materiais que podem ser colocados nessa área, como as pedras, o gramado, o deck de madeira, bem como o cimento queimado.
Quando se quer pedras nesse projeto, há determinados modelos mais recomendados. Não pode ser qualquer tipo de pedra, pois precisa ter resistência à umidade, e ter potencial antiderrapante, por exemplo.
No caso da pedra mineira, é bacana que se faça um acabamento com impermeabilizante e demais produtos para que ela fique mais resistente e não ofereça riscos.
De acordo com especialistas, essa não é a pedra mais indicada para compor a região de piscinas por conta de sua fama de esfarelar com o passar do tempo.
Porém, se esse for o seu desejo para decorar esse ambiente, procure tirar todas as suas dúvidas antes de comprar, garantindo que sua procedência seja confiável e de qualidade.
Leia + sobre esse assunto em um post especial → Área de Lazer com Piscina: Dicas, plantas grátis e + de 30 projetos!
Veja alguns outros projetos de piscinas com pedras mineiras ao redor:
Pedra mineira para fachada
Tem dúvidas sobre qual pedra utilizar na fachada de sua casa? Seja em uma reforma ou em um projeto de construção, as pedras podem dar um up na frente da residência, diferenciando-se de qualquer outro material.
Você pode mesclar as pedras naturais com outros revestimentos como madeira, porcelanato, cerâmica ou tinta tradicional, por exemplo. Mas pode ter certeza que elas vão agregar elegância!
Vale lembrar que as pedras mineiras podem ser cortadas em diversos formatos, como mosaicos, filetes, arredondados, irregulares, sinuosos, etc. Escolha aquele que melhor se encaixa no estilo de sua casa. Além das paredes externas, você pode usá-las nos muros.
Há um post nosso que pode lhe interessar → Muros de pedras: tipos, técnicas e 50 fotos!
Dê uma olhadinha nas sugestões de pedras mineiras em fachadas de casas:
Pedra mineira para parede
Por fim temos as sugestões de usar as pedras mineiras em paredes tanto externas quanto internas. Essa é a utilização mais indicadas para elas, devido a sua baixa tolerância a impactos e atritos – nas paredes isso é muito menos passível de acontecer, certo?
Dessa forma, você pode encontrar nas pedras mineiras a vantagem de economizar no revestimento de paredes. É possível agregar estilo tal qual demais pedras naturais e não gastar tanto por isso.
Para que ela fique mais forte e não se deteriore em pouco tempo, ou seja, dure mais, a dica é aplicar resinas que formem uma camada protetora. Além disso, se forem compor áreas externas ou úmidas, é importante passar impermeabilizantes próprios para pedras.
Temos um post especial sobre esse assunto. Leia → Pedras para parede – 75 tipos perfeitos para uma parede de pedra!
Nós trouxemos vários modelos de decoração de paredes com pedras mineiras. Veja a seguir!
E então, achou a pedra mineira uma boa alternativa para a decoração de sua casa? Conte para a gente suas impressões, se há dúvidas ou sugestões!
Também há outros artigos relacionados a pedras naturais. Confira:
Pedras para parede externa – 40 tipos ideais para você escolher!
Pedra canjiquinha / palito: tipos, preços e 60 fotos de projetos!
Pedra miracema: características, preço, como assentar e projetos!
Sempre há novidades sobre construção e decoração por aqui, esperamos por você!
Esta postagem Pedra mineira – Como usar? + 25 ideias modernas e inspiradoras! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Pedra mineira – Como usar? + 25 ideias modernas e inspiradoras! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário