Em meio a tanta variedade, conhecer os tons e cores de madeira é essencial para uma decoração harmônica. Esse material chama atenção pela versatilidade e pelo amplo uso em qualquer ambiente, seja em móveis, adereços, revestimentos, entre outras ideias.
Um bom equilíbrio de cores é primordial, por isso você deve conhecer os principais tipos de madeira e escolher os mais indicados para o seu projeto. Para isso, vale acompanhar nosso guia completo com ótimas dicas e fotos inspiradoras.
Muito se ouve falar em diversos tipos de madeira. A diferença entre eles, além da qualidade e do preço, está na cor. Alguns, inclusive, são reconhecidos especificamente pelo tom que apresentam, seja mais claro ou escuro.
De acordo com especialistas, essa é uma variável importante quando se trata de decoração, afinal, cada cor combina com um estilo específico. Há madeiras que combinam com um conceito moderno, outras com um projeto clássico, rústico, minimalista, entre outros.
Reconhecer os tons de madeira pelo nome é primordial para definir qual é o mais indicado para a sua casa. Sendo assim, vale se atentar ao texto com todas as informações necessárias.
Principais tons e cores de madeira
De modo geral, as cores de madeira são classificadas em claras, escuras, médias e avermelhadas. Conheça as principais e aprenda a diferenciá-las.
Cedro
Cedro é um tipo de madeira muito comum no Brasil e em regiões tropicais. Tem alta qualidade e boa resistência, tanto que é utilizada amplamente em projetos externos. Além disso, é uma das melhores versões para trabalhar. Entre outras características, estão a baixa permeabilidade, tom médio e versatilidade.
Cumarú
A resistência é uma das principais vantagens do cumarú, um tipo de madeira em tom médio que pode ser encontrado em diversos locais. Segundo especialistas, a durabilidade é um ponto forte, pois não danifica facilmente mesmo com umidade e ataque de pragas.
Entretanto, essa característica torna o cumarú uma madeira difícil de trabalhar, por isso possui um preço alto. Os móveis de cumarú são bem valorizados, assim como a madeira bruta, que é utilizada em obras de alto padrão.
Itaúba
A itaúba é muito comum na região norte do Brasil e sua madeira é base para uma diversidade de projetos construtivos. Apesar de ser difícil de ser trabalhada, garante um bom acabamento a diversas estruturas. Além disso, se destaca pela resistência, sobretudo a pragas como cupins. Já seu tom é mais claro, o que rende boas combinações em diferentes estilos de decoração.
Carvalho Americano
O carvalho americano possui uma cor média e se destaca pela durabilidade caso a madeira seja bem tratada. Do contrário, não resistirá ao ataque de cupins, por isso é essencial a aplicação de produtos específicos.
É um dos tipos mais populares de madeira, com uso sobretudo em revestimentos (como pisos), em móveis e outras estruturas. É bem fácil de ser trabalhada e uma das principais versões disponíveis nas madeireiras.
Pau Ferro
Entre os tons de madeira avermelhados, destacamos o pau ferro, outro tipo nativo do país e conhecido também como jacarandá. A cor é uma das características marcantes, além de um cheiro agradável, textura fina e alta resistência a fungos e insetos. Assim como o carvalho, está presente em diversas estruturas, sobretudo móveis.
MDF
Vale destacar também a “medium density fiberboard”, conhecida popularmente como MDF, que é classificada como um material derivado da madeira. É amplamente utilizada em diversos projetos, é bastante acessível, bonita e resistente.
Outra vantagem é a possibilidade de receber diversos acabamentos na superfície, seja fosco, brilhante, acetinado, etc., além de servir de base tanto para tons claros quanto escuros.
Cores de madeira na decoração
Conforme salientamos, podemos classificar as cores de madeira em quatro tipos principais, baseado sobretudo na qualidade do material e sua origem. Tudo depende da espécie de árvore e a tonalidade pode mudar devido a outros fatores como clima, solo e tratamento da árvore.
Nesse contexto, tenha em mente que os tons podem variar até mesmo na própria espécie. Nenhum cedro é igual ao outro, assim como a madeira de uma itaúba pode ser mais clara em comparação a outra. Todavia, dá para reconhecer cada tonalidade e escolher a que mais se adapta ao estilo de decoração do seu projeto. Saiba mais sobre essa variedade de cores e veja algumas fotos de projetos.
Madeira clara
Os tons claros de madeira estão presentes em diversas espécies e ornamentam a décor de qualquer ambiente. Segundo especialistas, as principais representantes são a madeira de cerejeira, itaúba, pinus e eucalipto.
A utilização se dá juntamente com materiais de tom claro para deixar o cenário clean. Sendo assim, a madeira clara combina com propostas minimalistas e modernas, embora também seja usual em estilos provençais. De qualquer forma, é essencial equilibrar as cores para valorizar a harmonia em seu projeto.
Madeira escura
A madeira escura é comum em ambientes com estilo rústico. Os tons sóbrios deixam o ambiente mais sofisticado e elegante, mas é preciso ter coerência para fazer boas combinações e evitar que o cenário fique carregado. Algumas opções de madeira com cor escura são o cumarú, o ipê e algumas tonalidades do carvalho americano.
Uma ótima ideia é incluir a madeira escura em móveis ou pequenos adereços presentes no ambiente, harmonizando com uma base clara para manter uma boa iluminação. Além disso, uma ideia é combinar com madeiras em cores claras também.
Madeira de cor média
As madeiras de cor média são as mais convencionais do mercado, presentes em uma série de superfícies e estruturas. Entre as melhores opções, destacamos o cedro e o imbuiá. São as versões mais fáceis para compor uma decoração equilibrada, perfeitas para diversos estilos, dos clássicos aos modernos.
Madeira avermelhada
O pau ferro é um dos principais representantes de madeira avermelhada, assim como o mogno, peroba e angelim. De fato, a cor forte cria um ponto de destaque na decoração, trazendo sofisticação e elegância a qualquer projeto, sobretudo na combinação com elementos em tons escuros.
Definir os tons e cores de madeira que farão parte da decoração do seu projeto é essencial para criar conceitos equilibrados e requintados. Inspire-se com as dicas e fotos e conte pra gente o que achou. Esperamos que tenha gostado. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Tons e cores de madeira – 40 ideias de uso e os tipos mais utilizados! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Tons e cores de madeira – 40 ideias de uso e os tipos mais utilizados! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário