Muita gente quer apostar nos tons de verde para decorar, mas não fazem ideia de como fazer isso. Esse é o seu caso? Então fique com a gente nesse post especial!
Os diversos tons de verde são altamente usados da decoração de ambientes, tanto internos quanto externos. Ela passa a imagem de que estamos bem próximos da natureza e é perfeita para locais relaxantes.
Cheia de personalidade e significados, essa coloração pode ser aplicada nas paredes, nos móveis, bem como em outros objetos decorativos.
Não há tempo ruim para decorar com verde. O que é complicado no início é se decidir qual tom usar e como combinar ele com demais cores. Afinal, todo mundo deseja um resultado harmonioso, não é mesmo?
Para lhe ajudar nessa missão, elaboramos um post repleto de informações, dicas e imagens inspiradoras de projetos decorados. Confira agora mesmo 🙂
Significado da cor verde
Primeiramente, devemos discorrer sobre os significados da cor verde. Pensar nisso na hora de decorar faz todo o sentido quando se deseja criar um ambiente harmonioso e personalizado.
Não é preciso ser adepto do Feng Shui para se aproveitar dos significados das cores. Casas com qualquer estilo podem ficar equilibradas, elegantes e coerentes.
Significados básicos
A saber, o verde não possui somente um significado. De acordo com especialistas, o mais básico é sua consonância com a natureza. Ele remete tudo o que é relativo ao meio ambiente, ao verde das florestas, dos jardins, da grama, etc. E isso consegue-se com qualquer tom de verde.
Fora isso, o segundo maior significado é a união de alguns termos semelhantes: paz, tranquilidade e relaxamento. Por isso é sempre muito requisitada para decorar hospitais e demais casas de saúde. Mas além disso, podem ser ótimas para quartos, salas e até banheiros.
Tons escuros
Os adoradores de tons de verde escuros vão agregar ao ambiente o sentido de estabilidade e experiência, pois se referem às árvores mais adultas. De novo a natureza surge como elemento permanente.
Também podemos citar o sucesso (e dinheiro, diga-se de passagem) como significado dos verdes escuros. Sendo assim, é uma ótima opção para estabelecimentos comerciais, escritórios de diversos segmentos, mas sempre atrelados a cores sóbrias mais claras, criando um equilíbrio.
Verdes claros
Além da tranquilidade que já citamos por aqui, os tons de verde, sobretudo os clarinhos como água e folha, por exemplo, transmitem leveza, alegria e fertilidade.
São significados considerados místicos, mas que podem fazer toda a diferença para quem procura uma motivação maior para decorar com essas tonalidades.
Outros significados importantes
- Luxo
- Sofisticação
- Juventude
- Esperança
- Liberdade
- Saúde
- Equilíbrio
- Boas energias
- Positividade
- Sorte
Bom, conhecendo todos esses significados dá para perceber que é um excelente negócio escolher o verde para decorar sua casa ou qualquer outro projeto, não é mesmo?
Fique por dentro de outras dicas para decorar a partir dos significados: Guia Completo do Feng Shui – 45 Decorações & Dicas para sua Casa!
Quais são os principais tons de verde?
Uma dúvida que muita gente tem na hora de decorar com verde é escolher um entre os principais tons. Mais quais seriam eles?
Abaixo você pode conhecer os mais usados tanto na decoração de ambientes quanto na moda e maquiagem também. Confira:
- Verde limão: quem busca um tom claro cheio de vida vai se apegar ao verde limão facilmente. Ele anima qualquer espaço, mas não deve predominar tanto, pois por ter certo brilho pode se tornar cansativo.
- Verde oliva: é também conhecido como verde militar. Muito versátil, fica lindo em muitos ambientes, sobretudo aqueles com a decoração vintage, rústica ou clássica. Combina muito com itens dourados.
- Verde água: outro tom claro para proporcionar alegria e relaxamento. Tende a ser uma cor muito escolhida pelo público feminino por sua delicadeza, mas com jeitinho pode compor espaços sociais variados. O equilíbrio vem ao combina com cores intensas.
- Verde menta: coincidentemente, por conta do nome, é um tom que consegue levar frescor ao local. Também clarinho, é ótimo para quartos infantis e de bebê, mas sua descontração torna alvo fácil de cozinhas e varandas.
- Verde bandeira: leva esse nome aqui no Brasil por fazer referência ao verde usado na bandeira nacional, na qual esse tom significa as florestas nativas. É uma cor média e fica incrível nos objetos têxteis ou decorativos.
- Verde folha: mais um tom que está ligado intimamente à natureza. Dessa vez é uma alusão ao verde das folhagens frescas e vívidas. Quem deseja levantar o astral do ambiente pode recorrer a essa tonalidade sem medo.
- Verde musgo: amantes da intensidade vão se aproximar muito desse tom de verde. Pode ser sério dependendo da composição, mas em outros momentos transmite sofisticação, luxo e classe.
- Verde escuro: por ser o mais escuro dos verdes, é deixado de lado na decoração total das paredes. Mas dá um show quando empregado com delicadeza através de móveis e tecidos. É muito procurado para ambientes masculinos.
Sugestões de tintas para colorir as paredes com tons de verde
Quer apostar em paredes verdes? Nós selecionamos algumas tintas que circulam no mercado bem variadas, que vão lhe ajudar nesse processo de escolha. Veja só:
- Grama-molhada – Suvinil.
- Verde-paraíso – Suvinil
- Verde-piscina – Suvinil
- Verde da sorte – Suvinil
- Verde exército – Suvinil
- Onda verde – Suvinil
- Maçã verde – Coral
- Verde vale – Coral
- Verde Brasil – Coral
- Verde colonial – Coral
- Verde encanto – Coral
- Verde primavera – Coral
Aprimore sua pesquisa a partir dessas opções! Visite casas de tintas, bem como lojas de construção para ver essas tonalidades de perto, fazer testes e cotar valores para a sua obra.
Quais cores combinam com verde?
Ao decorar, uma das maiores dificuldades é combinar cores, isso é fato. Mesmo os mais experientes dos decoradores e arquitetos fazem estudos prévios para ter certeza da paleta de cores mais assertiva.
Sendo assim, é sempre válido buscar dicas para acertar em cheio na junção de duas cores na decoração, não é mesmo? Se você escolher o verde, saiba que há inúmeras possibilidades, dependendo da tonalidade que ele tem.
O primeiro passo é conhecer o círculo cromático:
Acima você pode ver que no círculo há cores complementares, que são as diretamente opostas, e as análogas, que estão lado a lado. São essas as tonalidades que vai se “conversam”.
Preste atenção que a imagem evidencia diversos tons de verde, dos mais escuros aos mais claros. Obviamente não há todos os existentes, mas a partir dele é possível ter uma noção de como ornar com outras cores.
Resumindo, as possíveis combinações dos verdes com outras cores são:
Vermelho e laranja
Rosa e roxo
Verde e azul claro
Amarelo e dourado
Branco e bege
Preto e cinza
Dicas de decoração com tons de verde
Depois de se inspirar com as melhores combinações com os tons de verde, o que acha de conhecer projetos decorados impressionantes?
A saber, você pode aproveitar todos os bons significados do verde em qualquer canto de uma casa ou espaço comercial.
Pondere seu uso entre os componentes de uma decoração para obter um resultado harmônico.
Felizmente, hoje em dia você encontra de tintas a móveis, de tecidos e eletrodomésticos, de revestimentos a pedras naturais, todos em tonalidades de verde.
Por conta disso, todos os ambientes podem ser decorados com pitadas de verde, dos destinados ao público infantil até quartos de casal e bares. Realmente é um tom extremamente versátil quando usado com cautela.
Tenha uma ideia a seguir de como decorar utilizando diversos tons de verde!
Tons de verde para sala
Salas de estar e de jantar podem ganhar aparências com variados aspectos.
Dependendo do tom utilizado podem transmitir relaxamento ou descontração, dois significados que são interessantes para esses ambientes. A sofisticação também é aplicada a partir dessa cor, então pode combinar com alguns projetos.
Conheça mais: Sala Verde: Como Decorar? – 70 Ideias Modernas e Dicas de Ouro!
Inspire-se com ideias de salas com tons de verde:
Tons de verde para cozinha
Cozinhas atualmente são decoradas não só para serem aconchegantes para cozinhar, mas também para receber e servir convidados. É comum que sejam ambientes com espaços para convivência social.
Dessa forma, os tons de verde podem beneficiar de inúmeras maneiras, principalmente para transmitir alegria, positividade e frescor.
Descubra ideias de decorar cozinhas utilizando tons de verde:
Tons de verde para quarto
Já falamos por aqui e não é segredo nenhum: os verdes ficam bonitos em quaisquer quartos. Dos de bebê aos de casal.
Lembre-se do círculo cromático que expusemos em tópicos anteriores para conseguir combinar o verde com cores coerentes e que lhe agradem. Afinal, quartos precisam ser personalizados de acordo com o seu “dono”.
Inspire-se com quartos lindos decorados com verde:
Tons de verde para banheiro e lavabo
Por fim mostraremos dicas de decoração de banheiros e lavabos. Esses tons podem estar em revestimentos próprios para ambientes úmidos como cerâmicas e porcelanatos, além de pedras naturais, papeis de parede vinílicos e pastilhas.
Dê uma olhadinha nos projetos de banheiros e lavabos verdes:
E então, viu só quantas formas incríveis de decorar com tons de verde? Use nossas informações e dicas para ter sucesso em seus projetos! Qualquer dúvida deixe um recado para a gente.
Aproveite para ler também:
Decoração com Parede Verde – 65 Ambientes Incríveis & Dicas de Tons!
6 Ideias de Decoração de Quarto de Bebê Verde para se Inspirar!
Verde água na decoração – 75 ideias modernas e dicas inspiradoras!
Esperamos você mais vezes para conferir outros conteúdos relacionados a decoração, arquitetura e construção 🙂
Esta postagem Tons de verde – 60 ideias e dicas incríveis para usar na decoração! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Tons de verde – 60 ideias e dicas incríveis para usar na decoração! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário