Durante o processo de obra, há elementos decorativos e funcionais, e entre os elementos funcionais um item importante é a pingadeira.
Então, se você está na fase de obras e não quer esquecer de nenhum detalhe, no post explicamos qual a função da pingadeira e ainda reunimos dicas de modelos que podem ser usados no projeto.
O que é pingadeira?
Se você não conhece a pingadeira, esse elemento é uma espécie de acabamento dado a muros, telhados e janelas, e funciona como uma espécie de peitorial, assim a água da chuva cai sobre essa superfície e ao invés de escorrer por muros e paredes, pinga diretamente no chão.
A vantagem de usar esse elemento no projeto é que o item evita que a água escorra diretamente pelas paredes, assim a superfície não mancha ou danifica a pintura ao longo do tempo, o que evita custos frequentes com manutenção e renovação da pintura.
Além de ser um importante elemento funcional para proteger a construção, o item ainda pode ter caráter estético, uma vez que dá a ideia de acabamento em muros e janelas.
Principais tipos de pingadeira
De concreto
Há diversos modelos para pingadeira, e uma das versões mais utilizadas é a versão de concreto, uma opção duradoura e de baixo custo, o que a torna uma excelente escolha em relação a custo-benefício.
A versão de concreto pode ser feita durante a obra ou pode ser uma versão pré-fabricada e já comprada pronta, assim os módulos podem ser comprados e instalados na superfície desejada.
O modelo em concreto costuma ser encontrado em dois estilos:
- Reta: a versão reta é um modelo em que a superfície de concreto tem acabamento reto, assim a água escorre lentamente pela pingadeira.
- Capelinha: esse modelo é uma versão com inclinações e traz o estilo 2 águas, assim a água da chuva escorre mais rapidamente, o que é ideal para locais com altos índices pluviométricos.
De granito
Para quem busca a funcionalidade e estética em um só projeto, uma boa pedida é a pingadeira de granito.
Esse modelo é ideal para projetos aparentes, como peitoril de janela, muros ou guarda-corpo externo; uma vez que evita que a água da chuva escorra pela parede, e ainda traz a estética da pedra natural dando acabamento.
O modelo em granito é uma opção mais cara que o concreto, e por isso é indicado para projetos que ficam aparentes.
Nesse tipo de pingadeira, uma boa dica é pedir para que a marmoraria faça um friso na parte de baixo da pedra, assim a chuva que poderia escorrer por baixo da pedra é impedida pelo friso e as gotas caem no chão antes de chegarem a parede.
De plástico
Entre as versões mais baratas de pingadeira, uma das possibilidades é o modelo de plástico, uma opção que pode ser usada diretamente no projeto ou embutida a um modelo de concreto.
Na versão de plástico, há modelos próprios que podem ser instalados diretamente na superfície como uma maneira de direcionar a água da chuva. Esse modelo é uma opção barata, mas com o tempo pode ser necessária a troca, já que o plástico pode sofrer avarias por ficar exposto ao tempo.
Outra versão do modelo de plástico é uma opção mais fininha e que lembra uma canaleta. Esse modelo é ideal para encaixar na pingadeira de concreto, substituindo o friso e fazendo com que a água da chuva não escorra por baixo.
De zinco / alumínio
Entre os modelos mais utilizados em telhado, a versão de alumínio é a mais conhecida e também costuma ser chamada de rufo.
Esse modelo bastante usado em telhados é funcional, mas não tem tanto caráter estético como uma versão em granito ou até mesmo de concreto.
O modelo ainda pode ter custo mais elevado, já que precisa ser feito sob medida para telhados, mas uma excelente opção para evitar que a água da chuva infiltre entre o telhado e até mesmo manche o platibanda em telhados embutidos.
Para muros
O uso de pingadeira em muros é um item essencial para evitar que os muros fiquem manchados com a água da chuva.
Nesse tipo de estrutura, o item deve ser instalado sobre toda a superfície do muro, criando um ponto de escoamento para água da chuva.
Para muros, é possível usar todas as versões – de concreto, plástico, granito ou alumínio; e a escolha do modelo fica por conta do caráter estético.
Para janelas
Nas janelas, esse elemento é um item bastante frequente e funcional como um peitoral, dando acabamento para essa abertura.
Sendo assim, é comum o uso de modelos em concreto ou granito, já possuem apelo estético maior, agregando mais estilo para a construção e acabamento da obra.
E aí, você já conhecia esse elemento funcional da obra? Se você já usou esse item na obra, conta aqui nos comentários qual modelo você optou.
Esta postagem Pingadeira – O que é? + Principais tipos, dicas e para que é usada! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Pingadeira – O que é? + Principais tipos, dicas e para que é usada! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário