A decoração com madeira de demolição é encantadora e causa um impacto visual surpreendente em diversos ambientes. O uso desse material está cada vez mais popular em diversos projetos, seja como revestimento, em móveis ou pequenos aparatos, como nichos e prateleiras.
Mas, você sabe quais são as características da madeira de demolição? Além disso, sabe onde comprar e como ornamentar os cômodos de sua casa? Para tirar essas e outras dúvidas, preparamos este guia completo. Acompanhe e inspire-se para usar em seu projeto.
O que é madeira de demolição?
A madeira de demolição é fácil de ser reconhecida. A aparência é diferente, com marcas de pregos e pinturas, riscos e por vezes um aspecto envelhecido, pois grande parte é reutilizada e reciclada para novos usos.
O próprio termo já denota sua origem. A necessidade de reaproveitar a madeira de construções começou a partir do momento em que o material estava virando entulho. Entretanto, especialistas perceberam que as peças tinham bom estado, só precisavam de uma nova reforma.
Antigamente, grande parte das casas e edificações eram construídas em madeira. Ao serem demolidas, as madeiras (no geral, a peroba rosa) começaram a serem enviadas para marcenarias, passando assim por um processo de remodelação. Assim, estão prontas para novos usos.
A grande vantagem é o poder sustentável desse material nobre, pois com a reutilização, a indústria evita o corte de novas árvores.
Com a madeira de demolição, é possível fazer móveis, painéis, aparatos decorativos e usar até como revestimento de paredes e pisos. Como resultado da reforma, a madeira fica com um aspecto diferente, mas essa característica dá todo o charme para a peça.
Sendo assim, esse material pode compor perfeitamente projetos em um conceito rústico, combinando com outros tipos e tons de madeira, além de pedra, ferro e outros componentes. Todavia, há quem utilize a madeira de demolição em estilos de decoração clássicos, modernos e provençais, tudo para trazer elegância para vários projetos.
Segundo especialistas, a madeira de demolição pode ser classificada em peças (utilizadas até na estrutura de casas, como colunas, barrotes e no telhado); e tábuas, que servem como revestimento e até para confecção de móveis, prateleiras, etc.
Dicas de decoração com madeira de demolição
Como utilizar a madeira de demolição na decoração?
De modo geral, você pode utilizar em diversas superfícies. Vai substituir o revestimento do piso? Que tal apostar na madeira de demolição em vez dos famosos pisos de taco?
O mesmo vale para as paredes. Há quem invista na confecção do painel de TV com esse material, para dar um charme à décor de salas e quartos. Sendo assim, a estrutura pode combinar com móveis de madeira, como o rack, mesa de centro, aparadores, etc.
Conforme salientamos, as peças de madeira de demolição representam grande poder construtivo. Há quem utilize no telhado, em colunas da fachada, assim como barrotes para a instalação de diversos tipos de piso.
Por fim, para quem prefere seguir um conceito arrojado, os móveis de madeira são boas opções e com certeza se destacarão em qualquer ambiente: varandas, salas, quartos, cozinhas e até em banheiros.
Para se inspirar, veja diversas fotos de uso da madeira de demolição na decoração.
Na parede
O revestimento de parede com madeira está cada vez mais popular. Em vez de modelos convencionais envernizados, a versão de demolição é uma boa alternativa, sobretudo para quem deseja compor um ambiente rústico. Nesse caso, dá para usar em uma parede única, em todo o ambiente ou como um painel (de TV, por exemplo).
Uma parede com madeira de demolição pode servir de suporte para quadros e compor a estrutura de cômodos mais aconchegantes, como salas de estar e quartos. Além disso, o material harmoniza com diversas cores, sobretudo os tons sóbrios (bege, marrom, preto, branco, etc.).
No piso/chão
Quem adora os famosos pisos de taco pode apostar nessa versão reutilizada para dar um up na decoração do ambiente. A instalação das peças é simples e transforma totalmente o cenário, porém são necessários cuidados com a limpeza e manutenção para que o material fique sempre com uma ótima aparência.
Além do piso interno, a madeira também pode ser instalada em varandas, decks e espaços no jardim.
Em nichos
Os nichos de madeira de demolição são boas alternativas para compor um projeto decorativo discreto. As peças podem ser confeccionadas com tábuas e pallets, que possuem um aspecto envelhecido e diferenciado. A instalação é simples e os nichos podem ter vários tamanhos e formatos (quadrados, redondos, triangulares, hexagonais, etc.).
Em prateleiras
Outra forma de manter qualquer cômodo mais bonito e organizado é instalar prateleiras com esse material. Elas podem, inclusive, combinar com uma diversidade de móveis, como mesas, aparadores e armários. Assim como os nichos, as prateleiras também podem ter vários tamanhos e padrões.
Móveis de madeira de demolição
Diversos móveis de madeira de demolição podem compor a décor da sua casa. Encante-se com as estruturas mais utilizadas em diversos projetos.
Mesa
As mesas de madeira de demolição podem compor qualquer ambiente, desde a sala de jantar, a varanda, área gourmet, entre outros locais. Do mesmo modo, o tamanho varia conforme a necessidade de cada usuário. No caso de mesas grandes, é essencial escolher cadeiras que combinem com o móvel, além de outros móveis e apetrechos.
Mesa de centro
Já a mesa de centro faz toda a diferença na decoração de salas de estar. Com esse acabamento, você deixa o ambiente mais rústico e charmoso. Algumas, inclusive, possuem formatos de tronco, para incrementar ainda mais o cenário e deixá-lo impressionante. Use para deixar revistas, livros, cinzeiros, esculturas, entre outros adereços.
Estante/Aparador
Há vários modelos de estante e aparador confeccionados com madeira de demolição que podem compor ambientes rústicos, modernos e provençais. Alguns podem ser customizados e complementam ambientes com o revestimento do mesmo material. De modo geral, são móveis funcionais e perfeitos para organização de quartos e salas.
Bancos/Namoradeira
Em áreas externas, você pode investir em bancos e namoradeiras de madeira de demolição. São boas opções para combinar com a decoração do jardim ou de uma varanda rústica, além de criar um espaço perfeito para descansar, conversar com amigos e familiares e deixar o local mais aconchegante.
Fique atento:
- Cuidados com a madeira:
De acordo com especialistas, a madeira de demolição exige cuidados diferentes em comparação a outros tipos de madeira. O uso de ceras e óleos, por exemplo, não é indicado, pois podem manchar a peça.
Para limpar, é indicado o uso de pano levemente úmido com detergente neutro para eliminar gordura e sujeira, evitando o uso de produtos corrosivos.
De tempos em tempos, você pode lixar a peça e aplicar silicone para protegê-la. Caso a madeira esteja em áreas úmidas, como varandas, banheiros ou cozinhas, é indicado o uso de impermeabilizante.
- Onde comprar peças, tábuas e móveis de madeira de demolição?
Você encontra essa versão e suas variações em marcenarias e lojas de móveis e decoração. O preço varia bastante, depende do tipo e da qualidade, por isso é indicado realizar várias pesquisas e orçamentos.
Enfim, esse foi nosso guia completo sobre a madeira de demolição. Que tal investir nessa ideia para decorar a sua casa? Esperamos que tenha gostado das dicas, comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Madeira de demolição – 65 ideias lindas de uso na decoração! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Madeira de demolição – 65 ideias lindas de uso na decoração! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário