Na hora de criar um ambiente harmonioso em um imóvel, o guarda-corpo pode contribuir muito para os detalhes. Para aqueles que não estão familiarizados, o guarda-corpo é a proteção, em meia altura, presente em diversos ambientes. Pode ser usado para resguardar terraços, balcões, rampas, corredores, mezaninos, varandas, sacadas e faces laterais de escadas. Muitas vezes, também é preciso recorrer ao guarda-corpo devido a desníveis nos pisos.
Mesmo tendo a segurança como principal função, o guarda-corpo acaba se tornando um grande destaque na decoração e pode influenciar bastante na atmosfera do ambiente. Tenha em mente qual estilo deseja seguir, para que a estrutura esteja de acordo. São várias opções de modelos e materiais para complementar o seu imóvel.
Essa estrutura, geralmente, é composta por gradil e, pode ser de madeira, vidro, ferro, alumínio, ou inox. A escolha do material utilizado no guarda-corpo afeta diretamente a decoração do local. Por isso, o planejamento é essencial. Para facilitar a sua decisão, continue acompanhando o post, e confira as dicas sobre guarda-corpo de madeira.
Quanto custa em média?
O valor do guarda-corpo pode variar de acordo com o material utilizado e a extensão da estrutura. Quanto mais refinado for o material e a execução do projeto, maior será o investimento. Em média, um guarda-corpo simples de madeira pode custar entre R$ 100 e R$ 350, o metro.
Guarda-Corpo de Madeira
Elegante e atemporal, o guarda-corpo de madeira apresenta uma ótima vantagem, não enferruja. Além disso, a versatilidade da madeira permite variadas técnicas de pintura, diversas combinações e misturas de elementos na harmonização do ambiente. Porém, é preciso estar atento à manutenção, para prevenir o desgaste do material com o decorrer do tempo e as indesejadas infestações de pragas, como o cupim.
Mas não se preocupe, tomando os devidos cuidados e precauções, o seu guarda-corpo de madeira terá uma excelente durabilidade.
A madeira é excelente para compor ambientes rústicos. Os guarda-corpos nesse estilo ficam muito bem em áreas externas, casas de campo, sítios e chácaras.
Criar uma decoração clássica e charmosa com o guarda-corpo de madeira também não é uma missão muito difícil. A madeira contribui para a sobriedade e sofisticação da decoração, harmonizando com diversos estilos arquitetônicos.
Guarda-Corpo de Madeira com detalhes de ferro
A combinação da madeira com o ferro pode dar muito certo. Esse material, normalmente, apresenta um bom custo-benefício. O ferro pode ser facilmente moldado, em contrapartida, está sujeito a corrosão e oxidação. Por essa razão, é necessário que seja feita a manutenção periódica deste tipo de guarda-corpo, para que a pintura e toda a estrutura mantenha-se livre de arranhões, fissuras e ferrugens.
Essa dupla pode gerar resultados completamente diversos. A união da madeira e do ferro podem conferir tanto um ar de modernidade, assim como pode integrar uma decoração mais vintage e datada, cheia de detalhes e ornamentos.
Guarda-Corpo de Madeira com Vidro
Assim como o ferro, nessa parceria o vidro também ajuda a modernizar o guarda-corpo de madeira. O material colabora com a decoração, conferindo leveza, transparência e amplitude e, ainda apresenta um menor custo de manutenção.
Guarda-Corpo para Varanda
Guarda-Corpo para Escada
Por que você precisa utilizar o guarda-corpo?
Como já foi citado, a principal função do guarda-corpo é a segurança. Em espaços elevados como decks, escadas, mezaninos sacadas e outros ambientes que apresentem riscos de acidente para animais e pessoas, principalmente, crianças e idosos, faz-se necessária a presença do guarda-corpo.
No entanto, é preciso seguir algumas normas de instalação, para garantir que a instalação fique na altura correta e seja totalmente segura.
A altura ideal do guarda-corpo
Para alcançar a união perfeita entre charme e segurança com o seu guarda-corpo, a altura mínima da estrutura deve ser de 1m. Os guarda-corpos em estilo gradil devem ter uma distância máxima de 110mm entre os perfis, para garantir a segurança de crianças. Já os donos de pets, precisam estar ainda mais atentos a esses detalhes para evitar acidentes. Em alguns casos, recomenda-se a instalação de grades protetoras.
Isso é válido tanto para áreas residenciais quanto para áreas comerciais.O seguimento dessas normas são essenciais para garantir o conforto e a confiança do uso do guarda-corpo. Para evitar transtornos, após escolher o modelo e a combinação de materiais que deseja utilizar em seu projeto, procure a orientação de um profissional qualificado e de confiança para a execução do mesmo.
O profissional poderá lhe orientar melhor se o modelo e o material escolhidos condizem com as necessidades e estrutura do ambiente. Nestes casos, também é preciso levar em consideração o fluxo de pessoas que circulam pelo ambiente,o peso do guarda-corpo sob a estrutura no qual será instalado e o peso que o próprio guarda-corpo terá que suportar.
Gostou das dicas de modelos de guarda-corpo de madeira? Não deixe de acompanhar o site para mais dicas como essa e muito mais!
Esta postagem Guarda-Corpo de Madeira – 31 Modelos e como usar na decoração foi publicada primeiro em Doce Obra.
Guarda-Corpo de Madeira – 31 Modelos e como usar na decoração publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário