Ter uma piscina em casa é um sonho realizado, e para o sonho ficar completo é ideal fazer as escolhas ideais, como a escolha da borda para piscina.
Isso mesmo, a borda pode parecer apenas um detalhe, mas pense que esse detalhe é um dos acabamentos da piscina e que pode fazer total diferença no visual da sua área de lazer, além de dar mais segurança em volta da piscina, deixando o sonho da piscina em casa completo e perfeito!
E se você não sabe como escolher a borda ideal para piscina, no post reunimos diversos modelos e características de cada um, assim vai ficar mais fácil de escolher pelo acabamento.
Fotos e modelos de borda de piscina
Em granito
As pedras naturais costumam ser opções bastante usadas como bordas, e o granito é uma dessas opções.
A vantagem de usar o granito como acabamento em volta da piscina é a gama de cores, que permite encontrar o tom ideal de acordo com o seu projeto.
O granito ainda é uma opção com custo-benefício interessante em relação a outras pedras, como mármore.
Como a pedra polida tem acabamento mais liso, vale escolher por um acabamento mais áspero para o granito, evitando que a borda fique escorregadia demais.
Borda atérmica
Esse tipo de borda é feito a partir de um revestimento cimentício atérmico, e como o próprio nome indica, é uma opção que não absorve calor, o que garante conforto térmico ao redor da piscina.
A vantagem de usar a borda atérmica é o fato de que toda a volta da piscina ganha um tipo de revestimento que permite sentar-se ou até mesmo tomar sol deitada(o) no chão sem o piso esquentar demais.
Borda de piscina elevada
Na piscina elevada, o acabamento não fica somente em volta, mas é parte da estrutura da piscina, uma vez que essa não fica rente ao chão.
No caso da borda elevada, a estrutura da piscina fica acima do solo, e assim a borda forma o acabamento não só em volta da piscina, mas também nesse elevação, o que dá ainda mais destaque a esse detalhe.
Nesse caso, vale escolher por diversos tipos de revestimentos, como pedras, pastilhas e cerâmicas, que são ideais para o revestimento dessa elevação, podendo até mesmo misturar mais de um revestimento.
Borda de piscina de vinil
Para as piscinas de vinil, a borda tem como função dar acabamento ao redor da piscina, mas também garantir a integralidade do vinil, evitando que qualquer parte do material fique exposta e que possa vir a sofrer infiltrações ou danos.
Nesse caso, é comum o uso de bordas pré-fabricadas que são compradas por peças e assentadas ao redor da piscina, formando o acabamento.
O acabamento para piscina de vinil costuma ser em cerâmica e há uma variedade de cores, o que permite escolher o modelo ideal para cada projeto.
De porcelanato
Entre os tipos de acabamento ao redor da piscina, uma das possibilidades é a borda de porcelanato, um tipo de piso bastante versátil para diferentes usos, inclusive ao redor da piscina.
Nesse caso, o ideal é evitar o porcelanato polido, que tem acabamento liso e em contato com água pode ficar bastante escorregadio.
O uso mais frequente é o porcelanato amadeirado, que traz a resistência do porcelanato com o visual de madeira em volta da piscina.
De pedra São Tomé
Para quem busca o visual rústico e único das pedras ao redor da piscina, pode optar pela clássica pedra São Tomé.
Esse tipo de pedra pode ter variação na coloração, já que é uma pedra natural e isso garante um visual único ao projeto.
A vantagem desse tipo de acabamento é que a pedra possui acabamento mais áspero, garantindo maior segurança ao redor da piscina.
De cerâmica / pastilhas
Entre os tipos de acabamentos usados ao redor da piscina, as pastilhas ou cerâmicas costumam ser opções bastante frequentes.
Esse tipo de borda costuma ser uma continuação do revestimento interno da piscina de alvenaria, o que dá continuidade ao estilo da piscina.
Para escolher por cerâmica ou pastilhas, o ideal é evitar revestimentos muito lisos, já que podem ficar escorregadios com água e causar acidentes.
Em mármore
Entre as opções de pedras naturais para a borda, o mármore é uma opção que passa bastante sofisticação e combina com projetos de piscinas de luxo.
A beleza do mármore é incontestável e a variação de tons permite encontrar a cor ideal para combinar com o projeto da piscina.
Para o uso do mármore, é ideal escolher pelo acabamento áspero da pedra, uma vez que o acabamento polido deixa a pedra lisa demais para ficar ao redor da piscina.
De pedra Hijau
Entre os tipos de pedras que podem ser usados ao redor da piscina, a pedra Hijau, de origem vulcânica, é perfeita para passar a ideia de um estilo mais natural e que lembra um spa.
A pedra natural tem tons esverdeados e únicos e costuma ser usada como revestimento interno para piscinas de alvenaria, além de dar acabamento ao redor da piscina, valorizando ainda mais o visual natural da pedra.
Agora é só aproveitar as dicas e escolher o acabamento que mais combina com o seu projeto, garantindo segurança e o visual perfeito para sua área externa.
Esta postagem Borda de piscina – Como escolher? + Os 9 tipos mais utilizados! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Borda de piscina – Como escolher? + Os 9 tipos mais utilizados! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário