Uma sapateira pequena pode ser ideal para quem tem poucos sapatos, naturalmente, ou então para quem deseja colocá-la no hall de entrada a fim de por alguns pares somente.
Seja para qualquer uma dessas finalidades, a sapateira, mesmo sendo pequenina, supre a necessidade de organizar os calçados de toda a família, dos bebês aos adultos.
Antes de comprar, encomendar ou fazer uma assim é melhor tirar as medidas do ambiente para não haver surpresas desagradáveis. Vai que não cabe naquele cantinho que você imaginou?
Pensar no material, bem como na cor também é interessante, afinal, além de organizar ela pode ajudar na decoração do local. Tente ao máximo fazer com que ela combine com o restante do cômodo.
Lembrando que há sapateiras pequenas de todos os estilos e cores para escolher. Há as moderninhas com espelho, as giratórias super funcionais, as retrô com pés palito, as DIY feitas de pallet ou caixotes… enfim, são inúmeras para aproveitar de décor de sua casa.
O que não pode é ficar com os sapatos todos espalhados, não é mesmo? Para isso uma simples sapateira pode resolver esse problema.
Para lhe mostrar muitos modelos lindos e funcionais, resolvemos elaborar um post repleto de dicas e imagens de inspiração. Conheça agora mesmo!
Fotos e modelos de sapateira pequena
Nada melhor do que conhecer direito uma peça antes de comprá-la ou fazê-la. Por isso que esse post certamente vai lhe ajudar muito na escolha de uma sapateira pequena!
Atualmente está na moda investir em móveis menores, com aquela pegada “minimalista”. Esse estilo de vida evoca o desapego de roupas e calçados, fazendo com que as pessoas acumulem menos e assim não precisem de grandes organizadores e guarda-roupas.
Sendo você adepto desse modo de vida ou não, caso tenha poucos pares de calçados, vale a pena procurar uma maneira de mantê-los em ordem.
Nada pode ser mais estressante do que chegar em casa e ver os sapatos jogados pela sala… pelo banheiro… ou até mesmo pelo quarto… eles devem ter um local próprio para ficar!
Conte os sapatos que tem!
Para que você acerte em cheio na escolha do tamanho da sapateira, indicamos que contabilize todos os pares que tem.
Alguns modelos tem capacidade para 6, outras para 8, enfim, isso varia bastante e um espacinho pode fazer a diferença no final das contas.
Prateleiras abertas estão em alta
Os modelos de sapateiras mais investidos atualmente são os tipo “prateleiras”. Pode ser uma, duas, três… poucas prateleiras já podem ser suficientes para acomodar seus calçados.
Há quem diga que as sapateiras abertas são as melhores pedidas para guardar sapatos, pois ficam mais arejadas, evitando o acúmulo de mofo, mau cheiro e o estrago das peças.
A largura e a altura dela pode variar, dependendo do espaço no qual você irá colocá-la.
Pode ser usada em quartos, halls de entrada ou closets. O ponto negativo é que deixam os calçados à mostra, o que às vezes não é algo visualmente legal.
Sapateiras fechadas transmitem mais sentido de organização
Quem preza pela organização máxima dos ambientes vai com certeza se identificar com as sapateiras fechadas. Com as portas você isola os pares de calçados e não deixa qualquer “ponto fora do nó”.
Os modelos de portas podem variar muito: de correr, de abrir para fora, basculantes, etc. Elas também pode ter espelhos para ajudar na criação dos looks e experimentação dos calçados.
Modelos suspensos evitam gasto de espaço no piso
Além disso, há sapateiras pequenas para se pendurar em paredes, portas ou guarda-roupas. Podem ser de tecido ou de outros materiais.
O que vai importar é que não vai precisar ocupar espaço no piso, sendo uma ótima ideia para quem deseja colocar alguma outra coisa ali naquele espaço ou tem um quarto / hall bem pequeno.
Enfim, essas são somente algumas sugestões para ajudar você a pensar na melhor sapateira pequena para sua casa. A seguir vamos mostrar os principais modelos para você conhecer e se inspirar!
Sapateira pequena de madeira
Madeira é versátil e atemporal. Sendo assim, nunca sai de moda e pode ser combinada a qualquer estilo de decoração, bem como materiais, cores e texturas. Não há tempo ruim para a madeira.
Se você quer um móvel clássico e discreto, porém, extremamente elegante, pode apostar sem medo na sapateira pequena de madeira.
Atualmente há sapateiras amadeiradas de muitos preços e tipos de acabamento, como o envelhecido e o envernizado. Dessa forma, conseguem se adequar a ambientes rústicos, modernos, retrô, entre tantos outros.
O que está super em alta hoje em dia é o minimalismo, que além de priorizar menos móveis possível em um ambiente, preza também pelo uso de materiais nobres e naturais. A madeira maciça ou reciclada pode ser uma excelente opção nesse caso.
Leia mais sobre o tema: Prateleira de Madeira – Como Fazer & 70 Decorações Inspiradoras!
Conheça a seguir novas ideias de sapateiras em madeira pequenas para investir no décor de sua casa:
Sapateira pequena com espelho
Outra sugestão é a sapateira pequena com espelho, que ajuda muito na hora de compor looks, bem como de analisar de um calçado caiu bem ou não.
Além disso, móveis espelhados favorecem ambientes pequenas, pois dá a sensação de que o espaço é maior do que realmente é.
Geralmente o espelho está nas portas da sapateira em questão, independente de como a porta é. Mas em outros casos, você pode encontrar uma sapateira que vem com um espelho avulso, porém acoplado na peça. Tudo vai depender do design.
De uma forma ou de outra, o espelho sempre vem a calhar, sobretudo quando é colocado no quarto ou no closet.
Leia mais sobre o tema: Sapateira com Espelho – 35 Modelos Belíssimos para Organizar Sapatos!
Selecionamos muitos modelos lindinhos e modernos de sapateiras pequenas com espelho. Conheça!
Sapateira pequena para entrada
Há quem tenha o costume de chegar em casa e tirar os sapatos que usou durante o dia logo na entrada. Se você é adepto disso pode adotar uma sapateira pequena para organizar esses calçados no hall.
Além de ser bacana por ganchos, nichos e até um aparador no hall de entrada, pode ser interessante dispor uma prateleira ou outro tipo de organizador de calçados nesse espaço.
Ele pode ser combinando com os demais itens da decoração desse segmento da casa, de preferência. Mas caso não encontre, a melhor ideia é apostar naquela peça neutra, como a de madeira ou de cores versáteis, como branco ou preto.
Leia mais sobre o tema: Hall de entrada pequeno decorado: Dicas e 40 projetos lindos
O ideal é que a sapateira para entrada não seja muito grande mesmo, pois pode prejudicar a passagem e até ficar feio.
Sendo assim, uma sapateira pequena é a melhor pedida mesmo, até por que, o objetivo não é guardar sua coleção de calçados nela. Somente organizar os mais usados na rotina.
Inspire-se com muitas ideias de sapateiras pequenas para por em seu hall de entrada, decorando e organizando ao mesmo tempo:
Sapateira pequena branca
O branco é, sem dúvidas, a cor mais versátil que tem. Ele cai bem com qualquer tipo de decoração, qualquer cor, textura, estampa, material… você pode apostar no branco sem medo algum de errar.
Uma outra vantagem dos móveis brancos é que eles dão a sensação de que não ocupam tanto espaço visual no ambiente. Então além de serem pequenas, de fato, as sapateiras brancas vão ajudar a ampliar o local e organizar ao mesmo tempo, que tal?
Atualmente o modelo mais comercializado de sapateira branca é o de MDF, encontrado em lojas tradicionais de móveis tanto online quanto físicas.
No entanto, você pode achar também aquelas que são em madeira / pallets e são pintadas de branco para dar uma renovada na peça. Uma dica é você mesma (o) fazer esse DIY (Do It Your Self) se desejar.
Bom, não perca mais tempo. Conheça abaixo muitas opções de sapateiras pequenas brancas:
Sapateira pequena para quarto
Por fim vamos falar das sapateiras pequenas perfeitas para por no quarto! Vale dizer que qualquer tipo de quarto merece ter um organizador de calçados, pois ninguém precisa conviver com essa bagunça no dia a dia!
Há como aproveitar as pequenas sapateiras até mesmo para os quartos de bebês e de crianças, influenciando os pequenos, inclusive, a guardar seus próprios calçados.
Existem sapateiras para quarto de todas as formas possíveis. As mais tradicionais, porém, pouco utilizadas atualmente são as de tecido. Elas comumente ficam penduradas atrás de portas, no guarda-roupa ou na parede.
As portáteis são uma boa dica para quem não tem muito espaço e viaja sempre. Esta pode ser colocada embaixo da cama.
Outro modelo para “esconder’ embaixo da cama é o suporte feito com pallet e rodízios. Sempre que precisar de um sapato você o puxa para fora e devolve facilmente deslizando-o.
No mais, há muitos outros tipos para garantir organização e decoração a esse ambiente particular. É nele que combinam as sapateiras com espelho, bem como aquelas que vêm junto com baús ou cômodas.
Veja a seguir boas ideias para organizar os calçados no quarto de forma simples e eficaz!
E então, o que achou de nosso post sobre sapateira pequena? Já escolheu a sua preferida? Conte para a gente!
Aproveite para ler também:
Sapateira de Tecido – 25 Modelos Práticos & Criativos Para Se Inspirar!
Dicas de organização – 70 dicas preciosas para facilitar a sua rotina!
Móveis reciclados – 60 ideias sustentáveis na decoração do lar!
Esperamos você mais vezes por aqui para conferir outros conteúdos. Até mais!
Esta postagem Sapateira pequena – 60 modelos incríveis que otimizam o espaço! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Sapateira pequena – 60 modelos incríveis que otimizam o espaço! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário