Decorar a casa com plantas pequenas é uma ótima alternativa para deixar o espaço com total vivacidade. Esse conceito é clássico e acessível, afinal, há uma diversidade de tipos que podem ser cultivados em qualquer espaço da casa.
Sendo assim, você pode escolher as melhores espécies para manter em vasinhos sob móveis, no chão, no jardim e até em canteiros na calçada. Para te ajudar nessa missão, preparamos este guia completo com vários tipos + dicas essenciais. Acompanhe e surpreenda-se.
O cultivo de plantas em casa é uma ideia perfeita para deixar a casa mais verde e trazer um frescor ao ambiente. Trata-se de um conceito clássico de decoração que se adapta a qualquer projeto.
Com uma diversidade tão grande de espécies, você pode investir em plantas pequenas que não crescem tanto e se adaptam a muitos modelos de vasos. Elas podem ser expostas em vários locais, sendo possível até criar um mini jardim em casa.
Entretanto, antes de escolher quais plantas cultivar, é essencial ficar a par dos cuidados. Algumas precisam de pouca água, outras podem ter vasos revestidos com cachepots. Muitas gostam de sol, outras preferem espaços com mais sombra. Portanto, vale pesquisar e até consultar um especialista para que as plantinhas fiquem sempre lindas.
Principais espécies de plantas pequenas
Quais plantas pequenas são as mais indicadas para ter em casa? Preparamos uma lista completa para você escolher:
Espada de São Jorge: é uma planta que se destaca pelo formato e se adapta muito bem a vasos de chão ou expostos em móveis. Segundo crenças, é capaz de limpar as energias ruins da casa. Adora locais iluminados, por isso é uma boa opção tanto para áreas externas quanto internas. É bastante resistente, porém deve ficar fora do alcance de animais domésticos.
Cacto: há uma ampla variedade de cactos que podem ornamentar a decoração da sua casa. As versões pequenas ficam ótimas em aparadores, mesas de centro, racks, estantes, enfim. Exige baixa manutenção e tem boa durabilidade, porém você deve ter cuidado ao manuseá-lo para não se machucar com os espinhos.
Suculentas: as suculentas são as melhores espécies de plantas pequenas para cultivar em casa. São pequenas, resistentes e não exigem regas frequentes. Você pode montar verdadeiros terrários em sua casa para deixá-la mais verde.
Bromélia: as bromélias são ótimas para áreas externas, sobretudo para jardins, pois adora iluminação e água. Entretanto, é possível cultivá-la em vasos em áreas internas, porém os cuidados devem ser maiores.
Jade: a jade se destaca por sua cor viva e o formato das folhas, se adaptando a vasinhos decorados com pedras e se destacando em mesas, por exemplo. Não gostam de água e muita umidade, por isso é preciso se atentar aos cuidados.
Antúrio: é uma planta que tem flores coloridas que vão do rosa ao vermelho. Ficam ótimas em vasos pequenos e servem como arranjos para mesas, por exemplo. Gosta bastante de umidade e bastante água, porém pode ser tóxica para animais.
Lírio da Paz: o lírio branco se destaca pela haste e é capaz até de purificar o ar da casa. Uma boa planta para cultivar em vasos de chão. Adora umidade e locais com sombra, por isso é uma boa opção para áreas internas.
Violeta: uma planta clássica e delicada, com cor viva e bastante versátil, capaz de ornamentar o jardim de sua casa. Também pode ser plantada em vasos, gosta bastante de água e iluminação.
Palmeira Ráfis: a ráfis é o melhor tipo de palmeira para cultivar em casa, pois não cresce tanto e fica ótima em quartos e salas. É muito elegante e exige cuidados, desde um bom solo até irrigação frequente. Uma boa opção para vasos de vidro e vasos rústicos.
Peperômia: quem gosta de plantas em vasos suspensos pode apostar nessa espécie. As folhas possuem uma linda combinação de verde com branco. Há inclusive quem mantenha essa planta em ambientes como o banheiro.
Decoração com plantas pequenas
A decoração com plantas pequenas pode transformar o ambiente, seja na parte interna ou externa da casa. No primeiro caso, é essencial que as espécies estejam em vasos, que também servem como adereços decorativos.
A escolha do vaso também deve ser estratégica, sobretudo quanto ao formato, tamanho, cor, material, entre outros fatores. Os vasos com plantinhas podem ser expostos no chão, em móveis (mesa, aparador, rack), em estruturas na parede ou suspensos.
Já na parte externa, as plantas podem ser cultivadas diretamente no solo, em canteiros planejados nas calçadas, em passeios, na beira da piscina, entre outras ideias. Em todo caso, os cuidados devem ser frequentes para que a planta fique em pleno desenvolvimento.
Surpreenda-se com belas dicas e fotos de decoração com plantas pequenas em vários ambientes.
Plantas pequenas para jardim
Projetar um jardim em casa é uma bela tendência para quem tem uma boa área externa disponível. Nada melhor que decorá-lo com várias espécies que se adaptam perfeitamente ao espaço. Sendo assim, você pode fazer pequenos canteiros que valorizem o paisagismo do ambiente.
Além disso, uma alternativa moderna é investir nos jardins verticais. Uma estrutura de madeira, por exemplo, pode contar com vasos com diversas espécies de flores. Nesse caso, é uma ideia bacana para aproveitar o espaço disponível em paredes, por isso se encaixa em casas de áreas urbanas e áreas externas compactas.
Plantas pequenas para calçadas
A fachada da casa merece atenção especial, por isso é interessante deixá-la mais verde e bonita. Sendo assim, vale fazer canteiros com plantas de pequeno porte, além de mini árvores, quadros gramados, etc.
Tudo depende de um projeto de paisagismo impecável que deve se adaptar perfeitamente ao espaço. Nesse caso, você pode escolher plantas rasteiras, bromélias e demais opções floríferas. Como se trata de um ambiente externo, as regas devem ser frequentes, assim como demais cuidados com adubação, eventuais podas, entre outros.
Plantas pequenas para apartamento
De fato, as plantas pequenas se adaptam totalmente a cômodos de apartamentos, seja na sala, no quarto ou na sacada. Pequenos vasinhos são indicados para ornamentar móveis e podem ficar em locais estratégicos.
Outra boa ideia, de acordo com especialistas, é montar um jardim vertical na sacada ou uma pequena horta, usando vasos com ervas. Além disso, vasos decorativos com suculentas, terrários suspensos e vasos de chão também são boas alternativas. Use sua criatividade para deixar o espaço mais verde, charmoso e aconchegante.
Plantas pequenas para quarto
Você também pode ornamentar a decoração do quarto com várias espécies de plantas pequenas. Seu cantinho predileto fica mais verde e fresco com vários vasinhos dispostos no ambiente, sobretudo em móveis ou suspensos. Além disso, é possível inovar com estruturas fixas na parede que podem ser customizadas, vasos coloridos, entre outras alternativas descoladas.
Onde comprar plantas pequenas? De modo geral, você pode pesquisar em floriculturas e lojas de decoração. Há uma diversidade de espécies perfeitas para ornamentar o espaço.
Esperamos que tenha gostado das dicas e das fotos. Comente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Plantas pequenas – 10 espécies ideais para quem tem pouco espaço! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Plantas pequenas – 10 espécies ideais para quem tem pouco espaço! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário