O revestimento de pedras para parede nunca sai de moda e sempre valoriza qualquer projeto. É um padrão versátil, elegante e atemporal que vai muito além de um estilo rústico.
A inspiração na natureza, com um toque rudimentar, é o que mais caracteriza esse revestimento. Todavia, é indicado para espaços modernos, minimalistas, industriais, etc. Com tanta variedade de pedras, você pode ornamentar qualquer cômodo de casa: cozinha, banheiro, sala, quarto e áreas externas.
Sendo assim, vale se encantar com diversos projetos incríveis + dicas valiosas de decoração.
Tipos de pedras para parede
Existe uma variedade imensa de pedras que podem ser utilizadas para revestir paredes. São materiais que se destacam pela resistência, durabilidade e beleza, deixando qualquer espaço mais elegante. Logo, você deve escolher o modelo que mais se adapta ao local, de modo harmônico e de acordo com o conceito decorativo.
Conforme já salientamos, vai além do estilo rústico. Tudo depende das características das pedras – cor, tamanho, formato, tipo, etc. Nesse contexto, vale conhecer os tipos mais comuns de pedras para parede:
Granito: um dos modelos mais populares e tradicionais, utilizado tanto no revestimento de paredes quanto de balcões. Perfeito para cozinhas, áreas de churrasqueira, etc. Tem ótima durabilidade e combina com praticamente qualquer estilo de decoração.
Miracema: uma variação do granito que também chama atenção pela resistência, amplamente utilizada em áreas externas e pisos.
Seixos: são pedras decorativas em formatos arredondados com grande variedade de cores, como marrom, branco e cinza. Indicadas, sobretudo, para espaços internos.
Ardósia: um tipo de pedra clássica, comum em muitos projetos. É resistente e possui um preço bem acessível, perfeita para deixar qualquer parede com um toque essencialmente rústico.
Pedra Portuguesa: sempre foi usada no revestimento de calçadas, entretanto, vários projetos modernos contam com essa variação em paredes, sobretudo em conjunto com outras pedras e coberturas.
Pedra de São Thomé: possui um aspecto liso e sempre é instalada em filetes. Comum em áreas externas, varandas e piscinas, fica perfeita em muros e tem tons mais claros.
Mármore: uma pedra amplamente utilizada no revestimento de interiores, possui diversas variações e se destaca pela versatilidade, sobretudo quanto às cores.
Fotos de pedras para parede
Após escolher o melhor tipo de pedra para revestir a parede, você deve se atentar ao tamanho e ao corte antes da aplicação. Pedras grandes são ideais para áreas externas. Já em cômodos internos, é ideal um estilo minimalista e sem tanto impacto.
Em áreas com estilo rústico, por exemplo, você pode ousar com revestimentos diferenciados, que combinem com materiais como madeira, por exemplo. Nesse caso, pedras em cores sóbrias são bem-vindas, como marrom.
De acordo com especialistas, as pedras para parede podem ser instaladas em vários estilos: filetes, mosaico, canjiquinha, palito ou no mesmo estilo natural. Em todo caso, vale contar com o apoio de um designer de interiores e, para a instalação, mão de obra especializada. Já o estilo pode seguir tanto a linha rústica quanto um conceito moderno, clássico, vintage, industrial, etc.
Para se encantar com vários projetos de pedras para parede, veja várias fotos impressionantes.
Pedras para parede da sala
As pedras decorativas ornamentam tanto a sala de estar quanto a sala de jantar. Os modelos em filetes são os mais convencionais, embora pequenas pedras arredondadas também sejam usuais em muitos projetos.
Uma ótima ideia é revestir uma parede única no local, sobretudo a parede que fica atrás do rack/painel de TV. Caso contrário, o ambiente pode ficar muito carregado. Com isso, você mantém o ambiente harmônico, bem iluminado e com uma decoração esplêndida.
Além disso, o revestimento de pedras para sala combina com móveis de madeira e um sofá de couro, por exemplo. Já as outras paredes e as cortinas podem ser brancas, para manter o projeto equilibrado.
Pedras para parede de cozinha
Na cozinha, as pedras são perfeitas para combinar com estilos de decoração industriais ou retrô. O revestimento fica perfeito na área da pia, pois cria um ponto de destaque no cômodo. Do mesmo modo, combina com elementos metálicos e móveis em cores neutras, como preto, branco e cinza.
Além disso, você pode combinar as pedras para parede da cozinha com a bancada da pia, com o balcão (no caso de cozinhas americanas), entre outros aparatos. Nesse caso, vale usar qualquer modelo de pedra – seja em locais internos, área gourmet ou na cozinha de varandas, por exemplo.
Pedras para parede do quarto
Para muitas pessoas parece raro utilizar revestimento de pedras na parede do quarto, mas essa tendência está cada vez mais comum. Geralmente é uma ideia para quem prefere um seguir o estilo rústico ou um conceito vintage.
Nesse cômodo, o revestimento combina com móveis de madeira, lustres e luminárias retrô, além de aparatos mais sofisticados. De acordo com as fotos, vale seguir uma tendência clássica para deixar o ambiente com um toque original e exuberante.
Em muitos casos, as pedras para parede ornamentam quartos de casal. Entretanto, também são usuais em quartos de solteiro e até nos infantis/de bebê. Basta saber escolher os melhores tipos para a decoração do cômodo.
Pedras para parede do banheiro
O uso de pedras para parede é bastante comum no banheiro. Embora a decoração desse ambiente seja deixado de lado por muitas pessoas, vale escolher esse modelo de revestimento para dar um toque elegante surpreendente.
Sendo assim, você pode seguir o conceito rústico combinando uma parede única com cores claras, como branco ou bege, por exemplo. As pedras também podem cobrir a área do box ou serem disponibilizadas em faixas, substituindo pastilhas.
Em todo caso, esse revestimento combina com móveis de madeira, elementos metálicos e vasos com plantas. A inspiração na natureza é uma ótima ideia, sobretudo para trazer frescor ao ambiente e deixar a decoração do banheiro impecável.
Pedras para parede externa
Revestir paredes externas com pedras é uma ótima opção, sobretudo para valorizar a fachada da casa. Além disso, também é bacana cobrir muros de jardins e de piscina, valorizando um ambiente natural com muito charme e requinte.
As pedras são materiais resistentes e se adaptam a qualquer parede externa, seja qual for o tipo. Sendo assim, você ainda conta com a vantagem da durabilidade aliada à beleza. Além disso, as pedras evitam o acúmulo de calor no ambiente, deixando seu jardim/varanda mais fresco.
Há muitos projetos incríveis em linhas rústicas, modernas e clássicas. Você pode contatar um especialista para definir qual padrão mais valoriza a fachada, sobretudo se for aliar o uso das pedras com outro(s) tipo(s) de revestimento.
Dicas importantes
- Em paredes externas, pode ser necessário aplicar impermeabilizante sobre o revestimento para a selagem. Entretanto, consulte um especialista para saber se esse processo é indicado.
- As pedras são indicadas para locais mais quentes, justamente porque deixam o ambiente mais “frio”.
- Você pode montar um espaço inteiramente com decoração rústica, como uma sala, por exemplo.
- Atente-se ao nivelamento da parede antes da aplicação do revestimento.
- A limpeza deve ser frequente, sobretudo em pedras arredondadas, seja com um pano úmido ou lavando com água e sabão.
Onde comprar?
Você encontra pedras de todos os tipos em lojas de decoração e de materiais para construção. O preço depende do tipo, da quantidade, entre outros fatores. Pesquise bastante e faça vários orçamentos antes de realizar a compra.
De fato, o uso de pedras para parede é versátil, elegante e atemporal. Que tal deixar sua casa com um toque rústico e natural? Siga nossas dicas e conte pra gente se você gostou do conteúdo. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Pedras para parede – 75 tipos perfeitos para uma parede de pedra! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Pedras para parede – 75 tipos perfeitos para uma parede de pedra! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário