O uso de móveis reciclados está cada vez mais comuns em vários projetos de decoração. O reaproveitamento é essencial em termos de economia e sustentabilidade, além de deixar sua casa com um conceito original.
Melhor que isso, alguns móveis podem ser customizados por você mesmo (DIY), utilizando materiais simples e acessíveis. Na internet há uma série de tutoriais que ensinam como personalizar passo a passo. Do mesmo modo, você pode usar toda a sua criatividade para produzir diversos aparatos.
Para inspirar você, preparamos este conteúdo completo com vários estilos de móveis reciclados + ótimas dicas de decoração.
Há tempos a decoração com móveis reciclados está ganhando relevância em muitos projetos de decoração. Segundo especialistas, são várias vantagens:
- Ecologicamente sustentáveis, resultado do reaproveitamento de materiais que seriam descartados;
- Fáceis de serem confeccionados;
- Garantem economia, pois você evita gastos com móveis novos;
- Peças personalizadas originais e exclusivas.
A fabricação de móveis reciclados é realizada por algumas empresas específicas, porém você mesmo pode customizar. Para isso, você deve considerar suas necessidades para definir o melhor aparato.
De modo geral, materiais como madeira são os mais utilizados, embora haja uma série de opções que podem ganhar uma nova função. Ou seja, além daquilo que você precisa, vale avaliar se tal objeto que seria descartado não serve para outro propósito.
Como usar móveis reciclados na decoração?
Há várias linhas a seguir para reciclar um móvel. Opções antigas são boas opções para serem renovadas, seja na estrutura em si, na pintura, entre outras características. Ou seja, você pode modernizá-las e ter uma peça exclusiva em sua casa.
Além daquilo que você já tem em casa, há materiais descartados por indústrias e comércios que também podem ser reutilizados. Os pallets são exemplos perfeitos. Extremamente versáteis, são fáceis de customizar e podem virar mesas, prateleiras, suportes, estrados de cama, etc. Do mesmo modo, há outras opções interessantes para reciclar:
- Latões e barris – podem virar uma mesa após o processo de lixamento e pintura;
- Tubulações – servem como suportes para roupas, bases de luminárias, etc;
- Tábuas de madeira – são materiais versáteis que servem de base para vários móveis;
- Malas antigas – ótimas para substituir prateleiras e gabinetes;
- Caixotes de madeira – substituem estantes e armários – sobretudo para o banheiro;
- Pneus – boa base para poltronas e mesas de centro;
- Móveis antigos – podem ser reciclados, receber uma nova pintura e outras técnicas de customização.
São várias inspirações de móveis reciclados para ornamentar qualquer cômodo da sua casa. Selecionamos algumas opções interessantes para diversos ambientes.
Móveis reciclados na sala
A sala pode receber uma infinidade de móveis com materiais reaproveitados, sobretudo as opções de madeira em um conceito rústico, minimalista ou moderno. Sendo assim, sofás, mesas de centro, poltronas e até racks podem ser customizados, seguindo um padrão inovador e criativo. Do mesmo modo, móveis que seriam descartados podem ser personalizados passo a passo.
Além de salas de estar, os móveis reciclados podem ornamentar uma varanda ou uma área gourmet.
Latões, caixas e barris são boas estruturas para mesas, cadeiras, poltronas e sofás personalizados.
O uso de pallets é muito comum na decoração da sala. A peça deve ser lixada, envernizada e pode virar uma série de aparatos, como uma bela mesa de centro com rodinhas (foto acima) ou um rack com painel de TV (foto abaixo).
Móveis reciclados na cozinha
Na cozinha, acessórios práticos ajudam na organização e ainda dão um toque original à decoração. Entre os materiais usados, destacamos os caixotes de feira que podem substituir armários suspensos ou pequenos gabinetes instalados embaixo da pia.
Do mesmo modo, carretéis de madeira e pallets podem ser usados na parede para servir de suporte a temperos, utensílios, panelas, etc. Já as banquetas do balcão de cozinhas americanas podem ir além do convencional. Há ideias criativas que reaproveitam uma série de materiais, como bancos velhos de bicicleta e até discos.
A criatividade faz toda a diferença para transformar materiais antigos ou descartáveis em novas referências.
Caixotes de madeira e pallets são estruturas perfeitas para formar armários, prateleiras e suportes de parede.
Móveis reciclados no quarto
Para o quarto, você pode montar um cenário totalmente personalizado. Essa é uma ótima ideia para qualquer projeto, sobretudo para cômodos pequenos – e para quem deseja economizar ao mobiliá-lo.
Opções de madeira são clássicas e indicadas tanto para a confecção de poltronas quanto pequenas mesas e até armários e escrivaninhas. Além disso, as peças de pallets funcionam perfeitamente como estrado para um colchão, substituindo uma cama.
Ademais, você pode focar nos detalhes. Nichos de madeira são boas ideias para manter o espaço organizado. Do mesmo modo, os acessórios podem ser personalizados com cores e texturas diferentes para deixar a decoração diferente e conceitual.
Além de madeira, o papelão é um material comum na confecção de móveis reciclados.
Veja que câmeras fotográficas e até skates são utilizados na decoração de um quarto com móveis renovados.
Além dos pallets, os blocos são boas opções para servir de base a um sofá, por exemplo.
Móveis reciclados no banheiro e lavabo
Por fim, o banheiro também pode ter uma série de móveis reciclados. Entre as opções, destacamos os caixotes de madeira para substituir armários, prateleiras e gabinetes. São aparatos que podem ser instalados na parede ou diretamente no chão após a customização.
Além disso, vale improvisar na pia, montando uma estrutura que dê suporte à cuba, por exemplo. Há quem ainda utilize malas e velhos cestos como suporte para itens de higiene, bem como canos de PVC para criar divisórias para o box. De fato, não há limites para a criatividade.
Você não precisa comprar armários novos para o banheiro, basta usar aqueles caixotes de feira e personalizá-los!
Além da madeira, canos, cestos e até uma bicicleta velha são opções de móveis reciclados para o banheiro.
A decoração com móveis reciclados é inovadora e muito original, capaz de deixar qualquer espaço mais bonito e agradável. São muitas vantagens e você mesmo pode fabricar um móvel exclusivo. Pesquise tutoriais, siga nossas dicas e use a criatividade. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Móveis reciclados – 60 ideias sustentáveis na decoração do lar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Móveis reciclados – 60 ideias sustentáveis na decoração do lar! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário