A funcionalidade de uma cortina é indiscutível. Ela filtra a luz e ajuda a criar privacidade em um ambiente. Mas e para decorar? Seu poder na decor é igualmente indiscutível. Uma cortina estampada nos tons certos pode fazer toda a diferença em um ambiente e vamos mostrar como a seguir.
Fotos e Ideias de Decoração com Cortina Estampada
Proteger os móveis do excesso de luz, ajustar a luminosidade de um ambiente…para tudo isso você pensa em uma cortina. O que algumas pessoas não pensam é o quanto ela pode transformar um cômodo. Uma simples cortina estampada é o suficiente para deixar um quarto sem graça em um ambiente com um apelo visual indiscutível.
Mas como todos sabemos não é toda cortina a responsável por deixar seu ambiente legal e perfeitamente decorado. O importante a saber é o poder da escolha do tecido. São as estampas as responsáveis por definir e arrematar de vez uma decoração bacana.
Tipos de tecido – O tecido da sua cortina também envolve uma escolha importantíssima. Alguns tecidos podem vedar de vez a luz externa (completa ou parcialmente) e destacar os pontos de luz escolhidos para o ambiente como o linho, o veludo e a seda. Já outros são apenas pontuais no espaço, sem danos, finos e leves com algumas cores.
Como escolher uma estampa de cortina? Dicas a seguir bem simples podem auxiliar.
Para Sala
A sala de estar é um dos principais ambientes da casa. Não é à toa que há tanto cuidado envolvido na escolha de cortina estampada e como ela vai se posicionar no projeto.
Uma das formas de usar a cortina estampada na decoração de sala de estar é para remover a apatia de um cômodo sem a necessidade de trocar os móveis ou pintar as paredes. Uma simples cortina pode deixar uma parede branca renovada, com vida e uma sala muito mais alegre.
Nem sempre as cortinas são da mesma cor dos móveis ou de outros elementos do cômodo e parecem não combinar com nada ou mesmo estar em sincronia. Mas isso é bom. Os opostos na decoração podem se atrair muito mais que um casal apaixonado.
O uso de cores opostas deixa o ambiente vivo. Um truque legal para destacar uma parte da casa. Uma textura na parede ou um papel de parede apático ganhará a sua atenção com a combinação da cortina certa.
Combine estilos – um dos segredos de escolher a cortina estampada perfeita é seguir o estilo da decoração do ambiente. Sala estilo provençal? Cortinas minimalistas com a mesma tonalidade vão cair muito bem.
Em casas planejadas construídas do zero pode ser interessante embutir o suporte. Dá para adicionar em cima do forro e ter uma cortina estampada fluída com uma decoração clean. É moderno e elegante, em especial em ambiente com a exigência de detalhes no acabamento como uma sala de estar.
Cortinas com estampas grafistas merecem atenção especial. Elas necessitam de uma parede lisa para poder ter o seu destaque merecido e não brigar por atenção. Caso contrário será pecado pelo excesso.
O grafismo ou estampas minimalista fazem parte do estilo moderno de decoração de interiores. Combine com elementos do mesmo setor como metalizados, poucos móveis e poucas prateleiras. Amplitude do ambiente fazem parte deste tipo de decoração.
Cortina estampada com flores são uma dica dos especialistas para deixar uma sala de estar mais feminina. Um toque especial para uma moradora solo e solteira que precisa se sentir em casa. Vale de cor única ou várias cores com parede lisa.
Enquanto as flores caem melhor para elas um espaço rústico e masculino pode ser definido por uma cortina xadrez.
A estampa de duas cores ou no máximo três é bem marcante, então atenção total na escolha dos demais elementos para não poluir demais o ambiente. Se pensa em repetir a estampa faça isso no máximo em almofadas para o sofá.
Cortina estampada e quadros: cautela. A mesma parede não pode ter os dois. Contudo, lado a lado como elementos complementares não há problema desde que encontre a proporção de cores perfeitas.
Uma dica é escolher tons sóbrios para as molduras e sem detalhismos enquanto a cortina vier com cores e muita alegria. Assim não dá para pecar pelo excesso.
Para Quarto
Quartos podem incluir com facilidade a cortina na decoração por seu poder de isolar a luz do sol. A maioria dos decoradores prefere uma cortina modelo blackout para isolar por completo a luz do sol e permitir o descanso por mais tempo. Ou pode apenas
Um papel de parede não será problema ao inserir uma estampa na cortina. Um dos segredos é escolher um dos tons da parede para combinar com a cortina estampa. Fazendo essa simples ligação terá uma sincronia total e integrará os elementos do projeto.
Em quarto infantil
Uma cortina será o suficiente para um quarto infantil. Neste tipo de decoração menos é mais, com um espaço amplo e uma cortina estampada minimalista para os detalhes chamarem a atenção.
A funcionalidade de uma cortina estampada em quarto de criança é indiscutível. Na versão blackout ela deixará o ambiente livre de luz externa, criando uma penumbra para um bebê descansar tranquilamente mesmo no horário da tarde.
A dúvida de qual estampa escolher para a cortina é grande. Um enigma simples, contudo. Escolha a cor com maior presença na decoração para sincronizar com a sua cortina. Exemplo: parede rosa com cortina rosa.
Não encontra nada longe da neutralidade mas mesmo assim ainda quer uma cortina estampada? Combine com almofadas em cima da cama ou do berço. Maior neutralidade impossível!
Combinar papel de parede com cortina estampada é uma ótima forma de alegrar um quarto infantil. Atente detalhadamente para o cruzamento de estampas e assim não pecará pelo excesso de informações na parede.
Esta postagem Cortina Estampada: Ideias de Projetos e Modelos Lindos! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Cortina Estampada: Ideias de Projetos e Modelos Lindos! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário