A decoração da sala deve ser planejada passo a passo para que fique harmônica, bonita e elegante. Nesse ponto, além dos aparatos essenciais, há também adereços que fazem toda a diferença no ambiente, como vasos decorativos para sala.
Há muitas versões incríveis que se adaptam a diversos estilos de decoração, desde um padrão moderno até um conceito clássico. Sendo assim, vale a pena conhecer toda a essa variedade.
Para ajudar você a escolher os melhores modelos, preparamos este post com dicas incríveis + 60 fotos surpreendentes.
Versáteis e acessíveis, os vasos são verdadeiros coringas na decoração de qualquer cômodo. Se o ambiente está sem graça, sem vida e monótono, um belo vaso com flores pode mudar completamente o cenário.
Esse costume de usar vasos decorativos é muito antigo e essencial em projetos interiores. São tantas versões disponíveis que fica até difícil escolher qual delas deixará o espaço mais charmoso e sofisticado. Nesse caso, mudam cores, formatos, materiais, além das plantas que podem (ou não) compor esse aparato.
Em todo caso, vale se atentar a essas variáveis na hora de comprar o modelo perfeito:
Tamanho: o tamanho do vaso deve se adaptar perfeitamente à decoração da sala. Será um modelo de chão ou para deixar em algum móvel, como aparador, estante ou mesa? No primeiro caso, vale apostar em vasos grandes, que mesmo de canto ficarão com destaque no cenário.
No caso de móveis, o vaso não deve ser pesado para não prejudicar a estrutura. Modelos pequenos são os mais indicados, e dependendo do aparato, é possível instalar até mais de um modelo. A proporção faz toda a diferença no visual estético da sala. Sendo assim, um vaso único já pode fazer toda a diferença na decoração.
Caso opte pela funcionalidade, escolhendo um vaso com plantas ou flores, atente-se à espécie e seus hábitos. Do mesmo modo, é necessário equilíbrio e coerência entre o vaso e o arranjo, bem como adaptação ao estilo de decoração da sua sala. Nesse ponto, felizmente, há muitas opções interessantes para todos os gostos.
Formato: outro ponto importante que depende do conceito decorativo de cada sala. Existem vasos quadrados, redondos, retangulares, entre outros formatos que podem fazer a diferença no cenário. Nesse caso, a primeira decisão é se o vaso terá plantas. Caso positivo, o design depende da espécie.
De modo geral, especialistas revelam que vasos redondos são indicados para decorações mais clássicas e delicadas. Por outro lado, os quadrados ficam ótimos em estilos modernos, industriais e minimalistas. Já formatos diferentes servem para um conceito mais arrojado, pois o vaso provavelmente será um ponto de destaque na sala.
Cor: embora os modelos transparentes predominem, há quem se encante por vasos coloridos para deixar o ambiente mais vibrante. E, todo caso, a cor do vaso deve seguir a mesma linha de tons da decoração da sala. Se você tiver dúvidas quanto a esse tópico, a regra geral é optar por modelos de cores sóbrias que harmonizam em praticamente qualquer projeto decorativo.
Material: esse ponto também é muito importante e dependerá do local em que o vaso será instalado. Os modelos de chão devem ser mais resistentes. Já para móveis, prefira materiais mais nobres, como vidro ou cerâmica. Se achar conveniente, você pode deixar o vaso em um cachepot, que funciona como uma proteção e ainda pode deixar a decoração bem elegante, sobretudo os modelos de vidro e madeira.
Flores, plantas, ou nada? Vasos decorativos com plantas ajudam a trazer mais vivacidade ao ambiente. Entretanto, é preciso se atentar à espécie escolhida. Segundo especialistas, a regra geral é escolher primeiro a planta e depois o vaso, que deve comportá-la perfeitamente de acordo com o seu crescimento. Além disso, você deve cuidar com frequência, regando, podando, etc.
Fotos e modelos de vasos decorativos para sala
Atualmente, os vasos decorativos para sala estão cada vez mais versáteis e podem ser expostos de diversas formas. Há inclusive tendências originais e que aproveitam espaços vazios, como os vasos suspensos ou instalados em estruturas fixadas nas paredes.
Entretanto, o modo “clássico” de decoração ainda é o mais utilizado. Em salas grandes, vale apostar em vasos grandes e com plantas vigorosas. Já em ambientes pequenos, os vasos pequenos com arranjos são ótimas opções.
Em todo caso, você deve se atentar ao material e ao local onde ficarão os vasos decorativos, sobretudo se há crianças ou animais domésticos. Para evitar acidentes, deixe sempre em lugares estratégicos e mantenha-os protegidos.
Vale destacar também que vasos com plantas merecem atenção especial. Evite que elas fiquem com um aspecto ruim, cuide bem e substitua quando necessário. Caso contrário, elas prejudicarão a decoração do espaço.
Agora que você já sabe tudo sobre vasos decorativos para sala, veja muitas fotos de projetos incríveis e encantadores.
Vasos decorativos para sala de estar
A sala de estar deve ser um espaço aconchegante e elegante, por isso você deve se atentar a cada detalhe na decoração. Usar vasos decorativos é um modo simples de manter o espaço mais charmoso.
Sendo assim, os vasos grandes de chão podem ficar em cantos estratégicos, próximos ao sofá ou expostos em móveis. Há quem monte um espaço próprio para isso, usando aparadores ou mesas de centro, por exemplo. Assim, além dos vasos, você pode decorar com porta-retratos e uma série de adereços.
Vasos decorativos para rack
Por outro lado, uma proposta básica é expor vasos decorativos no rack. Esse móvel é essencial na sala de estar tanto para a TV quanto para demais aparelhos. Logo, para não deixá-lo sem graça, vale colocar alguns vasinhos.
Os modelos pequenos são interessantes, assim como os terrários. Entretanto, dependendo do tamanho do rack, é possível instalar até vasos maiores, mais sofisticados, enfim, são várias ideias que dependem de cada projeto.
Vasos decorativos para chão da sala
Os vasos de chão são perfeitos para cultivar plantas, além de deixar a sala com um toque de vivacidade. Se o espaço é amplo, vale apostar em modelos grandes, inclusive para deixar plantas de médio porte.
Esses vasos também podem ser expostos ao lado do sofá, do lado do rack, além de cantos estratégicos. Segundo especialistas, você deve visar sempre uma decoração harmônica e coerente. Além disso, se atentar aos cuidados com as plantas para que permaneçam saudáveis.
Vasos decorativos para sala de jantar
A sala de jantar também pode contar com uma diversidade de vasos decorativos, seja apenas a peça ou com lindos arranjos de flores. Nesse caso, há duas ótimas ideias. A primeira é expor o vaso diretamente na mesa. Você pode criar opções florais magníficas que combinem com as louças, velas e demais objetos essenciais para a hora das refeições.
Por outro lado, é possível manter os vasos sob um aparador. Sendo assim, vale decorar até com outros objetos, com espelho, enfim, criar um local específico para deixar a sala de jantar mais elegante. Se achar conveniente, as opções de chão e os vasos suspensos também são ideias a considerar.
Onde comprar vasos decorativos para sala? Você pode pesquisar em várias lojas físicas e online. Há modelos em casas de materiais para construção, lojas de decoração, antiquários, produtos de jardinagem, etc. Além disso, uma boa opção é customizar um vaso passo a passo, uma alternativa acessível e original.
Essas foram nossas dicas para transformar sua sala com objetos simples e versáteis. Gostou das dicas? Conte pra gente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até a próxima.
Esta postagem Vasos decorativos para sala – 60 modelos com dicas de decoração! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Vasos decorativos para sala – 60 modelos com dicas de decoração! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário