Há objetos decorativos que aparecem como total tendência nos projetos e exemplo disso é a redoma, item que tem se tornado frequente entre os objetos de decoração e projetos de diferentes ambientes.
E se você tem notado a presença cada vez mais frequente desse item na decoração, no post de hoje reunimos tudo o que você precisa saber sobre a redoma – o que é, como usar na decoração e até como fazer um projeto DIY para criar o item decorativo.
O que é redoma?
Se você tem ouvido falar sobre redoma, mas ainda não sabe ao certo o que é essa peça, vamos a uma explicação.
A redoma é um objeto que lembra o formato de um sino e que é utilizado para proteger outros objetos, sendo assim, funciona como uma espécie de tampa sobre determinado item de modo a protegê-lo.
Por ter a função de proteger, mas manter o item protegido aparente, a redoma costuma ser em material transparente, e acaba sendo mais frequente os modelos em vidro.
Dicas de decoração com redoma
Com Luzinhas
A redoma com luzinhas é uma das possibilidades de uso do objeto como parte da decoração. Nessa ideia, o cordão de luzinhas é colocado por dentro do item transparente, e assim forma uma luminária criativa.
Como ideia para usar esse item, a proposta aqui foi de usar o objeto no criado-mudo ao lado da cama, assim o objeto é perfeito para substituir o abajur e criar uma iluminação mais suave e aconchegante no quarto.
Outra ideia para usar o item como uma luminária criativa, é esta ideia que traz o objeto em vidro como parte da decoração, além de também funcionar como luminária.
Na proposta, a redoma com pratinho traz casinhas de madeira em seu interior e um cordão de luzes fininho iluminando a base do pratinho e em volta das casinhas.
Desse modo, quando o cordão não está acesso as casinhas tornam-se parte da decoração, e quando as luzinhas são acessas, o objeto decorativo ganha ainda mais destaque.
Com Plantas
A proteção em vidro também pode ser usada como uma proteção para plantinhas, podendo ser usada com plantas artificiais ou naturais. No caso das plantas naturais, é necessário deixar a redoma aberta por algumas horas do dia, de modo que a plantinha consiga absorver oxigênio.
Como ideia para usar o modelo como proteção para plantinhas, a proposta aqui traz um par de redomas em tamanhos diferentes e usadas lado a lado cobrindo vasinho de plantas.
As plantas usadas com a proteção em vidro são cacto e suculenta artificiais, assim não é preciso ter o cuidado de manter a tampa aberta por algumas horas do dia.
Como ideia para usar o item em plantas naturais, a proposta aqui traz o item de vidro cobrindo o vasinho de violeta.
Na proposta, a base é em barro e traz cobertura de musgo, onde o vasinho foi apoiado. Além da composição com o vaso de flor, a decoração ainda traz um mini coelho de louça decorando o interior da redoma.
Nesse caso, é preciso abrir o item ao longo do dia para que a planta natural possa tomar um arzinho.
Com Rosa
Inspirado na rosa do clássico “A Bela e a Fera”, a redoma também pode servir de proteção para a rosa, como mostra no filme.
Nesse caso, a ideia foi de usar a inspiração do filme com uma rosa artificial dentro da cúpula de vidro, assim a flor sempre continuará linda para a decoração.
Além da flor, a cúpula de vidro ainda traz cordão de luzinhas interno, o que é perfeito para iluminar e destacar o item decorativo.
As flores naturais também podem ser usadas como parte da decoração com redoma, como mostra essa ideia.
A proposta aqui traz vasinhos de vidro com água e com rosas delicadas sobre livros empilhados; assim a cúpula de vidro cobre as rosas sobre os livros criando uma decoração criativa e charmosa com flores naturais.
Na Mesa de Jantar / Com Comida
Há inúmeras ideias para usar a redoma na decoração, e uma das possibilidades é de usar o item transparente como uma espécie de cloche, mantendo o alimento protegido e exposto.
Nesse caso, a ideia para usar a cúpula de vidro foi para cobrir os macarons que decoram a bancada, assim o alimento fica visível e torna-se parte da decoração, ganhando ainda mais destaque pela cúpula de vidro.
Outra ideia para usar o item como proteção para alimentos, é esta proposta de usar a cúpula como parte da decoração e composição da mesa de natal.
Na proposta, a mesa de natal foi toda decorada com a temática e a tortinha com frutas vermelhas aparece entre os alimentos que fazem parte da mesa.
A ideia foi de usar a cúpula de vidro para cobrir a tortinha, dando mais destaque ao alimento e mantendo-o protegido.
De Vidro
A redoma de vidro costuma ser a opção mais frequente e utilizada na decoração, e nesse caso o modelo pequeno foi usado para decorar a mesa de centro.
Na proposta, a redoma tem base em madeira e traz um ramo de suculenta artificial apoiada sobre a base de madeira, assim a cúpula de vidro cobre o item e deixa a decoração da mesa de centro mais especial.
Entre as ideias criativas para usar a cúpula de vidro como parte da decoração, esta proposta traz uma ideia de criar uma espécie de borboletário.
Para a ideia, a base foi feita com um prato que ganhou um galho seco colado ao centro. Esse galho seco foi usado para colar borboletas de papel.
O galho já decorado com as borboletas foi coberto pela cúpula de vidro, e assim o item pode ser usado para decorar a sala ou um quarto.
Como Fazer Redoma Para Decoração
Se você gostou da ideia de usar redoma como parte da decoração, trouxemos uma passo a passo de como fazer o item usando materiais que você já tem em casa.
Materiais:
- Garrafa plástica transparente
- Cola quente
- Estilete
- Tesoura
- Tira de feltro
Passo a Passo:
- Corte a garrafa plástica na altura desejada (lembrando que você usará a parte de cima da garrafa);
- Pegue uma tira de feltro e pingue uma gota de cola quente e vá enrolando-a;
- Ao enrolar o feltro, vá pingando a cola quente para o enroladinho não soltar;
- Acabe de enrolar o feltro e pingue cola quente para colar a pontinha final;
- Corte a tampa da garrafa e passe cola quente na base do enroladinho de feltro;
- Cole o enroladinho de feltro no local onde era a tampa da garrafa;
- Agora é só usar a sua redoma na decoração.
Você já conhecia esse objeto? Se ainda não, conte o que acha do item na decoração. E se você já conhecia, conte-nos em qual ambiente e proposta mais gosta para acrescentar esse objeto tendência na decoração.
Esta postagem Redoma – O que é? + Como usá-la na decoração da sua casa! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Redoma – O que é? + Como usá-la na decoração da sua casa! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário