A decoração com porcelanato preto está cada vez mais presente em muitos projetos. Esse tipo de revestimento pode até causar estranhamento em algumas pessoas, mas é uma opção interessante para deixar o ambiente com um toque moderno e sofisticado.
Quem está cansado dos métodos e cores tradicionais pode investir no porcelanato preto para renovar totalmente o cenário, seja de uma sala grande, de uma cozinha, de um quarto e até do banheiro.
Sendo assim, vale saber mais sobre essa versão, quais são os principais tipos, conferir dicas e muitas fotos. Acompanhe o conteúdo completo e surpreenda-se.
Afinal, o que é porcelanato?
Embora seja comum falar dessa peça, muita gente ainda tem dúvidas quanto a sua definição. De acordo com especialistas, trata-se de um tipo de piso frio, conhecido sobretudo por ser muito resistente. É usado em locais com grande circulação de pessoas e tem alta durabilidade.
Além disso, o porcelanato pode ser classificado em várias versões. A versão natural não possui brilho e geralmente tem um valor mais acessível. Por outro lado, há também os modelos esmaltados, que possuem acabamento liso ou brilhante, bem como as versões polidas – que chamam atenção pelo alto brilho e visual impactante.
Quando se trata de cor e estampas, há diferentes tipos que oscilam conforme a preferência de cada usuário. De modo geral, o porcelanato em tons neutros é o mais popular – em bege, cinza, branco e marrom. Entretanto, o porcelanato preto ganha cada vez mais relevância em muitos projetos, sendo uma opção bem original e ideal deixar o espaço com um toque requintado.
Quanto custa em média? #preço
Hoje em dia muitas lojas já vendem uma grande variedade de porcelanatos, sobretudo em versão preta. Sendo assim, você não terá problemas em encontrar esse modelo, basta fazer uma boa pesquisa online ou em locais físicos. Praticamente toda casa de materiais de construção possuem porcelanato preto de várias marcas.
De acordo com nossas pesquisas, o preço médio do metro quadrado de uma versão de 120 cm x 120 cm é de 300 reais. Nesse caso, a peça é polida, brilhante e com borda reta. Entre as marcas mais famosas estão: Portobello, Eliane, Portinari e Biancogres.
Algumas dicas de lojas para comprar: Telhanorte, C&C, Leroy Merlin, Joli, Center Castilho, etc.
Tipos de porcelanato preto
Antes de instalar porcelanato preto em sua casa, é primordial conhecer os modelos mais tradicionais. Conforme já salientamos, há versões com vários tipos de acabamento, desde o natural até fosco, polido, etc. Assim, você pode definir qual é o mais indicado para cada cômodo do seu lar.
Porcelanato preto polido
O porcelanato polido é o tipo mais comum e usual. Possui acabamento totalmente liso e com brilho intenso. Durante a fabricação, recebe uma camada protetora que o diferencia de outros modelos. É altamente indicado para áreas secas da casa, como corredores, salas e quartos, pois quando molhado fica escorregadio.
Porcelanato preto fosco
O porcelanato fosco, conhecido também como porcelanato natural, é bastante funcional, acessível e versátil. Pode ser instalado em qualquer ambiente, sobretudo em áreas de grande circulação, como salas, áreas externas, comércios, etc. Não possui brilho e acabamento diferenciado, mas é muito resistente e pouco escorregadio, ideal para a segurança de idosos e crianças, por exemplo.
Porcelanato preto marmorizado
Como o próprio nome revela, é um tipo de porcelanato de mármore. É atemporal e versátil, um modelo que nunca sai de moda e adaptável a ambientes como banheiro e cozinha – já que é bem resistente e não fica escorregadio mesmo quando molhado. A versão preta é convencional e confere elegância no acabamento do cômodo.
Outros tipos de porcelanato: acetinado, que possui pouco brilho e baixo impacto visual, ideal para ambientes como salas e quartos; esmaltado, que pode ser mais liso, áspero ou brilhante dependendo da camada de esmalte que é aplicada à peça.
Dicas de decoração com porcelanato preto
Agora que você já sabe tudo sobre porcelanato, vale conferir muitos projetos decorados com porcelanato preto e todas as suas possibilidades. Encante-se com diversas fotos e dicas de ouro.
Porcelanato preto na sala
A sala é o ambiente principal de uma casa, por isso a decoração deve ser totalmente harmônica e coerente. Para quem deseja fugir do óbvio, uma ótima dica é investir no porcelanato preto, sobretudo em cômodos grandes e amplos. Como preto é uma cor sóbria e “pesada”, você pode combinar com tons mais leves e frescos, como branco, cinza claro, off-white ou bege.
Sendo assim, a sala pode contar com piso preto, mas paredes e móveis brancos, por exemplo. Além disso, aparatos com acabamento em madeira também deixam o espaço com uma decoração exuberante. Para quebrar o impacto visual, é interessante optar por porcelanato em acabamento acetinado ou fosco, evitando os tipos totalmente brilhantes.
Nessa linha, você pode se inspirar em um conceito moderno, industrial, retrô, etc. Entretanto, com uma linha minimalista há grandes chances do projeto ficar com uma decoração equilibrada, portanto, evite os excessos. Abaixo você confere boas inspirações.
Porcelanato preto na cozinha
Muita gente opta por instalar porcelanato preto na cozinha pensando na vantagem da cor em “esconder a sujeira”. De fato, o piso preto apresenta essa vantagem, sobretudo quando comparado ao branco. Entretanto, a manutenção e limpeza devem ser frequentes, assim como em qualquer versão do revestimento.
Para a cozinha, vale a regra da sala: apostar no contraste para deixar o ambiente com uma decoração equilibrada. Portanto, é interessante investir em móveis e aparatos em tons mais claros. Aproveite a tendência P&B (preto e branco) que não tem erro. Além disso, uma dica bacana é revestir o balcão além do piso, bem como seguir um conceito industrial que nunca sai de moda.
Vale destacar que preto combina muito bem com elementos prateados. Sendo assim, é possível criar um projeto muito coerente e moderno unindo essas cores e texturas, principalmente em cozinhas planejadas ou integradas com a sala, por exemplo.
Porcelanato preto no quarto
Embora seja raro, há projetos de porcelanato preto no quarto, sobretudo com os modelos foscos. De modo geral, segue a mesma regra da sala, tanto no contraste quanto na textura da peça. É uma boa ideia para ambientes amplos ou integrados com áreas externas, além da ligação com cores claras.
Para que o quarto não fique tão escuro, é essencial investir em um bom projeto de iluminação, tanto com o ponto central de luz quanto com luminárias modernas ou abajures. Outra dica é apostar em móveis amadeirados, estofados em tons neutros e obviamente na clássica tendência preto e branco.
Porcelanato preto no banheiro
Parece estranho para muitas pessoas instalar porcelanato preto no banheiro, mas pode ter certeza que essa é uma alternativa muito funcional e clássica. A cor ajuda a dar um toque sofisticado à decoração e quebra aquele padrão comum de um ambiente essencialmente branco.
Atualmente diversos projetos de suítes, banheiros coletivos e comuns estão inovando com essa técnica. O porcelanato pode ser instalado no piso ou em outras camadas, como paredes, no revestimento de banheiras ou apenas no box. São alternativas variadas e versáteis que podem mudar de acordo com cada cômodo.
Não podemos deixar de citar a junção de preto com branco que fica perfeita em banheiros modernos! Assim, o ambiente não fica carregado, pelo contrário, fica super harmônico e elegante.
O porcelanato preto pode transformar totalmente a decoração da sua casa, por isso é uma opção que está cada vez mais comum em diversos projetos. Que tal considerar essa ideia? Gostou das dicas e das fotos? Conte pra gente. Boa sorte e até a próxima.
Esta postagem Porcelanato preto na decoração – 60 ideias modernas para se inspirar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Porcelanato preto na decoração – 60 ideias modernas para se inspirar! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário