Uma casa ou ambiente com telhado de vidro não é tão comum, por isso os projetos com essa estrutura acabam chamando atenção. De fato, muita gente acredita que esse tipo de cobertura é frágil e não deve ser instalado em uma área interna ou externa.
Entretanto, essa história não faz mais sentido. O telhado de vidro, além de manter o cômodo iluminado, dá um toque exuberante ao local. É uma perspectiva fora do convencional que não exige muita manutenção. Além disso, resiste a chuvas e a outras intempéries.
Para saber tudo sobre o telhado de vidro, acompanhe o post com as vantagens, preço, dicas e diversas fotos.
O vidro é um material translúcido e muito resistente que sempre teve espaço em diversos conceitos construtivos e decorativos.
É capaz de deixar o ambiente aconchegante e se adapta a qualquer estilo, além de favorecer a iluminação, deixar o cômodo mais leve e bonito. Que tal, então, contar com um telhado de vidro em sua casa?
Principais vantagens e desvantagens
Há muitas vantagens em instalar um telhado de vidro, seja em uma área interna ou externa:
Sensação de amplitude: ao instalar um telhado de vidro, você terá visão de todo o ambiente externo. Isso ajuda a dar sensação de amplitude ao espaço, com a impressão de que é maior que parece.
Baixa manutenção: o vidro é um material que não exige manutenção frequente, pois é bem resistente. Além disso, não é propenso a umidade e mofo. Do mesmo modo, pode ser facilmente reutilizado.
Economia de energia: com o telhado de vidro, você economiza energia elétrica. Isso acontece porque a estrutura permite a entrada da iluminação natural para o interior do cômodo. Sendo assim, é uma boa opção tanto para casas quanto estabelecimentos comerciais.
Beleza e requinte: é fato que o vidro dá um toque de beleza e sofisticação ao ambiente, sobretudo se é instalado em apenas uma parte e/ou cômodo. Uma bela tendência para varandas, salas e ambientes modernos.
Versatilidade: há uma boa variedade de tipos de vidro, com texturas e acabamentos diferentes. Sendo assim, você terá uma boa gama de modelos para pesquisar, fazer orçamentos e comprar.
Por outro lado, podemos destacar as desvantagens dessa estrutura – afinal, nada é perfeito:
Retenção de calor: o vidro retém bastante calor, sobretudo quando os raios solares batem diretamente na estrutura. Isso pode deixar o ambiente quente, mesmo em áreas com vegetação.
Vulnerabilidade: alguns tipos de vidro são mais finos e pouco resistentes. Se não for laminado, fica mais exposto a trincos e problemas com mudanças climáticas. Logo, você deve fazer um bom investimento e escolher o padrão certo para não ter problemas.
Alto custo: o telhado de vidro custa mais caro quando comparado com versões tradicionais, como o telhado de cerâmica, por exemplo. Além do material, o projeto construtivo terá valor mais elevado, sobretudo quanto ao design e à instalação com mão de obra especializada.
Quanto custa em média? #preço
Qual o preço do telhado de vidro?
O preço varia conforme o tipo de vidro e a área a ser medida. Você pode cobrir um cômodo inteiro, um corredor ou uma pequena parte de sua casa.
Sendo assim, é necessário fazer vários orçamentos, tanto para comprar o material (na qual o vidro laminado é o mais indicado), quanto para a contratação da mão de obra. A instalação desse tipo de telhado requer profissionais especializados.
Em geral, uma telha de vidro custa cerca de 10 reais. Entretanto, conforme a quantidade, o valor pode ser menor. Quanto à placa de vidro, uma placa de 350,00m² tem preço a partir de 6 reais.
Como escolher o melhor tipo de vidro? Conheça os tipos mais convencionais:
Laminado – é o mais indicado para telhados. Resistente e durável, sobretudo quanto a chuvas e raios solares.
Opaco – possui acabamento fosco, na qual o ambiente não fica visível, ideal para quem gosta de privacidade.
Temperado – uma boa versão para ambientes amplos. Ótimo para varandas e coberturas ao ar livre.
Dica essencial: opte por um vidro que tenha proteção contra raios ultravioleta. Assim, o material não reterá tanto calor, fato que é prejudicial aos moradores da casa.
Decoração com telhado de vidro
A decoração com telhado de vidro deixa seu ambiente moderno e deslumbrante. Selecionamos algumas fotos de projetos surpreendentes.
Em varanda
Está em alta cobrir uma varanda com esse tipo de telhado. O espaço fica mais bonito, iluminado, amplo e protegido. Do mesmo modo, é uma boa opção para área gourmet, espaços com piscina e similares.
Em corredores/sacadas
Se você quer testar a cobertura de vidro em sua casa, comece a instalar em uma área pequena, como em um corredor, em uma sacada ou uma garagem, por exemplo. Assim, você economiza e mantém o espaço com um material e aspecto diferente.
Em sala/ambiente interno
Uma bela tendência é usar telhado de vidro na sala. O ambiente principal da casa pode ficar mais leve e claro, com uma cobertura diferenciada e elegante. Uma proposta interessante para salas de estar e espaços de relaxamento.
Além disso, você pode instalar o telhado de vidro em qualquer parte interna, seja a cozinha, em um corredor para ligar dois cômodos ou em uma área gourmet, por exemplo. Há muitos projetos inspiradores e encantadores.
Cuidados e manutenção: atente-se a limpeza do telhado de vidro. Não é um processo periódico, porém, indicado assim que a estrutura apresentar sujeira aparente.
Para isso, não use produtos abrasivos, apenas água e sabão são necessários. Dependendo da posição da cobertura, contrate um serviço profissional de limpeza.
Esperamos que tenha gostado das dicas e esteja animado para instalar um telhado de vidro em sua casa. Conte pra gente o que achou e deixe suas dúvidas. Boa sorte e até mais!
Esta postagem Telhado de vidro – Vale a pena? + 60 Ideias de uso na decoração! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Telhado de vidro – Vale a pena? + 60 Ideias de uso na decoração! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário