O uso de plantas, seja no interior ou exterior da casa, trazem um toque verde para o ambiente e adicionam textura, criando uma proposta mais aconchegante. E seguindo essa ideia e tendência de usar o verdinho na decoração, uma boa pedida são as plantas pendentes.
As plantas pendentes são caracterizadas por crescerem e caírem para fora do vaso, criando essa ideia de ficarem pendentes para fora do vaso. Assim, esse tipo de planta é muito funcional para jardim vertical, além de serem uma ótima pedida para usar em ambientes internos, acima de móveis ou presas a suportes, ficando suspensas na decoração e destacando o efeito pendente.
E se você gosta dessa tendência de usar o verdinho como decoração e toque aconchegante, separamos dicas de espécies de plantas pendentes, assim você pode escolher a espécie ideal para seu projeto e de acordo com as características do ambiente, como incidência de sol.
Espécies de plantas pendentes
Plantas pendentes de sol
Suculenta Dedo de Moça (Sedum morganianum)
Uma boa espécie de planta pendente para ser cultivada no sol é a suculenta dedo de moça, uma espécie de suculenta repleta de folhinhas em tom de verde claro, e o crescimento dos galhos leva a planta a formar uma espécie de cascata, ficando pendente.
Essa espécie é uma boa escolha para quem não tem muitas habilidades em cuidar de plantas, já que basta manter a suculenta em sol pleno ou exposta ao menos por meio período de sol.
As regas devem ser regulares para manter as folhinhas mais “gordinhas”, evitando que a suculenta retire a água do interior das folhas e que fique com aspecto de murcha.
A suculenta dedo de moça é resistente a frio e calor, mas pode não ser tão resistente a temperaturas muito baixas, como geadas.
Barba de Moisés (Soleiloria soleirolii)
A barba de Moisés é uma espécie de planta pendente bastante conhecida e que possui diversos nomes populares, como:
- Lágrimas-de-bebê;
- Planta-da-sorte;
- Lágrima-de-bebê;
- Cabelinho-de-anjo;
- Lágrima-de-anjo.
A espécie é uma versão herbácea muito versátil podendo ser usada como planta rasteira para cobertura do solo, ou entre as versões de plantas pendentes.
Essa espécie tem como característica pequenas folhas arredondadas e em tom de verde brilhante, e é indicada para locais com sol durante meio período, evitando a incidência de sol direto durante o dia todo.
Para o cultivo da barba de Moisés, é indicado que o solo seja rico em matéria orgânica, e que as regas sejam espaçadas, evitando que o solo fique encharcado.
Plantas pendentes de sombra
Jiboia (Epipremnum pinnatum)
Uma das plantas clássicas e bastante conhecida entre as espécies de plantas pendentes, a Jiboia é uma opção de folhagem perfeita para ficar suspensa.
A planta traz a opção de ser usada como planta trepadeira se direcionada para estruturas, ou na versão pendentes se usada suspensa, já que seus galhos com folhas tendem a cair e se desenvolver para fora do vaso.
A espécie tem como características folhas verdes, que podem trazer o mix de verde escuro e claro, e é uma opção para ser cultivada a meia sombra ou em local sem incidência direta de sol.
O cultivo deve ser feito em vaso com substrato rico em matéria orgânica e as regas devem ser regulares para o pleno desenvolvimento da espécie.
A Jiboia é uma planta que não resiste a temperaturas muito baixas, por isso deve ser evitada em regiões muito frias.
Peperômia-filodrendo (Peperomia scandens)
A Peperômia é uma espécie de planta com diversas variações, como a Peperômia caperata (coloração em tom de marrom), Peperômia zebra (versão verde com diversas listras mais claras), e a clássica e conhecida Peperômia-filodrendo, que é uma versão em tom de verde claro e uma das versões de plantas pendentes mais conhecidas.
A espécie é conhecida por suas folhas em formato de coração em tom de verde claro e com bordas mais claras, com coloração branca.
A Peperômia-filodrendo é uma opção de planta pendente com formação bastante volumosa e ideal para ser cultiva em sombra. A planta deve ser mantida em vaso com solo fértil e as regas devem ser regulares.
A espécie é uma opção indicada para regiões de temperaturas amenas e quentes, e é pouco resistente a baixas temperaturas e geadas.
Samambaia Americana (Nephrolepis exaltata) / Samambaia Paulista (Nephrolepis pectinata)
Por muito tempo a samambaia foi uma planta vista em casa de avós, e atualmente a planta voltou como uma tendência para a decoração com plantas e até mesmo como opção para jardins verticais.
As espécies que são mais usadas como plantas pendentes são a Samambaia Americana e a Samambaia Paulista, ambas de folhas em tom de verde claro e bastante densas.
O cultivo das samambaias deve ser feito a sombra ou em local com pouca incidência de sol direto. Para o plantio, o ideal é que o substrato seja enriquecido com matéria orgânica e a manutenção deve contar com regas regulares, evitando que o solo fique seco, além de podas de galhos secos.
Plantas pendentes com flor
Flor de Maio (Schlumbergera truncata)
Para quem busca opções de plantas pendentes com flores, uma opção clássica é a Flor de Maio, uma versão de suculenta com flores.
As folhas longas e verdes têm como característica sua floração durante o outono (nos meses de abril, maio e junho), e por isso recebe o nome de Flor de Maio, já que as flores aparecem com mais intensidade nesse mês.
A coloração das flores pode ser em tons de rosa, branco, laranja e vermelho.
A espécie deve ser cultivada em sombra, mas com bastante luminosidade natural, o que ajuda em sua floração. O plantio deve ser feito em substrato e as regas devem ser frequentes, evitando que o solo fique muito seco.
Flor de Cera (Hoya carnosa)
A Flor de Cera é uma espécie de planta trepadeira, mas que também pode ser usada como uma versão pendente, se cultivada em vaso suspenso.
A planta tem como características folhas carnosas e espessas em tom de verde escuro. A floração é um grande charme da espécie, que traz pequenos buquês com flores bem pequenas e em formato de estrela.
A floração acontece durante a primavera e as flores são bem perfumadas e com característica cerosa, por isso do nome.
O cultivo da espécie deve ser em local com sol em parte do dia, mas sem ficar exposta ao sol direto durante o dia todo.
Com crescimento lento, as regas devem ser regulares para manter o solo úmido e as adubações mensais devem ser feitas com potássio e fósforo durante a época de florada.
Decoração com plantas pendentes
Como ideia para usar plantas pendentes na decoração, a proposta aqui traz a Jiboia como uma opção para decorar o lavabo, dando um toque mais aconchegante e purificando o ambiente.
A Jiboia foi posicionada acima do vaso sanitário e sobre uma bancada, o que permite a folhagem cair como uma cascata, e se ramificar pelo ambiente.
Na escolha de plantas para sala, as opções de plantas pendentes são bem funcionais e ideais para a decoração do espaço vertical.
Na proposta, o painel para TV traz uma prateleira mais alta que foi decorada com plantas pendentes nos cantos, o que adiciona um toque de verde junto a madeira e deixa o ambiente da sala mais aconchegante.
Entre as ideias para usar plantas na decoração, esta proposta traz a Peperômia-filodrendo como opção de decoração.
A planta de folhagem verde clara e cultivada em vaso foi usada na prateleira com livros e decora esse cantinho, dando mais vida ao espaço com livros e ressaltando a decoração.
As prateleiras altas estão cada vez mais presentes nos projetos decorativos, e são ideia para serem usadas como um cantinho decorativo próximo ao teto.
Seguindo essa tendência da prateleira alta, a ideia aqui foi de adicionar entre os elementos decorativos, uma espécie de planta pendente, o que garante mais destaque para essa decoração mais alta.
A planta verde e pendente é perfeita para o espaço, já que a altura da prateleira permite o pleno desenvolvimento da folhagem, formando uma cascata verde.
Gostou das dicas? Se você sabe de alguma outra espécie, conte aqui nos comentários.
Esta postagem Plantas Pendentes – 7 espécies incríveis + dicas de uso na decor! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Plantas Pendentes – 7 espécies incríveis + dicas de uso na decor! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário