Azul-marinho é um tom coringa na decoração de vários ambientes. Sendo assim, você pode usar e abusar dessa cor na sala, na cozinha, no quarto, no banheiro, enfim, em toda a casa.
Para isso, há boas inspirações e dicas que fazem toda a diferença. Se você quer saber tudo sobre azul-marinho na decoração, leia nosso post completo e surpreenda-se.
Significado da cor azul-marinho
Toda cor carrega um forte significado, por isso é interessante saber mais sobre azul antes de incluir esse tom na decoração da sua casa.
A psicologia das cores revela que azul remete à profundidade, serenidade, relaxamento e estabilidade. Além disso, tem forte ligação com a natureza, sendo a cor do céu e do mar (de onde vem o tom com o mesmo nome).
De fato, o azul-marinho apresenta total destaque na decoração por ser um tom forte e escuro. A simbologia da água deixa o ambiente harmônico e tranquilo, capaz até de produzir um evento calmante na mente.
Sendo assim, é uma boa ideia investir no azul, sobretudo como base para tons complementares. Por isso é essencial saber quais cores combinam com azul-marinho.
Quais cores combinam com azul-marinho?
A versatilidade do azul permite uma série de combinações interessantes, de tons mais claros aos escuros/sóbrios. Quando se trata do tom marinho, você pode usar com:
Branco: parceria clássica e atemporal que valoriza qualquer projeto decorativo. Dá para criar um ambiente sereno e totalmente equilibrado com essas duas cores, já que uma é clara e a outra escura, logo, se complementam perfeitamente.
Marrom: azul combina com marrom sobretudo para investir em um modelo de decoração mais sóbrio e refinado. Sendo assim, dá para incluir o marrom em um sofá na sala, nos móveis e também no piso de madeira, por exemplo.
Amarelo: quem deseja investir em uma proposta mais ousada e vibrante pode unir o azul-marinho com amarelo. É uma ideia válida tanto para projetos contemporâneos quanto vintage. Nesse caso, o amarelo pode ser incluído em pequenos objetos e adereços.
Do mesmo modo, você pode aproveitar que azul-marinho é um tom coringa e combiná-lo com vermelho, laranja, preto ou cinza. Entretanto, é preciso ter cuidado para não exagerar e deixar o ambiente saturado.
Outra dica bacana, de acordo com especialistas, é combinar esse tom escuro com tons mais claros de azul, como o turquesa, por exemplo.
Dicas de decoração com azul-marinho
Selecionamos belas propostas de ambientes com decoração azul-marinho para você se surpreender e montar seu projeto.
Azul-marinho na decoração da sala
A sala azul é uma ótima escolha que nunca sai de moda. Um projeto atemporal que se molda perfeitamente a qualquer estilo, sobretudo propostas contemporâneas.
Por outro lado, há tendências clássicas e vintage, bem como rústicas ou minimalistas, por exemplo. Sendo assim, é interessante unir o azul-marinho com piso de madeira, com parede branca, com sofá marrom e claro e outras tonalidades dessa cor.
Alguns pontos em azul também se destacam em meio a decoração da sala. Pode ser nas almofadas, em pequenos objetos, em quadros, enfim. Além disso, as combinações de cores também fazem toda a diferença no ambiente.
Azul-marinho na decoração da cozinha
Muitos projetos modernos de cozinha azul-marinho estão em alta. A cor serve perfeitamente como base para tons mais claros ou escuros, desde o branco até o marrom.
Sendo assim, você pode incluir a cor azul tanto em uma parede quanto em outro ponto central da cozinha, como na área da pia, por exemplo.
Outra proposta interessante é escolher armários em azul ou usar a cor no balcão, uma ideia interessante para destacar a cor no cômodo. Do mesmo modo, os ladrilhos da pia também podem ser azuis – ligados, inclusive, com tons complementares.
Cadeiras, banquetas e outros aparatos em azul-marinho também são boas opções para decorar sua cozinha! Além disso, você pode focar em vários estilos, do clássico ao contemporâneo.
Azul-marinho na decoração do quarto
Há tempos os tons de azul são boas propostas para quartos, sejam masculinos ou femininos. Além disso, ficam ótimos em ambientes para solteiros, casais, infantis e até para o quarto de bebê.
Nos primeiros casos, você pode usar o azul-marinho de diversas formas, inclusive em todo o ambiente, como nas paredes. Já em projetos para as crianças, é interessante que esse tom forte seja incluído nos detalhes, como na roupa de cama e adereços decorativos.
Uma ideia legal é complementar o tom de azul escuro com outros mais claros, criando um jogo de cores incrível. E, como já dissemos, usar branco e piso de madeira é uma ótima proposta.
O branco dá sensação de amplitude no ambiente e combina perfeitamente com esse tom de azul mais escuro.
Papéis de parede, roupas de cama e adereços decorativos em azul-marinho são perfeitos para complementar a decoração do quarto.
Azul-marinho na decoração do banheiro
Embora a decoração do banheiro seja deixada de lado em alguns projetos, é primordial pensar em um conceito coerente e requintado para valorizar o cômodo.
Sendo assim, você pode se inspirar em propostas de banheiro azul-marinho para deixá-lo mais sofisticado. Entre as melhores ideias, estão:
- instalar azulejos azuis, sobretudo na área do box;
- montar um armário azul-marinho com pia, criando um ponto central no cômodo;
- incluir o tom de azul no piso;
- usar pequenos detalhes na cor azul-marinho, combinando o tom com branco, por exemplo.
Perceba que há várias formas de deixar o azul em destaque na decoração do banheiro. Assim, o cômodo fica mais agradável e deslumbrante.
A decoração azul-marinho pode deixar sua casa com um cenário perfeito e coerente. Inspire-se com nossas dicas e conte sua opinião pra gente. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, boa sorte e até a próxima.
Esta postagem Azul-marinho – 60 ideias incríveis de como usar na decoração do lar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Azul-marinho – 60 ideias incríveis de como usar na decoração do lar! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário