Quando falamos em granito, muitas dúvidas surgem em relação ao material. Será que vale a pena investir nesta pedra? Venha conferir e tirar todas as suas dúvidas, além de conhecer os diferentes tipos e cores de granito!
Características do granito
O granito ganhou seu espaço em acabamentos na construção por sua elegância. Esta é apenas uma das vantagens do uso desta matéria prima vasta no mercado, razão pela qual se torna algo razoavelmente acessível, apresentando preço de mediano a baixo.
É também um material altamente resistente, durável e com fácil aplicação. Pode ser usado para as mais diversas finalidades tanto em decoração interna como externa. É um investimento que vale a pena!
Antes de falarmos sobre os tipos e cores de granito existentes, vamos a algumas noções básicas sobre essa pedra tão requisitada.
Granito X Mármore – Quais as diferenças?
Tanto o mármore como o granito, usados praticamente com as mesmas finalidades em projetos de interior e exterior, são pedras abundantes na natureza.
Por serem naturais, podem ser encontradas com diversas variações de tons, dando ao espaço um acabamento diferenciado conforme cada cor de pedra.
É normal confundir as duas, mas a principal diferença está na sua rigidez. Ambos são resistentes e duráveis por décadas, mas o granito é ainda mais resistente a riscos, mais duro. O mármore é mais macio, por isso em projetos de interiores é mais indicado usar o granito, em especial em balcão de cozinha.
Confira nosso post especial sobre
Principais vantagens
- A resistência do granito vem de sua formação, uma rocha magmática, e por isso suporta a elevação da temperatura sem problemas;
- Também não cede na água com facilidade e não perde a cor mesmo com mudanças climáticas constantes. Isto faz do granito um revestimento indicado para qualquer região do país e tipo de clima;
- É composto de feldspato e quartzo, biotita e anfibólios, todos minerais essenciais que apresentam alta resistência até mesmo à agentes químicos. Isto já não acontece com o mármore, que é mais sensível e pede um tipo de limpeza específica.
Aparência e cores de granito
Pouca gente sabe, mas as opções de granitos nacionais vindos de diferentes locais do país são caracterizados pela cor. O granito da Bahia, por exemplo, tem como principal característica a cor azul. Já o mineiro tem desenhos grafistas sem padrão, um lindo acabamento para banheiros.
Todos são iguais na sua composição mineral, basicamente de quartzo, feldspato e mica. Em geral é uma pedra muito bonita que valoriza qualquer ambiente. Seus diferentes usos na sua decoração você pode conferir a seguir.
Tipos e cores de granito na decoração
Podemos usá-lo em diversos ambientes e para finalidades diferentes. Os diferentes estilos e cores de granito fazem total diferença na decoração. Vejamos quais os modelos mais usados para cada fim!
Decoração com granito no piso
A pedra ganhou espaço na decoração de interiores por um diferencial: ela é durável e pouco abrasiva. Cerâmicas e porcelanato são lindos, mas exigem uma grande manutenção e materiais específicos de limpeza, e mesmo assim perdem o brilho. Com o granito, que pode não ser tão caro quanto se imagina, é mais fácil de manter e ainda deixa um belo acabamento brilhoso, com várias vantagens:
- Resiste aos arranhões com muito mais facilidade que o porcelanato (que é lindo, mas fácil de arranhar até mesmo com a vassoura);
- Combina com espaços de grande trânsito, ganhando até mesmo do piso de mármore, um dos mais caros revestimentos internos;
- Pode ser limpo com sabão neutro e um pano e não precisa ter medo de varrer. Não arranha tão fácil assim se forem usadas vassouras de cerdas macias;
- Pode ser mais caro que a cerâmica, mas a longo prazo vale a pena. Também não exige dificuldade de aplicação.
Mas como tudo na vida tem seu lado negativo, o piso de granito tem o seu.
- Um deles é a sua dureza, que pode causar sobrecarga nos pés e pernas. O indicado em ambientes internos para resolver o problema é usar um tapete.
- Ele também é um mineral frio. Se você mora em uma região quente, ótimo para equilibrar o ambiente. Caso contrário, pense em um aquecedor para os dias mais quentes.
Em caso de rachadura, o que raramente acontece, deve-se aplicar epóxi para prevenir acidentes e a posterior contratação de um profissional para fazer o remendo.
Ele pode ser instalado em peças inteiriças ou recortado em formatos menores.
Saiba mais sobre o assunto no nosso post:
Decoração com granito na escada
É o revestimento mais usado para escadas, pois as peças são instaladas inteiras, no formato dos espelhos e degraus. Ao usar um porcelanato ou cerâmica, não se tem o mesmo efeito, já que as emendas com rejunte ficam aparentes. Uma solução é usar porcelanato com corte especial para escada, mas isto encarece o projeto.
Se você acha o material caro e quer reduzir os custos, uma dica é fazer apenas as bordas com granito e o filete central com peças de porcelanato. Deste modo, não são necessários cortes especiais e o resultado fica diferente e belo:
As cores de granito mais utilizadas em escadas são as claras, puxando para o branco. O preto é uma opção elegante, mas, por pesar no visual, requer um ambiente mais clean ou, então, o contrário: ousado.
DICA: para uma aparência moderna e sofisticada, faça sua escada de granito com degraus em meia esquadria. Este acabamento faz com que as emendas não apareçam, deixando as peças com a aparência de serem uma só.
Mais fotos…
Para mais modelos e revestimentos para escadas, visite nossos posts:
“Revestimento para Escada Interna”
Tipos de granito para cozinha (bancadas)
O uso do granito em cozinhas é semelhante ao mármore. Ambos podem ser usados no mesmo lugar, com a vantagem que o granito é menos poroso e, como dito anteriormente, mais resistente. Por isso, é o material ideal para locais mais quentes, como a área de churrasqueira e cozinhas não tão abertas. O seu brilho diferenciado ajuda a sofisticar a sua cozinha, com um material que mesmo com um constante uso pode durar facilmente mais de 10 anos.
Granito é melhor que o mármore para a cozinha?
Sim. Talvez você ache o mármore mais bonito que o granito… Mas devemos lembrar que, em uma cozinha, a parte prática e funcional é muito mais importante que a estética. Portanto, apesar de o mármore ser lindo e maravilhoso, não é indicado para bancadas. Isto porque ele pode trincar com o contato de panelas quentes e manchar facilmente com líquidos, necessitando de uma impermeabilização constante. A não ser que você esteja disposta a tomar todos os cuidados necessários, fuja do mármore! Fique com o granito ou então com quartzo ou o corian.
Como combinar as cores de granito na cozinha?
O mais indicado é usar uma cor que contraste com o móvel, mas o tom sobre tom também fica elegante dependendo da proposta.
Veja abaixo os tons e cores de granito mais utilizados na cozinha:
— bancada de granito preta
Se os balcões forem brancos, a pedra na cor preta é perfeita para uma cozinha mais tradicional. Também combina com cozinhas modernas, em especial as metalizadas (com muito inox), podendo usar balcões de madeira ou pretos, com acabamento chique e diferenciado.
Se a cozinha tem um conceito aberto, você deve avaliar se a pedra preta não pesará o ambiente. Lembre-se que, como tudo é integrado, é preciso manter a harmonia em todo o espaço. A pedra deve combinar com o estilo e decoração do resto dos móveis de jantar e de estar.
— bancada de granito branca
O Itaúnas, Siena e Dallas são os tipos de granitos claros mais populares. Eles não são exatamente brancos, já que tem pintinhas escuras, mas são os que mais chegam perto disso. Normalmente são as primeiras opções de quem quer uma cozinha clara, clean e leve… Entretanto, requerem cuidados redobrados. Isso porque mancham com muito mais facilidade que os mais escuros. Então, se você fizer esta opção, esteja ciente de que é muito provável que sua pedra terá manchas.
Mas não há alguma maneira de evitar manchas? E, afinal, o que mancha a pedra?
Água e líquidos em geral podem manchá-la. Até o detergente que acaba ficando molhado com o uso pode deixar manchas, já que normalmente fica sempre no mesmo lugar. Para evitar esses danos ao máximo, você pode impermeabilizar a bancada, mas isso deve ser recorrente e não resolve o problema 100%. Assim, mesmo impermeabilizando-a, você deve tomar o cuidado especial de enxugar qualquer líquido que for despejado sobre a bancada imediatamente.
Veja mais tipos e cores de granito branco no post abaixo:
— outros tons de granito para bancada
Além do preto e do branco, há inúmeras opções de cores de granito para a cozinha. Alguns muito usados são o amarelo Santa Cecília, o Café Imperial, entre outros. Ao fim do post faremos uma lista de cores que você pode usar. Agora vamos a algumas imagens para lhe inspirar:
Tipos de granito para banheiro
Assim como o mármore, o diferencial do uso desta pedra é mesmo a sua beleza em locais como banheiro e cozinha. Como não há problemas em usar em ambientes úmidos, pode-se usar e abusar de revestimentos com granito. Seja em balcões com pia ou lavabo, ou em áreas próximas a banheiros e hidromassagens, por exemplo. O resultado é digno de projeto de luxo de revista e o custo não é dos mais altos.
Uma dica de combinação é sempre com louça ou móveis de banheiros de cor única. Isso porque o granito não consegue ser liso, ele sempre tem uma tonalidade em estampa, podendo ser minimalista ou com mais detalhes espaçosos. E como prevê toda regra de composição de decoração (ou mesmo na moda), uma estampa carregada sempre fica mais legal com detalhes lisos ao redor.
— bancada com cuba de apoio ou de semi encaixe
— bancada com cuba esculpida
— bancada com cuba de embutir
— como piso e revestimento de banheiro
Cores de granito e seus usos
Conheça agora as principais tonalidades e cores de granito para você escolher!
Veja também os preços e valores estimados de cada um.
* Observação importante: Esses preços não incluem a mão de obra e podem variar de acordo com o acabamento escolhido. Eles foram obtidos com base em consulta local de cinco marmorarias e nem todos os listados foram encontrados, por isso falta a indicação de alguns valores. Como você pode perceber, eles variam consideravelmente entre as marmorarias de uma mesma cidade e essa diferença é ainda maior de região para região.
Você pode pedir um orçamento específico no site Habitissimo. Assim é possível saber exatamente o valor do serviço que você procura.
→ Link para o site: https://www.habitissimo.com.br/orcamentos/granito
Granito branco
O Aqualux é uma das cores de granito mais populares e com um preço razoavelmente bom. Pode ter manchinhas em tom cinza, mas também marrom, bege e outras tonalidades mais claras. Por isso, é mais usado em balcões de cozinha e banheiros, ambientes em que o gosto pelo visual mais limpo e claro predomina. Além deste, também se aproximam da cor branca o Siena, Ceará, Dallas, Itaúnas, Marfim, Polar, entre outros.
Já mencionamos, mas vale ressaltar: as opções citadas todas mancham com muita facilidade até mesmo com água! Portanto, pense duas vezes antes de usá-las na bancada de sua cozinha. Cuba esculpida então? Jamais!
Preços*: em torno de R$240,00 a R$330,00/m²
Granito amarelo
Pela sua estampa diferenciada, o Amarelo Humaitá é bastante usado em mesas e acabamentos sofisticados. A tonalidade é mais forte, puxando para o dourado, por isso é preciso ser cauteloso na hora de usá-lo em pisos. A não ser que suas paredes sejam neutras, sem estampas ou azulejos para não poluir visualmente o ambiente. É ideal para adicionar um toque de cor sofisticado à cozinha.
Além deste, há outros amarelos, como o Santa Cecília, Ornamental, Icaraí, Maracujá, Dourado Carioca, Florença, Humaitá Champagne e Fiorito.
O Santa Cecília, também muito usado, é mais discreto que o Humaitá. Você ainda encontra granito amarelo na versão light, que é ainda mais clarinha e discreta, aproximando-se do creme.
Preços*:
- Humaitá, Icaraí e Santa Cecília: de R$250,00 a R$320,00/m²
- Ornamental Gold e Dourado Carioca: de R$220,00 a R$270,00/m²
- Ornamental Light: entre R$330,00 a R$360,00/m²
Granito azul
Buscando um acabamento refinado e diferente para seu espaço privado? O azul sucuru é uma cor relaxante e de concentração, uma ótima dica de acabamentos para áreas com hidromassagem em banheiros modernos.
Granito rosa
O Kinawa ou Rosa Raíssa tem um padrão rústico, com manchas alongadas. Por este motivo, combina muito bem com espaços campestres como o banheiro de sua casa no campo ou casa de praia… Isso se você for uma pessoa ousada e não tiver medo de seu padrão exótico! O bacana de ser usado em casas a beira mar é ser um material que não corrói com a maresia.
Já o Rosa Capri e o Rosa Imperial são mais uniformes e uma ótima pedida para uma suíte feminina. Ou até mesmo para uma cozinha, por que não?
Preço*: em torno de R$270,00/m² (Rosa Capri)
Granito preto
O Preto São Gabriel não é totalmente preto e essa é a graça deste material. O legal é que ele é fácil de combinar, podendo ser usado com balcões brancos, de madeira ou mesmo pretos em ambientes mais modernos. Com um detalhe importante: ele brilha. É o toque diferenciado em uma cozinha totalmente branca ou um balcão de banheiro todo branco e ainda fica com o conceito de limpeza, apenas com um toque de glamour e modernidade.
Outra opção de granito preto um pouco mais barata, mas não tão conhecida, é o Aracruz. Dependendo da pedra, sequer se nota a diferença entre este e o São Gabriel! Há quem ainda opte pelo Verde Ubatuba que, como o próprio nome indica, é verde, mas um verde bem escuro, quase preto. E, por fim, podemos citar, também, o Preto Indiano, que tem um visual mais agressivo, com fortes veios brancos em destaque.
Preços*:
- São Gabriel: R$290,00 a R$360,00/m²
- Aracruz: R$270,00 a R$280,00/m²
- Preto absoluto: R$700,00 a R$900,00/m²
Granito vermelho
Entre as pedras vermelhas estão o Vermelho Brasília e o Itaipú. Particularmente, acho uma bela opção e o preço é camarada, estando entre os mais baratos (isso, claro, depende muito da região). O Itaipú, por exemplo, é mais encontrado no Paraná e proximidades. Já no norte, há outras variações que por lá serão mais em conta.
Preço*: em torno de R$270,00/m² (Vermelho Itaipú)
Granito marrom
As cores de granito marrom estão entre as mais caras e queridinhas também. Podemos destacar o Marrom Bahia, o Café Imperial, o Tabaco e o Absoluto. O Bahia e o Café Imperial são tons mais fechados e discretos, o Tabaco já é mais aberto, puxando para o vermelho/laranja. Já o absoluto está entre os granitos mais limpos, parecendo até um Silestone, além de ser mais barato que os demais. Mas nem tudo são flores… Apesar de ser muito bonito, o Marrom Absoluto é mais frágil e risca mais facilmente. Logo, seria indicado apenas para banheiros, devendo ser evitado em cozinhas.
Preços*:
- Bahia e Tabaco: Entre R$470,00 e R$550,00/m²
- Café Imperial: Entre R$550,00 e R$600,00/m²
- Absoluto: Entre R$600,00 e R$900,00/m²
Granito cinza
O granito Ocre Itabira é o mais popular dos cinzas. Resistente, é muito usado em soleiras, pingadeiras e escadas externas. Além da beleza, sua grande vantagem está no valor!
Preço*: R$170,00 a R$200,00/m²
Se você quer saber mais sobre cada uma dessas cores, confira nossos posts específicos para eles:
E então, já sabe as cores de granito que vai usar em seu lar? Compartilhe sua decisão conosco!
Esta postagem Tipos e cores de granito – Modelos, dicas + 30 ideias de uso na décor! foi publicada primeiro em Doce Obra.
Tipos e cores de granito – Modelos, dicas + 30 ideias de uso na décor! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário