Na hora de decorar a sala ou o quarto aparece a necessidade de pensar em quais modelos de racks combinam com o ambiente em questão. Existem muitos tipos disponíveis do mercado, facilitando a composição de diversos estilos de decoração.
Esse móvel deve ser escolhido por sua beleza e utilidade, já que carregará um dos eletroeletrônicos mais utilizados de sua casa: a televisão. Já sabe qual colocar em sua sala? Confira com a gente os diferentes modelos para te inspirar a fazer igual por aí.
Modelos de Racks conforme o Formato
Existem diversos formatos de racks, desde os pequenos e simples até os maiores e sofisticados. Há quem prefira modelos com painel, deixando a TV suspensa; com estantes, nichos e gavetas; além daqueles que podem ser colocados nos cantos do cômodo.
O formato escolhido vai depender do gosto de cada um e também na necessidade. Por exemplo, se você precisa de espaços para guardar objetos, ou quer expor alguns itens de decoração e fotografias, prefira modelos que tenham prateleiras ou nichos.
A quantidade de vãos disponíveis juntamente a este móvel não precisa ser enorme se não há o acomodar neles. Mas caso queira colocar sua coleção de livros, CD’s ou discos é importante que tenha espaço o suficiente.
Com painel
O rack com painel está super em alta no design de interiores atual. Na hora de comprar ou mandar fazer um para acoplar sua TV, não se esqueça de medir o tamanho do televisor, além de ver quantos eletrônicos vai precisar acomodar: DVD, vídeo game, aparelho de som, home theater…
Suspenso sem painel
Há modelos de racks suspensos incríveis, que são ótimas opções para economizar espaço do chão e deixar o ambiente mais limpo visualmente.
A televisão, neste caso, pode ficar presa na parede ou em cima do próprio rack. Chame um profissional para instalar esse tipo de rack para você e veja se está bem colocado.
De canto
Ter um rack no canto da sala ajuda muito na economia do espaço. Eles podem até ser normais, e ser dispostos no canto.
Mas saiba que há racks feitos especificamente para ficar nesse local do ambiente, veja em sua cidade em lojas de móveis ou com profissionais que fazem móveis planejados.
Estante / com nichos
Organizar e decorar com nichos é uma das tendências do momento. Eles são sofisticados e conseguem acomodar objetos de decoração de forma moderna. Eles podem estar situados abaixo do rack ou suspensos acima e ao lado, isso quem vai definir é você!
As estantes também são ótimas opções clássicas de compor a sala juntamente ao rack para televisão.
Prateleira
Muitas ou poucas, a quantidade você é quem vai decidir em relação às prateleiras, se for esse o modelo de rack que quiser. Eles também são muito utilizados na composição das salas e podem ser muito úteis no caso de guardar livros e outros objetos.
Elas podem ficar ao lado, em cima, embaixo, veja o que mais combina com o estilo do ambiente.
Modelos de Racks conforme o Material
Definir qual será o material de seu rack é a missão, talvez, mais importante na escolha desse móvel. Caso tenha dúvidas é melhor recorrer a um bom profissional que possa te ajudar a escolher, seja um designde interiores, arquiteto ou especialista em mobiliário.
O importante, além da segurança do material, é escolher aquele que combine com o restante da decoração do ambiente, dando um resultado harmônico.
MDF e MDP
MDF e MDP são muito utilizados em vários móveis para o interior de casas e escritórios.
- O MDF (Medium Density Fiberboard – Placa de Fibra de Média Intensidade) consiste em placas de madeira coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão.
- O MDP (Medium Density Particleboard – Painel de Partícula de Média Densidade) é um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si.
Tanto o MDF quanto o MDP possuem boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta, por isso são muito utilizados na decoração de ambientes moderna. Recebem bem as pinturas e revestimentos.
Eles também têm mais resistência no arrancamento de parafusos, por exemplo, e redução de empenamentos.
Madeira de demolição
Outro material bastante utilizado nos projetos atuais é a madeira de demolição. É uma forma simples de dar mais sofisticação ao ambiente, além de trazer um toque mais ecológico também. Esse tipo de madeira cai muito bem na junção com outros móveis e referências modernas.
O termo “madeira de demolição” refere-se às madeiras nobres e em extinção como Ipê, Peroba Rosa e Jacarandá. Como esse tipo de madeira está indisponível no mercado são reaproveitadas de entulhos vindos de obras demolidas como casas e outras construções.
Pallet / Caixote
Ainda bem que existem os pallets e caixotes, utilizados geralmente nas feiras livres. Isso por que essas peças podem ser transformadas em inúmeros móveis e utilitários, inclusive os racks para TV!
Usando a criatividade você pode criar modelos incríveis de rack, deixando prevalecer a cor da madeira ou colorindo as peças da forma que desejar. A ideia é que os caixotes sejam usados para guardar os eletrônicos assim como os racks comuns.
Já os pallets podem funcionar como painéis. É uma maneira barata e também sustentável de otimizar a sala ou quarto.
Vidro
Para uma decoração mais minimalista, uma boa opção são os racks de vidro. Eles dão a ilusão de mais espaço e não ocupam a visão de campo do ambiente por conta de sua transparência. Prefira o vidro temperado para os móveis, pois são mais resistentes (veja o post sobre os tipos de vidro do Doce Obra).
Existem diversos modelos no mercado para você escolher, veja alguns deles:
Gesso
Mais utilizado para fazer forros e rodapés, o gesso também pode ser uma alternativa para a criação de móveis, como estantes e racks. O resultado fica moderno e irreverente.
Conte com profissionais especializados em gesso para fazer seu rack sob medida. Só assim ele oferecerá a segurança tanto quanto os outros tipos de móveis.
Mármore / Granito
Você com certeza deve saber sobre o uso do mármore e granito nas cozinhas e banheiros, nas bancadas das pias, principalmente. Mas essas pedras também podem ser usadas para criar móveis para as salas oferecendo resistência e elegância.
Veja como eles ficam bons nos racks para televisão:
Espelho / Espelhado
Use espelhos na decoração para criar a sensação de espaço aumentado. Nos racks eles não precisam estar em todo o móvel para conferir esse efeito, pode apenas cobrir as gavetas ou portas.
Racks espelhados ficam bons em uma decoração moderna e clean, e não combinam nada com estilos rústicos ou provençais, por exemplo.
Modelos de Racks conforme Cor e Estilo
Não é preciso se limitar no uso de móveis convencionais; você pode inovar com as cores, estilos e modelos. Projete como será a sua sala, e defina qual será o estilo dos móveis que farão parte dela.
Selecionamos algumas fotos para te inspirar, veja só:
Branco
O branco não dá chance para erro e fica lindo para salas clean e clássicas. Existem muitos dessa cor no mercado de mobiliário, mas alguns modelos permitem a pintura como os modelos de MDF e os pallets.
Preto
Móveis pretos criam ambientes intimistas e podem também ser combinados a uma decoração em preto & branco. Confira alguns modelos lindos:
Colorido
Salas modernas pedem cores vivas! E por isso apostar em móveis coloridos é bacana nesses casos. Os racks podem ser coloridos por você, ou ser comprados prontos assim. Quem quer adotar um estilo vintage na sala também pode recorrer a esse estilo de rack.
Veja como o colorido deixa tudo mais alegre:
Rústico
Quer um ar de casa de campo? Adote móveis no estilo rústico. Eles criarão um contraste com os eletroeletrônicos e outros objetos modernos.
As madeiras de demolição são bastante utilizadas hoje em dia para a criação de móveis que dão aquele ar de nostalgia.
Retrô / Vintage
Os móveis dos anos 50, 60 e 70 tinham um estilo próprio. As cômodas, os aparadores e racks, por exemplos, seguiam uma linha geométrica, retangular ou arredondada, recebiam cores com referências ao Pop Art e tinham os pés palito.
Procure usá-los juntamente a uma decoração vintage, com outros elementos antigos. Esse estilo está na moda e quase sempre resulta em ambientes joviais e alegres.
Com puff embutido
Uma coisa que não podemos pensar ao decorar ambientes internos, é aproveitar cada espaço de forma leve e útil. Como pudemos ver nos tópicos anteriores os racks podem ser, além de suportes para a TV, aparadores, prateleiras, estantes, nichos, gaveteiros, entre outros.
Eles também pode guardar os puffs, que serão utilizados quando tiver visitas em casa, ou até para descansar os pés ao se sentar no sofá.
Com este vão no rack será possível “esconder” os puffs, de forma que eles não ocupem espaço quando não forem utilizados.
Espero que tenham gostado de conhecer os diversos estilos e modelos de racks existentes no mercado de móveis. Eles podem agregar muito valor a sua sala ou ao seu quarto, basta você combinar direitinho com o restante da decoração do ambiente.
Qualquer dúvida que você tiver pode contar conosco! Deixe um comentário abaixo que respoderemos com prazer.
Esta postagem 65 Modelos de RACKS para TV – Vários Estilos & Fotos Incríveis! foi publicada primeiro em Doce Obra.
65 Modelos de RACKS para TV – Vários Estilos & Fotos Incríveis! publicado primeiro em Casa e Costrução
Nenhum comentário:
Postar um comentário